FORME - Educação Financeira

O que a criança pode aprender com a mesada?

Existem diversos instrumentos que podem ajudar a introduzir a criança na educação financeira. Livros, brincadeiras ou práticas como fazer compras junto aos pais são exemplos. Porém, a mesada é outra possibilidade e com muitos benefícios para o entendimento do pequeno.

Ainda assim, muitos pais evitam dar a mesada, por motivos diversos. E é bom mesmo ter cautela quando falamos sobre dinheiro com os filhos. Afinal, esse é um momento muito delicado, onde a relação com as finanças deve ser conduzida da melhor forma possível. Porém, a mesada não é um vilão. Muito pelo contrário.

Ela pode ser uma forma excelente de mostrar a importância do dinheiro e de economizá-lo, entre outras coisas. Por isso, é legal considerar dar a mesada ao filho, seguindo algumas orientações. Veja abaixo os principais benefícios dessa prática e como aplicá-la.

A mesada pode ser um instrumento de educação financeira.

Benefícios da mesada

Caso você não saiba, a mesada é uma quantia entregue pelos pais para uso livre do filho. Muitas vezes os pais optam por não dar dinheiro vivo, mas algum material que simboliza o montante. Com a mesada, a criança pode adquirir o que quiser, geralmente sendo supervisionada.

Essa é uma prática antiga e com diversos benefícios na relação das crianças com finanças. O primeiro benefício é a possibilidade de o pequeno entender logo de cara como funciona o mundo, em relação ao dinheiro. Ele compreende o valor das coisas e que para comprar algo é preciso ter uma quantia específica.

Além disso, a mesada permite à criança exercitar a escolha no que vai gastar. Isso porque o pequeno sabe que o dinheiro recebido não será o bastante para comprar tudo. Por isso, ele aprende a escolher, priorizar e guardar.

Dessa forma, logo na infância as crianças lidam com a frustração de querer algo, sem poder comprar. Com isso, aprendem a esperar e poupar para alcançar seu objetivo. Ela entende a importância do equilíbrio, o economizar hoje para gastar apenas no futuro, por exemplo.

Na prática, a mesada e essas situações formam adultos mais conscientes para lidar com o dinheiro. Quem chega na idade adulta com tais conhecimentos consegue adquirir coisas importantes a curto prazo, sem prejudicar os objetivos para o futuro. Por isso, a mesada é um passo importante para uma pessoa boa em planejamento.

Algumas orientações sobre a mesada

Apesar de importante, a mesada é uma prática que precisa ser feita com metodologia. De nada adianta simplesmente entregar o dinheiro na mão da criança e deixá-la gastar sem orientação. Conversas e explicações são necessárias.

Antes de qualquer coisa, mostre como o dinheiro funciona, a quantidade, o valor das coisas. Esse é o primeiro passo. Depois disso, tire um tempo para explicar como lidar com a quantia e porque ele está recebendo a mesada.

Por fim, lembre-se de abordar a importância da economia e do gasto consciente. Afinal, queremos um futuro adulto responsável e com boa relação com as finanças.

Outra coisa, não relacione a realização de tarefas domésticas ou qualquer outra atividade com a remuneração. A mesada é um benefício, não um reflexo do trabalho. Isso é importante porque a criança deve aprender que existem coisas que precisam ser feitas, independentemente de pagamento, como arrumar a cama, lavar a louça ou organizar os brinquedos.

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou desse post? Agora que você já sabe como a mesada pode ser um instrumento de Educação Financeira, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br