Educação continuada para professores

A educação continuada para professores faz sentido em um contexto de acelerado processo de mudanças sociais e técnico-científicas. Nunca é tarde para aprender…

Certamente, um desafio posto a todos os profissionais, de qualquer área da atividade humana. Especialmente, aos com o objetivo de adquirir habilidades e competências que deem conta das constantes e emergentes demandas do mundo.

No Brasil, entretanto, a educação continuada para professores é uma demanda, um esforço e uma obrigação da União, dos estados, dos municípios e da rede privada de ensino.

Acima de tudo, um direito dos educadores. Inegavelmente, aos professores, o aprendizado não se encerra na formação. A busca pelo aperfeiçoamento constante se faz necessária durante toda a vida profissional.

Como resultado, a ideia de formação continuada no País ganhou destaque e impulso a partir de 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O texto legal orienta a política para o magistério e, da mesma forma, pretende a valorização dos profissionais da educação escolar.

Educação a distância para professores

Na LDB, consta uma série de disposições sobre os profissionais da educação. Desde a orientação sobre as formações inicial, pedagógica e a continuada, até a educação a distância (EAD) para a educação continuada de professores.

A educação continuada para professores prevê a progressão funcional baseada na titulação e, ao mesmo tempo, na qualificação e na competência dos profissionais.

Certamente, a educação a distância, então, apresenta-se como uma importante ferramenta facilitadora da formação continuada para professores. Afinal de contas, o modelo EAD viabiliza o processo de educação continuada para professores.

O papel da gestão escolar na educação continuada para professores

Sem dúvida, a importância da formação continuada para professores na rede privada de ensino é indiscutível. Afinal, os mestres são a linha de frente das instituições de ensino, a cara das escolas. Em outras palavras, quanto mais capacitados, melhor assistidos estarão os educandos e os colégios.

Nesse sentido, mais do que uma obrigação da gestão escolar, a educação continuada para professores é uma grande vantagem competitiva

Portanto, as instituições de ensino privadas devem estabelecer um programa de estímulo e incentivo à atualização por meio da formação continuada. É intrínseco ao modelo de negócio educacional, sobretudo, a excelência profissional de seus educadores.

7 sites com educação continuada para professores

Com o intuito de auxiliar, o supersistema de educação e gestão Diário Escola apresenta uma lista com 7 sites com vários cursos para a atualização profissional dos professores. Confira.

1. Mídias na educação

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), visa capacitar professores para o uso de tecnologias da informação e da comunicação. A carga horária total é de 660 horas/aula divididas em três ciclos: básico (120h), intermediário (180h) e avançado (360h). O curso é gratuito e totalmente on-line.

2. Escola virtual

Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e Educação e Pedagogia. O portal educacional disponibiliza cursos livres, na modalidade a distância. São emitidos certificados com cargas-horárias e conteúdos programáticos. Essa é uma iniciativa mantida pela Fundação Bradesco.

3. Apoio ao Professor

Parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação, o site disponibiliza cursos de educação continuada com o tema novas tecnologias. São quatro cursos totalmente on-line e gratuitos, com 12 horas de duração, cada um.

4. Estude sem fronteiras

A Faculdade Metropolitana oferece uma enorme variedade de cursos de educação continuada para professores. A carga horária dos cursos varia entre 30 e 340 horas/aula, e eles ocorrem por meio de videoaulas e livros-texto. Não é gratuito. Os valores dos cursos variam entre R$ 86,00 e R$ 1.485,00. Os cursos têm certificação reconhecida pelo MEC.

5. GinEAD

São 173 cursos on-line gratuitos e com certificação digital. Desses, 74 são voltados para a educação. Os cursos têm carga horária entre 20 horas e 100 horas/aula.

6. Ensino digital

O portal disponibiliza mais de 30 cursos de educação continuada para professores. A temática principal dos cursos é ligada à inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno. Nem todos os cursos são gratuitos. A carga horária varia entre 40 e 730 horas/aula.

7. Cursos iPED

Todos os cursos indicados para professores são pagos e com carga horária de 80 horas. Todos os cursos têm o mesmo valor: R$ 358,80 e podem ser pagos em 12 vezes. O tempo de acesso a cada curso é de 6 meses. Existem disponíveis outros cursos com valores menores nesse portal.

Educação continuada para professores

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: