Indisciplina em sala de aula

Aprenda a combater a indisciplina em sala de aula

A indisciplina em sala de aula é um desafio para muitos educadores. Conter a animação excessiva, a distração e as conversas paralelas são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e propício para o processo de aprendizagem.

No entanto, quando a turma não consegue concentrar-se adequadamente, é natural que a capacidade de compreensão diminua. Dessa forma, as habilidades dos estudantes fiquem inibidas e o cronograma de aulas fique atrasado, por exemplo.

Portanto, lidar com alunos indisciplinados exige discernimento, controle e empatia – para entender quando usar a autoridade ou diálogo amigável.

Pensando nesse cenário, enumeramos 4 dicas que podem ajudar a inibir a indisciplina em sala de aula e ajudar a elevar o nível de qualidade educacional. Confira!

1. Estabeleça regras desde o primeiro dia de aula

O primeiro contato com os estudantes é fundamental para estabelecer como será o relacionamento entre educador e educando. Nesse momento, é adequado que os professores apresentem algumas regras para a boa convivência.

Tal regulamento não precisa ser imposto, mas apresentado de forma amigável e negociável. Inclusive, os professores podem chamar os estudantes para opinar sobre as normas e explicar o significado e a relevância de cada ponto. Dessa forma, é possível evitar a imagem de um professor excessivamente rigoroso.

Entretanto, é importante que cada estudante consiga assimilar as regras e os limites. Quando eles chegam às próprias conclusões, fica mais fácil garantir que as normas serão respeitadas e, assim, combater a indisciplina em sala de aula.

2. Demonstre autoridade de forma natural

Não é incomum encontrar professores que acreditam que inflexibilidade e severidade garantem o respeito dos alunos. Entretanto, isso está muito longe de ser uma verdade! Em alguns casos, a indisciplina é tida como uma maneira de desafiar a figura altamente autoritária dos professores.

Por isso, é importante que a autoridade seja transmitida de forma natural. Uma maneira simples de fazer isso é manter o seu tom de voz constante. Evite elevá-lo em momentos de indisciplina.

É preferível aguardar o silêncio e pontuar que só continuará com o ensino assim que a turma estiver calma, sem indisciplina em sala de aula.

Uma superdica é planejar aulas dinâmicas, pois elas atraem mais a atenção e engajam os estudantes. Assim, os professores podem demonstrar todo o seu controle de classe com metodologia e didática que convidam os alunos a participar e a interagir.

3. Reforce os bons comportamentos contra a indisciplina em sala de aula

A sala de aula precisa ser um ambiente seguro, onde os estudantes se sintam à vontade para colaborar e participar de forma ativa e protagonista do desenvolvimento de sua autonomia intelectual.

Por isso, os professores precisam evitar a exposição em caso de indisciplina em sala de aula. Ou seja, nunca taxar o aluno como “indisciplinado” e, consequentemente, impossível de ajudar.

É preciso entender que o comportamento é ruim, não o aluno. Uma maneira eficiente de garantir essa compreensão é reforçar os bons comportamentos. Ou seja, em vez de destacar a má conduta, parabenize os que estão agindo corretamente.

Por exemplo: caso um estudante esteja distraído, o educador pode elogiar os colegas que estão prestando atenção. Desse modo, sem a necessidade de expor nominalmente o aluno desatento, a tendência é que ele fique inibido em manter sua conduta ruim. Como resultado, ele acaba por alterar sua conduta para uma postura mais positiva e participativa.

4. Tenha empatia e compreensão

Em muitos momentos, o ato de indisciplina em sala de aula é reflexo de uma realidade de vida que vai além das paredes da escola.

Por isso, o professor precisa ter discernimento para tentar entender se o estudante não está chamando a atenção para sintomas maiores.

Por exemplo: quando há problemas na estrutura familiar do aluno, é natural que sua concentração fique prejudicada. Desse modo, o ato de indisciplina em sala de aula pode ser uma maneira de buscar uma atenção que não recebe dentro de casa.

Nesses casos, conversar com o estudante com empatia e com compreensão é fundamental. Além disso, é importante levar a questão para a coordenação pedagógica, a fim de auxiliar o aluno da melhor maneira possível.

Por fim, a indisciplina em sala de aula pode ser reflexo de muitas coisas, inclusive da inadequada metodologia de ensino.

Por isso, é fundamental que o educador esteja sempre em busca de qualificação e adote a tecnologia durante as atividades!