FORME - Educação Financeira

Dicas para inspirar o empreendedorismo nas crianças

Empreender é, também, um processo de aprendizado. As pessoas desenvolvem habilidades e capacidades, de fato, a partir do conhecimento e da prática. Ao mesmo tempo, características empreendedoras como iniciativa, persistência, comprometimento e planejamento são muito positivas para todas as áreas de atuação. Por isso, é interessante inspirar o empreendedorismo nas crianças desde cedo.

Para você, que gostaria de ver desenvolvida, desde a infância, uma consciência empreendedora em seus filhos, compartilhamos algumas dicas.

Dicas para inspirar o empreendedorismo nas crianças

Ensinar o que são objetivos e como planejá-los

As crianças também conseguem traçar objetivos. Claro, na dimensão da idade e da realidade delas. Mas, trabalhar a ideia de que as coisas que elas querem podem ser alcançadas e que há um caminho para que elas consigam isso é prepará-las para lidar, de forma inteligente, também, com o futuro.

Nesse sentido, para entender sobre objetivos, explique do que se trata e peça para a criança escrever em um papel os que pretendem alcançar. Em seguida, ajude a pensar sobre o que é preciso fazer para atingir suas metas. Sobretudo, incentive a dar os primeiros passos e a não desistir.

Contudo, não podemos esquecer que elas são crianças! Sem dúvida, é preciso atenção e cuidado para inspirar o empreendedorismo nas crianças de forma adequada. Em síntese, o aprendizado é mais eficiente se acontecer de forma divertida e emocionante.

Ensinar o que são objetivos e como planejá-los

Ensinar a não focar apenas em problemas para incentivar o empreendedorismo nas crianças

Pode parecer estranho, mas é bem simples: se focarmos apenas nos problemas que aparecerem, ficaremos presos a eles. Por isso, precisamos identificá-los, analisá-los e, a partir daí, focar nas possíveis soluções.

Quando a criança, mesmo que de uma forma mais superficial, começa a entender isso, ela modifica a sua postura diante das dificuldades e desenvolve capacidades para lidar melhor com elas.

Como resultado, a criança já aprende uma outra coisa: identificar oportunidades. Quando ela começa a tentar procurar soluções para as suas dificuldades, certamente, encontrará algumas possibilidades. Não só para solucionar a questão, mas também para amenizá-la.

Quando um olhar atento para as oportunidades se desenvolve, lá na frente, incentivar o empreendedorismo nas crianças pode resultar em boas ideias de negócios.

O empreendedorismo nas crianças desenvolve a capacidade de vender e de negociar

Muitas crianças crescem sem trabalhar habilidades, técnicas e competências para a venda ou a negociação. Mesmo que indiretamente, essas questões estão ligadas a praticamente todas as carreiras.

Incentive o empreendedorismo nas crianças para que comecem um pequeno projeto com parentes, vizinhos e amigos. Sempre as acompanhe, mas, deixe que pensem nos preços, nos possíveis clientes, nas transações de vendas etc.

Ensine a lidar com dinheiro

Ensine a lidar com o dinheiro

Muitos de nós, já adultos, ainda não conseguimos ter uma relação inteligente e madura com o dinheiro. Acabamos colocando os pés pelas mãos, nos endividando, não poupamos… Porém, isso pode ser diferente se a consciência financeira e o empreendedorismo nas crianças forem trabalhados desde cedo.

Crianças conseguem e podem, sim, lidar com dinheiro. Aliás, a possibilidade de que ganhem seu próprio dinheiro com suas iniciativas de vendas ou algum outro projeto é superinteressante.

Dessa forma, com educação financeira, elas passam a entender sobre o valor das coisas, poupança, que dinheiro pode render mais dinheiro e, sobretudo, como garantir o pagamento do seu próprio esforço.

Gostou? Essas dicas mais práticas foram para explicar que inspirar o empreendedorismo nas crianças tem impactos positivos em várias áreas da vida. Destacamos mais algumas repercussões positivas:

• um melhor entendimento em relação ao fracasso,

• desenvolver comunicação e relacionamentos mais efetivos e saudáveis inspira o empreendedorismo nas crianças,

• o apoio a alguma causa,

• entender os conceitos de valorização e de retribuição é essencial para incentivar o empreendedorismo nas crianças.

Então, se você se interessou e quer saber mais sobre educação financeira, entre em contato com a gente!

Educação Financeira é com a FORME

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou desse post? Agora que você já sabe como inspirar o empreendedorismo nas crianças, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br