Como avaliar competências e habilidades dos alunos?

O cenário atual pós-pandemia exige que os alunos se tornem protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Entretanto, para evitar um mau desempenho escolar, as instituições de ensino precisam focar no desenvolvimento das competências e habilidades dos seus estudantes.

Entretanto, no currículo tradicional, o educador domina a sabedoria e repassa as informações aos estudantes — que devem decorar ou apenas assimilar o conteúdo.

Porém, vivemos um novo paradigma: o conhecimento aberto e disponível a qualquer pessoa com acesso à internet. Isto é, muito mais do que saber, é essencial entender como aplicar o conhecimento.

Pensando nisso, preparamos este blog post sobre a avaliação contínua das competências e habilidades dos alunos, como forma de melhorar a performance escolar. Boa leitura!

Como avaliar competências e habilidades dos alunos?

O que é a avaliação de competências e habilidades?

COMPETÊNCIA é a capacidade de solucionar problemas e tomar decisões de forma acertada.

HABILIDADE é o domínio sobre a realização de alguma atividade.

Desse modo, um papel significativo das instituições de ensino é incentivar e promover o desenvolvimento de habilidades para aprimorar as competências.

Da mesma forma, a dinâmica e os processos de ensino e de aprendizagem permitem que professores e alunos estabeleçam uma relação que vai além da simples transmissão de conteúdo.

Diariamente, os educadores podem identificar como os estudantes estão com relação à curiosidade e à vontade de aprender, para melhor orientar o desempenho na formação de habilidades e competênciaspor exemplo.

Portanto, avaliar competências e habilidades é uma etapa fundamental do processo educativo. Como resultado, permite identificar obstáculos, determinar objetivos e planejar ações para fomentar as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.

O que é avaliação de competências e habilidades?

Qual é a importância de trabalhar habilidades e competências na escola?

Trabalhar e avaliar as habilidades e competências na sala de aula é fundamental para orientar o estudante com relação à importância de seu desenvolvimento e da sua relação com o desempenho escolar.

Além disso, desenvolver novas aptidões é importante para o crescimento socioemocional. Sobretudo, para o sucesso social e profissional, é preciso saber resolver conflitos. Sem dúvida, uma das competências que podem ser ampliadas na sala de aula.

O mercado de trabalho passa por constantes transformações. Estima-se que 85% das profissões que serão exercidas em 2030 ainda não foram inventadas. Por isso, é essencial instruir os indivíduos a adquirir e aprimorar competências e habilidades, para que consigam se adaptar a este panorama.

É importante trabalhar habilidades e competências na escola

Como otimizar a avaliação de competências e habilidades?

A avaliação deve ser contínua, com investigação dos pontos positivos e dos pontos de melhoria. Assim, os dados obtidos com as análises no ambiente escolar ajudam gestores e educadores a criar práticas pedagógicas personalizadas.

Sendo assim, confira algumas formas de otimizar a avaliação de competências e habilidades, alinhadas ao que prevê a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Conte com atividades e ferramentas on-line

Já existem sistemas de gestão escolar que permitem uma avaliação rápida e eficaz das habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.

Para isso, os professores podem disponibilizar atividades on-line, no mesmo superaplicativo de educação e gestão que fará a análise do tempo que o aluno gastou estudando, para verificar a porcentagem de acertos.

Depois, o assunto pode ser discutido nas aulas presenciais – assim como ocorre na sala de aula invertida.

Incentive o estudo em grupo

Trabalhos em grupo valorizam a colaboração entre os estudantes e promovem o pensamento crítico. Por isso, é interessante realizar atividades em duplas ou em pequenos grupos.

Além disso, elas devem estimular a criatividade, a colaboração e a inovação por parte dos alunos.

Realize jogos e dinâmicas em sala de aula

Com jogos e tarefas dinâmicas, é possível divertir, identificar e aprimorar características como o trabalho em equipe e a liderança.

Além de descontrair, essas atividades também têm regras e estratégias que devem ser cumpridas. O que, sem dúvida, ajuda os educadores a reconhecer os pontos fortes de cada educando, suas competências e habilidades.

Portanto, ajudar os jovens a desenvolver suas competências e habilidades é essencial para prepará-los para situações exigentes e desafiadoras.

Por isso, o ambiente escolar deve permitir que os estudantes se tornem agentes ativos e protagonistas em seu processo de aprendizagem.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: