Educação colaborativa

Educação colaborativa: conheça este método e seus benefícios!

Educação colaborativa

Educação colaborativa. Você já ouviu falar ou sabe como ela funciona? Conhece os benefícios que ela pode trazer para a sua escola? A educação colaborativa é um método de ensino inovador que pode contribuir muito para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Pois, ela é baseada na interação entre professores e alunos e compreende que ambos podem atuar ativamente na construção do conhecimento.

Além disso, por ser pautada na colaboração, promove o engajamento e a motivação dos estudantes. Por isso, é avaliada como um recurso efetivo para a aprendizagem.

Quer saber mais sobre isso? Então confira o blog post que preparamos para você!

Educação colaborativa

O que é educação colaborativa?

A educação colaborativa é uma nova metodologia de ensino que rompe com os moldes já ultrapassados da educação tradicional.

Além disso, ela está mais voltada para a evolução e as necessidades dos alunos e as demandas da sociedade.

Portanto, ela está mais alinhada com o que se espera da escola do futuro.

Ademais, na educação colaborativa, com a mediação do professor, os alunos trabalham em torno de um objetivo em comum.

Um dos seus pilares é que os alunos aprendem melhor na coletividade e devem ser estimulados a serem protagonistas do conhecimento.

Portanto, o trabalho em equipe é mais valorizado. O professor passa a ter o papel de facilitador, enquanto os alunos ocupam o centro do processo.

Outrossim, a educação colaborativa também acredita que a aprendizagem deve ocorrer de maneira proativa e vivencial e não por meio da simples memorização.

Assim, a prática da metodologia se dá por meio de debates, atividades práticas, projetos de pesquisa. Também com o uso das tecnologias, como a utilização de ambientes virtuais para a interação com os pares.

Aspectos positivos

Dentre os aspectos positivos da educação colaborativa, podemos citar:

Trabalho em equipe

Por ser um trabalho colaborativo, ela permite o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. O que é essencial no mercado de trabalho, na faculdade e nos mais diversos ambientes por onde os alunos transitarem.

Autonomia

Propicia que os alunos tenham mais autonomia e atuem de maneira proativa na construção do conhecimento.

Comunicação

Permite que o aluno pratique expor suas ideias e opiniões para um grupo de pessoas. O que, de fato, mobiliza sua capacidade comunicativa.

Avaliação do processo na educação colaborativa

Para o professor e para a gestão, há o benefício de poder avaliar o ensino-aprendizagem em, pelo menos, dois momentos – quando ele ainda está ocorrendo e ao final. Esse tipo de avaliação é muito importante, pois permite observar a evolução dos alunos e perceber, durante o processo, os pontos de dificuldade e de facilidade da turma.

Avaliação do processo

Podemos, assim, perceber que a educação colaborativa contribui para o desenvolvimento e consolidação das competências e habilidades do aluno.

Não apenas no aspecto meramente conceitual, mas, também, no desenvolvimento integral e nos aspectos socioemocionais.

Esse é um método que pode trazer muitos benefícios para os estudantes e professores. Melhora, inclusive, o desempenho da escola. Então, por que não o experimentar na sua instituição?