Voltamos a falar de um assunto super-relevante que saiu do foco da gestão escolar e da educação, especialmente durante e no pós-pandemia: a educação do futuro e as competências necessárias aos bons professores.
Embora, tenha deixado de ser uma questão central, de forma alguma a educação e as competências necessárias ao bom professor foram esquecidas ou relegadas a segundo plano.
Mesmo que tenha saído do eixo da atenção das questões urgentes, certamente, continua sendo uma das prioridades da educação. Tanto no presente quanto no futuro, é e continuará sendo um assunto totalmente relevante.
O mundo está, sempre, em processo de mudança. As relações comerciais, sociais, profissionais e até pessoais que foram impactadas pela internet, por novas tecnologias e ferramentas digitais e, não podemos esquecer, foram sacudidas pela pandemia da covid-19.
Sobretudo, porque um dos impactos da pandemia foi acelerar e antecipar uma série de mudanças e tendências. Especialmente as que envolvem tecnologias para a educação.
Com a educação não foi diferente. O impacto na forma de escolarização dos jovens foi grande. Para dar conta dessa nova realidade, instituições de ensino e professores precisam se atualizar e se adaptar.
Junto a todo esse cenário, as escolas particulares e seus diretores e gestores ainda tiveram uma outra prova de fogo: suportar o fechamento das escolas, a inadimplência e a migração de alunos para a rede pública de ensino.
Infelizmente, algumas escolas sucumbiram durante esse difícil período. Todavia, as escolas que continuaram viáveis economicamente saíram melhores e fortalecidas, com toda a certeza.
Perfil dos bons professores
Sem dúvida, são muitas as habilidades e as competências necessárias aos bons professores. De fato, um grande desafio que precisa ser valorizado.
Mesmo que não sejam mais os únicos detentores do conhecimento, o papel e a importância dos bons professores são indiscutíveis.
Aliás, para o presente e para o futuro da educação, assumem relevância muito mais ampla e complexa.
Acima de tudo, porque bons professores são responsáveis pela proposição de novos desafios e pela organização de roteiros customizados e personalizáveis de aprendizagem.
Em outras palavras, bons professores têm características comuns.
Além de serem loucos e apaixonados pelos seus educandos e pela educação, suas habilidades e competências permitem traçar e descrever um perfil compartilhado por todos bons professores. Eles, são:
- engajados,
- afetivos,
- pesquisadores,
- inventivos,
- mediadores,
- estudiosos,
- respeitosos,
- midiáticos,
- criativos, e, acima de tudo
- competentes.
5 competências necessárias aos bons professores
Nesse sentido, para construir o futuro da educação e do empreendimento escolar, um dos focos de atenção deve ser o corpo docente.
Por isso, o superaplicativo de educação Diário Escola relembra 5 competências necessárias aos bons professores.
CRIATIVIDADE
Em primeiro lugar, a criatividade! Afinal de contas, o contexto e o cenário mundial influem diretamente na educação.
Então, as habilidades e as competências necessárias para pensar, planejar, avaliar e construir alternativas aos processos de ensino-aprendizagem exigirão ainda mais criatividade e empenho dos bons professores.
Com toda a certeza, a educação de qualidade que todos queremos é diferencial e capaz de cumprir com o seu propósito basilar: contribuir para a formação e construção da autonomia intelectual de jovens e adolescentes.
Em outras palavras, a educação (no presente e no futuro) deve oportunizar a evolução das habilidades e competências dos educandos, com o propósito de que se tornem aptos e capazes de lidar com o mundo, com o próximo e com suas vidas de forma responsável, sustentável e cidadã.
Com toda a certeza, esse processo somente é possível quando bons professores estimulam, incentivam e transformam alunos em bons estudantes.
De fato, uma construção que exige envolvimento, diálogo e metodologias ativas. Habilidades e competências dos bons professores, que são capazes de dar mais sentido aos processos de ensino-aprendizagem.
Enfim, aprender fazendo, com criatividade, postura crítica e aproveitando todas as vantagens e benefícios das novas tecnologias e ferramentas digitais on-line são a tônica da educação pós-pandemia.
PENSAMENTO CRÍTICO
Em segundo lugar, os desafios da nova realidade do mundo devem ser abordados de forma analítica, crítica e empática.
Bons professores e bons estudantes devem compartilhar dessa capacidade de pensamento e de ação. Pensar adequadamente e agir para superar os obstáculos. Essa, é uma das importantes obrigações dos educadores para com os educandos.
Enfim, não é de hoje que informar, contextualizar, trabalhar com múltiplos pontos de vista, argumentar e estruturar o diálogo são habilidades e competências necessárias aos bons professores.
Nesse mundo em constante transformação, de fato, são tarefas que podem e devem ser otimizadas e maximizadas com auxílio das tecnologias e ferramentas disponíveis.
MEDIAÇÃO
Em terceiro lugar, a hierarquia do ensino tradicional está com os dias contados.
Bons professores trazem os educandos a um patamar mais elevado e nivelado. Afinal, o foco deve ser no interesse e no bem comum. Compartilhar as experiências distintas de cada um valoriza ainda mais a educação.
Os bons professores, necessariamente, devem ser capazes de flexibilizar e mediar a aprendizagem e a construção de conhecimento dos estudantes.
Sem dúvida, bons professores têm as competências e habilidades necessárias para orientar pesquisas, organizar e conduzir debates, mediar conflitos, incentivar a cooperação e o relacionamento entre os educandos.
EMPREENDEDORISMO
Fazer diferente, proatividade, inconformidade e identificar oportunidades.
Em quarto lugar, esses, são os atributos de empreendedores que devem ser estimulados e incentivados pelos bons professores.
Aliás, mais que uma tarefa, deve ser uma postura. Dentre as habilidades e as competências de bons professores, o empreendedorismo é uma delas.
Da mesma forma e com o mesmo comprometimento, as instituições de ensino também têm de cumprir com seu papel e responsabilidades. Isto é, como demandas básicas, devem investir e incentivar a educação continuada, estar atentas às tendências da educação e prover de condições pedagógicas, operacionais e econômicas para que os bons professores desempenhem em alto nível suas funções.
PROFESSOR TECNOLÓGICO
Finalmente, a tecnologia, que já estava presente antes da pandemia, mesmo que de forma tímida, agora, ocupa lugar de destaque nos processos de ensino-aprendizagem.
Por isso, bons professores devem ter as habilidades e competências necessárias para torná-las o mais úteis possível.
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