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Neuroeducação e tecnologia para fazer a educação melhor

Neuroeducação e tecnologia

Integrar neuroeducação e tecnologia resulta em uma dobradinha de sucesso no contexto da busca pelo ensino de excelência que escolas e famílias desejam. De fato, oferecer educação de qualidade leva instituições de ensino e educadores a explorar diferentes abordagens, metodologias e recursos.

Por isso, a integração da neurociência na educação com suporte da tecnologia pode gerar significativos resultados. Afinal, a compreensão do funcionamento do cérebro e como os processos cognitivos ocorrem oferece indicações e orienta ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inteligentes e efetivas.

Neste blog post, compartilhamos dados e informações que podem virar bons insights sobre como neuroeducação e tecnologia contribuem para elevar o nível de qualidade do ensino.

Antes de seguir a leitura, confira os blog posts já publicados sobre neurociência aplicada à educação:

Aproveite, boa leitura!

Neurociência aplicada à educação

Neurociência aplicada à educação

A neurociência é o campo científico que estuda o sistema nervoso e o cérebro, e examina como eles funcionam e interagem com o ambiente.

Quando aplicada à educação, a neurociência procura compreender como o cérebro aprende e retém informações. Um processo que, sem dúvida, torna-se mais fácil e eficaz quando as escolas investem em inovação e tecnologia.

Como resultado, a gestão escolar otimiza as estratégias de ensino e de aprendizagem. Veja dois aspectos relevantes da relação entre neuroeducação e tecnologia.

Aprendizagem baseada no cérebro

1. Aprendizagem baseada no cérebro

A neuroeducação ensina que o cérebro humano é altamente adaptável e que cada indivíduo possui um estilo único de aprendizagem. Assim, ao considerar essas características individuais, educadores podem personalizar o ensino para melhor atender às necessidades dos alunos.

A ativação de diferentes regiões cerebrais e o estímulo de múltiplos sentidos durante a aprendizagem podem fortalecer a retenção e a compreensão dos conteúdos. Nesse sentido, a tecnologia oferece múltiplas soluções para potencializar a prática pedagógica e, especialmente, os processos de aprendizagem.

Desenvolvimento cognitivo e emocional

2. Desenvolvimento cognitivo e emocional

A neuroeducação revela a interdependência entre os processos cognitivos e emocionais no aprendizado. Portanto, um ambiente escolar que promova a segurança emocional e o bem-estar físico e mental dos alunos é fundamental para facilitar a aprendizagem efetiva. Estratégias que consideram o impacto das emoções no cérebro, como o estímulo à prática de mindfulness (atenção plena, concentração total no presente) e atividades físicas, por exemplo, podem ajudar a melhorar a concentração, reduzir o estresse e promover o engajamento dos estudantes.

Neuroeducação e tecnologia

O papel da tecnologia integrada à neuroeducação

A tecnologia desempenha um papel fundamental para a integração da neurociência na educação, pois oferece ferramentas, recursos e múltiplas soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. 

Veja quatro maneiras pelas quais a tecnologia auxilia a neuroeducação nesse contexto:

Acesso a informações e recursos adicionais

1. Acesso a informações e recursos educacionais

A tecnologia permite que estudantes, professores e pais acessem uma variedade de recursos educacionais, que vão desde e-books interativos até sistemas de ensino e aprendizagem on-line. Ferramentas que, de fato, fornecem acesso a informações atualizadas e incentivam a exploração autônoma, facilitando a construção do conhecimento.

Aprendizagem adaptativa

2. Aprendizagem adaptativa

Por meio de algoritmos inteligentes, a tecnologia pode personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Plataformas e sistemas de gestão escolar adaptativos e flexíveis analisam o desempenho dos estudantes e oferecem dados e relatórios para a gestão pedagógica.

Dessa forma, a instituição de ensino e seu corpo docente têm melhores condições de avaliar os indivíduos e as turmas e, como resultado, disponibilizar atividades e materiais específicos para fortalecer habilidades e superar desafios individuais e coletivos. Sem dúvida, essa abordagem somada à inteligência no processamento dos dados, ao mesmo tempo, permite olhar as árvores e a floresta.

Isto é, neuroeducação e tecnologia, juntas, conseguem orientar de forma assertiva ao atendimento das necessidades de alunos e turmas, permitindo que cada aluno progrida em seu próprio ritmo, maximizando o potencial de aprendizagem de todos.

Realidade virtual e aumentada

3. Realidade virtual e aumentada

A tecnologia da realidade virtual e aumentada oferece experiências imersivas que, certamente, enriquecem o processo de aprendizagem.

Sob a perspectiva do ensino e da aprendizagem, neuroeducação e tecnologia contribuem com múltiplas soluções que permitem aos alunos explorar ambientes virtuais ou interagir com objetos tridimensionais, por exemplo.

Com toda a certeza, um estímulo interessante e divertido às diferentes áreas do cérebro que, ao mesmo tempo aumenta o engajamento de crianças e adolescentes para assumirem protagonismo em sua jornada educacional.

Por exemplo, um estudante pode realizar uma visita virtual a um museu ou participar de simulações que recriam situações da vida real.

Ferramentas de avaliação e feedback

4. Ferramentas de avaliação e feedback

Um sistema de gestão escolar completo (comunicação, financeiro e pedagógico) desempenha um papel importante na avaliação dos alunos. A tecnologia de um super aplicativo de educação, por exemplo, oferece diferentes formas de avaliação, como questionários interativos, jogos educativos e análise de desempenho em tempo real.

Soluções e recursos pedagógicos que fornecem às escolas e aos educadores dados objetivos sobre o progresso dos alunos. E, dessa forma, permitem que eles identifiquem áreas de melhoria e ofereçam um feedback individualizado mais eficaz.

Colaboração entre neuroeducação e tecnologia

Para que a integração entre neuroeducação e tecnologia seja efetiva, é fundamental promover a aproximação e a colaboração entre as diferentes partes interessadas: direção, coordenação, professores, alunos, pais e responsáveis.

Conheça três formas de aproximar escolas e famílias e promover essa colaboração:

Formação profissional

1. Formação profissional

É importante que os educadores recebam formação adequada sobre os princípios da neurociência e como aplicá-los em sala de aula. Workshops, cursos e grupos de estudo podem ajudar os professores a compreender melhor como o cérebro dos alunos funciona e como adaptar as práticas pedagógicas.

Comunicação aberta

2. Comunicação aberta

Diretoras, coordenadoras, professoras, pais e responsáveis devem estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes. O compartilhamento de informações e ideias sobre como a neurociência pode ser aplicada na prática educacional e como a associar à tecnologia para permitir que todos contribuam para o processo de aprendizagem.

Neuroeducação e tecnologia

3. Investimento em infraestrutura e recursos

É importante que as instituições educacionais invistam em infraestrutura tecnológica adequada e forneçam recursos educacionais de qualidade. Isso inclui garantir o acesso a dispositivos, conexão à internet e super aplicativos educacionais atualizados. O suporte contínuo para a implementação dessas ferramentas também é essencial.

Neuroeducação e tecnologia

Associar neuroeducação e tecnologia

Então, associar neuroeducação e tecnologia oferece um grande potencial para aprimorar as experiências de ensino e de aprendizagem. Pois, ao compreender como o cérebro dos alunos funciona e considerar suas necessidades individuais, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem mais eficazes e significativos para todos.

A tecnologia, com toda a certeza, desempenha um papel fundamental nesse processo. Uma vez que oferece múltiplas soluções em ferramentas adaptativas, recursos educacionais acessíveis e experiências imersivas que estimulam diferentes áreas do cérebro.

Além disso, a tecnologia permite a coleta de dados objetivos sobre o desempenho dos alunos. O que, sem dúvida, facilita a avaliação e o feedback individualizado. A união entre neuroeducação e tecnologia, de fato, tem potencial para criar um ambiente educacional mais inclusivo, personalizado e estimulante.

Neuroeducação e tecnologia

As instituições de ensino que aproveitam os avanços da neurociência e os integram de maneira significativa à prática pedagógica, sem dúvida, priorizam a qualidade da educação. Dessa maneira, oferecem melhores condições para que os estudantes possam desenvolver todo o seu potencial cognitivo, emocional e criativo.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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