Educação financeira nas escolas

6 benefícios da educação financeira nas escolas

Quando o assunto é educação financeira, os benefícios que ela pode proporcionar aos alunos, às famílias e à população são facilmente notados. Mas, como as instituições de ensino podem se favorecer ao incluir a educação financeira em sua grade curricular?

Existem várias vantagens, de fato. É essa a abordagem deste artigo: 6 benefícios da educação financeira nas escolas.

#1 Aumento da visibilidade da instituição de ensino

Escolas que se preocupam em oferecer uma grade curricular completa e verdadeiramente comprometida com a educação de seus alunos tendem a se destacar entre as suas concorrentes. Sobretudo, porque a educação financeira nas escolas é um tema que vem ganhando visibilidade entre os brasileiros.

A tendência é que ela se torne um dos critérios decisivos para os responsáveis na hora de escolher uma instituição de ensino para matricular as crianças.

#2 Redução da inadimplência dos pais e responsáveis

Em um país onde mais de 65 milhões de pessoas estão inadimplentes, a educação financeira nas escolas é a principal chave para transformar a vida das famílias.

A mudança pode começar com as crianças, que tendem a compartilhar os seus aprendizados da escola em casa, com os pais e responsáveis.

Além disso, iniciativas como a implementação da educação financeira nas escolas agregam valor ao serviço ofertado, e contribuem para a redução da inadimplência escolar.

#3 Materiais didáticos alinhados com a BNCC

As finanças deixaram de ser vistas como tema extracurricular desde que foram abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. Com isso, um material didático que inclua o assunto não é mais tido apenas como diferencial, mas, também, como exigência.

#4 Maior proximidade entre a escola e as famílias

A educação financeira nas escolas é comportamental. Ou seja, conforme as crianças adquirem conhecimentos, tendem a incluí-los em suas rotinas e ações.

A consequência direta é que a escola passa a facilitar a vida dos pais na hora explicar os gastos familiares aos pequenos.

O que, sem dúvida, gera boas economias e bons hábitos. Afinal, a união entre a escola e o ciclo familiar é fundamental no desenvolvimento infantil.

#5 Redução dos custos por meio de projetos elaborados junto aos alunos

Certamente, artifícios lúdicos devem ser utilizados para que a mensagem da educação financeira nas escolas seja absorvida pelas crianças.

A ideia é que elas aprendam a utilizar recursos de baixo custo e coloquem a mão na massa para que as propostas tomem forma.

O que, de fato, significa que os custos serão menores do que se estivessem sendo gerados sem a mensagem da educação financeira nas escolas.

#6 Diferencial inovador para aumentar o número de novas matrículas

Para formar alunos financeiramente conscientes, a FORME – Educação Financeira aposta em tecnologia e materiais didáticos de qualidade.

Seu sistema de ensino foi desenvolvido para mudar a realidade da população do Brasil, onde 70% das pessoas estão endividadas. Quando as escolas adquirem um programa como esse, de fato, estão investindo em inovação.

Soluções como essa são contagiantes. As escolas parceiras da FORME têm registrado aumentos consecutivos da procura por matrículas, como resultado da satisfação dos pais e dos alunos.

A boa notícia é que a empresa, que nasceu em São Paulo, ampliará sua rede de atendimento em 2022 e poderá atender todo o Brasil.