Avaliação de alunos: 4 dicas para analisar a participação nas aulas

Fazer uma boa avaliação de alunos em sala de aula é fundamental. Nesse sentido, observar a participação pode dizer não apenas do desempenho do estudante nas disciplinas, mas, também, sobre o seu bem-estar no ambiente escolar.

Afinal, quando a participação não está adequada, o processo de aprendizagem pode ficar comprometido. Por isso, é preciso fazer uso de meios eficientes para que a análise seja feita da melhor maneira e, assim, o aluno obtenha avaliação correta.

Mas você sabe quais são as melhores práticas para a avaliação de alunos? Acompanhe este blog post e veja 4 dicas para analisar a participação nas aulas.

Observar a participação em grupos para a avaliação de alunos

1. Observe a participação em grupos para a avaliação de alunos

Os trabalhos em grupos dizem muito da personalidade dos alunos e, sem dúvida, podem ser uma ótima ferramenta para investigar a capacidade de argumentação, de liderança, de respeito às diferenças e de proatividade.

Por outro lado, eles também costumam evidenciar fatores que precisam de atenção e de acompanhamento. Por exemplo, um aluno que se sinta intimidado, pode se sujeitar à aceitação de ideias de colegas sem a devida manifestação de opinião.

Nesse sentido, é preciso incentivar e garantir que as atividades sejam feitas por todos os integrantes.

Uma maneira de garantir isso é informar que, para garantir uma melhor avaliação de alunos, perguntas serão feitas a cada um dos integrantes do grupo, para testar o conhecimento e a participação na resolução do exercício em grupo.

Organizar debates em sala de aula

2. Organize debates em sala de aula

Os debates, certamente, consistem em uma excelente forma de avaliação de alunos e de promover a participação.

Eles são capazes de estimular o pensamento crítico, a aptidão argumentativa, a formação de opinião e, também, o respeito a pensamentos diferentes do próprio.

Portanto, é fundamental selecionar um assunto que tange à realidade dos estudantes ou, senão, algum que os façam refletir sobre uma que seja distante da deles. A ideia, então, é fazê-los refletir sobre situações cotidianas ou pesquisarem e reunirem argumentos para defender algo que acabaram de ter o primeiro contato.

A avaliação de alunos deve ser clara. Por isso, é preciso informar aos alunos de que maneira a nota será quantificada.

Porém, é fundamental deixar claro que não apenas a quantidade de vezes nas quais um estudante emite opiniões é importante como, também, a pertinência dos argumentos dados. Do mesmo modo, é preciso observar como lidam com as ideias dos colegas.

Fornecer feedback

3. Forneça feedbacks aos alunos no fim de cada semestre

A avaliação de alunos não é um número em si mesmo. Ela carrega consigo alguns apontamentos e significados que devem ser compartilhados com eles.

Uma vez que o objetivo é a melhora constante no processo de aprendizagem. Então, informar de forma direta o resultado da avaliação não é indicado.

Em primeiro lugar, é preciso (somente) informar a nota ao estudante. Afinal de contas, é preciso que ele entenda os fatores que levaram àquela avaliação, seja ela boa ou ruim.

Essa é até mesmo uma maneira de prepará-los para receber feedbacks ao longo da vida. Assim, mencionar critérios como relacionamento com os colegas, dedicação aos estudos e participação nas aulas é significativo para a avaliação de alunos.

Reforçar os pontos positivos e apontar os negativos, portanto, é o final desse processo. Sempre, acompanhados de incentivos para melhorá-los.

A autoavaliação integra os processos de avaliação de alunos

4. Ofereça aos alunos a possibilidade de autoavaliação

Longe de ter caráter punitivo, a autoavaliação é uma oportunidade que se dá ao aluno para que ele possa refletir sobre sua conduta e sobre o processo de aprendizagem durante o ano letivo.

Incentivar a avaliação formativa é uma bela sugestão para os professores. Afinal, ela é uma maneira de empoderar o estudante, fazendo-o compreender por si mesmo suas dificuldades e seus pontos fortes.

A promoção do autoconhecimento, com toda a certeza, é um importante benefício desse método de avaliação, que, inclusive, incentiva a participação e melhora a avaliação de alunos.

Assim, os alunos ganham a possibilidade de opinar. Sobretudo, seus feedbacks contribuem para aprimorar a atividade pedagógica.

Afinal, não há ninguém melhor que os alunos para apontar os problemas e, também, a percepção sobre a qualidade do ensino oferecido na instituição.

Analisar a participação nas aulas a partir das dicas de avaliação de alunos deste blog post pode ser o insight que você precisava para garantir avaliações mais efetivas. Por isso, aplique-as no planejamento pedagógico para colher bons frutos.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola: