fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Aulas mais divertidas e interessantes

Aulas mais divertidas e interessantes

Escolas e professores do Brasil, uni-vos em busca de aulas mais divertidas e interessantes! Sobretudo, porque são um caminho rápido e eficaz para conquistar e manter a atenção de grupos heterogêneos e diversos dentro de sala de aula.

Trabalho (muito) e paciência! Essas são duas palavras, dentre tantas outras, que bem exemplificam a rotina dos educadores. Afinal, para garantir a atenção dos educandos, precisam despertar o interesse deles para tornar o aprendizado mais atrativo.

Assim, resiliência e criatividade são outras duas palavras necessárias para entregar aulas dinâmicas e entusiasmadas. E, com toda a certeza, os alunos sentem a diferença e apreciam esse genuíno esforço em inovar para tornar as aulas mais agradáveis e envolventes.

 

 

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

No contexto atual, os estudantes têm acesso a uma avalanche de informações, e o papel dos professores como mediadores se torna indispensável para transformar dados em conhecimento significativo. Por isso, instituições de ensino e professores reconhecem suas responsabilidades e buscam inovar e novas tecnologias para tornar as aulas mais divertidas e interessantes.

Professora e mediadora

Professor e mediador

Com toda a certeza, a quantidade de dados disponíveis faz mais sentido quando os professores atuam como mediadores do processo que os transforma em informação, insights e em conhecimento. Esse processo, no entanto, não precisa nem deve ser enfadonho ou desinteressante.

Para alcançar a meta de aulas mais divertidas e interessantes, então, é essencial explorar diferentes estratégias. Veja algumas sugestões e ideias para atingir esse objetivo que podem envolver novas tecnologias, jogos, redes sociais e outras áreas de interesse dos estudantes.

 

Explorar novos espaços nas aulas

Saia da sala de aula e utilize diferentes ambientes para motivar e tornar o aprendizado mais prazeroso. Novos ambientes motivam mais e tornam mais agradável o aprendizado. Saídas de campo, viagens e até o entorno da escola. Ensinar e aprender ao ar livre é bem divertido.

Aulas mais divertidas e interessantes

Ressignificar a aprendizagem

Simplicidade é tudo! Conecte o conteúdo com exemplos do dia a dia dos alunos para mostrar a aplicabilidade do conhecimento na vida real. Então, utilize exemplos e metáforas presentes no dia a dia dos alunos. Demonstre que o aprendizado em sala de aula, a teoria, é aplicável na vida cotidiana. Como resultado: aulas mais divertidas e interessantes!

 

Experimentar novas metodologias

Sempre que possível, mude. Incentive a mudança e a criação colaborativa de novas abordagens para o aprendizado, faça tarefas corriqueiras de formas diferentes, tornando as aulas mais dinâmicas. Construa novos enfoques, utilize novas ferramentas e compartilhe informações de forma colaborativa. Como resultado, com novas formas de aprender, temos aulas mais divertidas e interessantes!

Utilizar as redes sociais

Utilizar as redes sociais nas aulas

Integre os interesses dos alunos nas redes sociais ao processo educativo, transformando essa ferramenta em um recurso de aprendizado. Os alunos têm boa parte de seus interesses nas redes sociais. Então, utilize isso em favor da Educação. Aproveite para ensinar e, ao mesmo tempo, aprender sobre os ambientes virtuais que fazem parte da vida e do cotidiano dos jovens.

 

Aproveitar os dispositivos móveis nas aulas

Faça diferente e utilize os smartphones como ferramentas educativas para tornar o aprendizado mais criativo e divertido. Aproveite os aparelhos que todo jovem carrega e do qual não desgruda. Nesse sentido, uma série de aplicativos, dispositivos e funcionalidades desses minicomputadores são muito úteis na hora de ser criativo e divertido.

Transformar alunos em protagonistas

Transformar alunos em protagonistas

Incentive projetos colaborativos em que os estudantes tenham um papel ativo na criação e realização das atividades. De forma empática, construa grupos de interesse e fomente a co-criação de projetos e atividades nos quais os estudantes possam tomar a frente. Desse modo, com toda a certeza, as aulas ficam mais divertidas e interessantes.

 

Atuar dramaticamente nas aulas

Use dramatizações e recursos audiovisuais para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Artes audiovisuais, o teatro e técnicas de storytelling, com toda a certeza, são grandes estratégias criativas e de engajamento das turmas.

Jogar e aprender

Jogar e aprender

Integre jogos educativos para capturar a atenção máxima dos alunos durante o ensino. Os games, por exemplo, fazem parte da vida e dos interesses dos jovens. Portanto, utilize-os como aliados na hora de educar. Certamente, mais divertido e interessante.

 

Movimentar para ensinar nas aulas

Inove e troque aulas expositivas por métodos mais interativos, como o uso de notas espalhadas pela sala de aula, por exemplo. No estilo post-its, as espalhe pela sala e/ou corredores do colégio. Assim, ao inovar em sala de aula, os alunos, em ritmo próprio, serão mais ativos e atentos e farão sua própria jornada.

Ensinar uns aos outros

Ensinar uns aos outros

Promova atividades em que os alunos sejam responsáveis por ensinar colegas, incentivando o compartilhamento de conhecimento. Deixe a aula tradicional de lado e faça com que os estudantes sejam “Professores por uma aula”. Com antecedência, prepare alguns temas, roteiros e perguntas que os voluntários deverão responder e apresentar à turma. Neste processo pedagógico, individualmente ou em grupos, eles terão a responsabilidade de ensinar a todos os outros colegas sobre o tema escolhido.

 

Refletir sobre a realidade nas aulas

Aborde questões sociais e de diversidade de forma lúdica e empática para promover a reflexão e empatia. Afinal, reconhecer e respeitar as diferenças e a diversidade é um exercício inclusivo de empatia e de humanidade.

Aulas mais divertidas e interessantes

Brincar e estudar

Utilize fichas com informações mistas para que os alunos investiguem e discutam, incentivando uma aprendizagem mais profunda e interativa. As repasse aos alunos, mas com algumas inverdades e/ou pegadinhas. Assim, brincando de “detetives do conhecimento”, os alunos “investigarão” e refletirão com maior profundidade. Depois, na aula seguinte, peça que apresentem e expliquem ao restante da turma o que é verdadeiro e o que é falso. Sem dúvida, uma ótima forma de fixar conteúdo e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, de forma cativante e estimulante.

 

A implementação dessas estratégias, certamente, pode transformar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas divertidas e interessantes para todos.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar