fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Minha escola tem tradição no Infantil e Fundamental, mas perde alunos no Ensino Médio

Perder alunos

Ao enfrentar a desafiadora transição do Ensino Fundamental para o Médio, as escolas são confrontadas com uma preocupante perda de alunos. Para abordar essa questão, o professor Raphael Fracalossi oferece estratégias inovadoras, apoiadas pelos resultados concretos de seu pré-vestibular Olimpus.

A transição do Ensino Fundamental para o Médio é um momento crucial na jornada educacional dos estudantes, como também um período desafiador para muitas escolas. Apesar de manter uma tradição sólida e bem-sucedida nessa etapa, muitas instituições enfrentam uma perda significativa de alunos na entrada para o Ensino Médio. Esse fenômeno, também conhecido como migração estudantil, além de intrigar seus gestores, levanta questões importantes a respeito das políticas aplicadas para manter o nível de excelência que caracteriza os anos iniciais da educação.

Raphael Fracalossi, professor e idealizador do pré-vestibular de alta performance Olimpus, explora este assunto por meio de estratégias indispensáveis para não perder alunos e para garantir que a tradição de qualidade se estenda também ao Ensino Médio, comprovando que a excelência pode ser mantida em todos os níveis de ensino.

 

Migração estudantil

Por que muitas escolas não conseguem reter os alunos do 9º ano para o médio?

Fracalossi – A questão me parece cultural. Mais do que um plano político pedagógico, a escola precisa de uma identidade que permita aos pais classificá-la rapidamente como uma instituição voltada para ensino bilíngue e currículo internacional ou de performance (isto é, preparação para vestibular) ou que tenha uma vertente mais aprofundada na formação técnica, enfim! A comunicação da escola deve contar qual é seu foco principal. Instituições generalistas e sem tal identidade estão fadadas à migração estudantil, em se tratando de ensino médio, ao esquecimento e sequer se tornam opções.

 

Qual o impacto na falta de aprovação em vestibulares para as famílias?

Fracalossi – Ainda hoje, uma das maiores preocupações dos pais é com o desempenho do aluno ao prestar o vestibular, sobretudo no que diz respeito às carreiras mais tradicionais como medicina e engenharias. Então, uma escola que não tem aprovações para exibir ou que valoriza excessivamente aprovações em cursos que não têm concorrência são encaradas como de baixa qualidade, ainda que todo investimento num bom ensino esteja presente. Não existe uma propaganda melhor para a escola não perder alunos do que “aprovado em medicina”, por exemplo.

 

Qual o peso do sistema de ensino/material didático?

Fracalossi – Os sistemas de ensino têm três funções: a primeira é garantir uma boa exposição do conteúdo, conforme a BNCC, e facilitar o processo de aprendizagem. A segunda é criar uma cultura de performance e resultados em simulados na escola, desde o primeiro ano. Em terceiro, os sistemas de ensino, sobretudo os mais tradicionais, dão fé pública à escola e chancelam a qualidade do ensino ali prestado.

 

Para a equipe docente é preciso uma capacitação diferenciada?

Fracalossi – Sem dúvidas! Mais que a capacidade técnica, é a mentalidade do professor que é capaz de conduzir a escola ao sucesso ou ao fracasso. Além de treinar o professor para que saiba como utilizar da melhor forma possível as várias ferramentas do sistema de ensino e toda rápida inovação pela qual passa o mercado de educação, é preciso lembrar que será papel do professor, no dia a dia, criar a cultura de performance na escola e direcionar os alunos rumo à competição final que é o vestibular. Neste sentido, a equipe precisa estar alinhada e com um discurso único. É preciso que o professor entenda que, nas escolas de sucesso, de certo modo, o pré-vestibular começa no primeiro ano.

 

Como adaptar minha proposta pedagógica?

Fracalossi – Hoje em dia, há instituições cujo foco é o pré-vestibular que prestam serviços de assessoria que vão desde a implantação de sistemas de ensino e capacitação técnica dos profissionais até a gestão completa do ensino médio da escola. Em geral, estas instituições já possuem resultados de aprovações em vestibulares substanciais e reconhecidas. Então, dependendo do acordo firmado, ela realiza toda adequação do ensino médio para performance e, para acelerar o processo de matrícula, chega a ceder o uso da marca como “escola parceira” ou algo do gênero. Isto se torna uma forte propaganda pois embute na escola os resultados já conquistados através do método que está sendo implantado.

 

Como a Olimpus tem ajudado escolas nesse sentido?

Fracalossi – A Olimpus é uma dessas empresas. Com resultados já consolidados contra a migração estudantil, principalmente nos vestibulares de medicina e com aprovações nas maiores e melhores universidades do país, a Olimpus presta desde a assessoria até a gestão completa do ensino médio, além de, sobretudo, estabelecer um novo paradigma para escola, trabalhando a linguagem utilizada pelos professores e modificando completamente a cultura da escola. Nossa ideia central é transformar a escola naquilo que nos tornamos: uma potência regional e referência imediata para os pais no que diz respeito às aprovações em vestibulares e qualidade de ensino.

 

CONTATO: OLIMPUS

 

Você conhece os serviços da PROSPECTA para escolas cristãs?

Porque conhecemos bem a dificuldade do gestor escolar nesta área, montamos um projeto que supre as principais necessidades de marketing e comunicação. Pensado exclusivamente para instituições com até 500 alunos, principalmente.

Uma solução completa para pequenas escolas. Portanto, financeiramente acessível, com grande entrega de serviços e que tem feito a diferença em diversas escolas: o Projeto de Marketing Compartilhado Prospecta.

Fale conosco agora mesmo! Agende uma apresentação sem compromisso:

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela Revista Veredas, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Revista Veredas,

www.revistaveredas.com.br

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar