As competências da BNCC vão muito além de decorar matérias! Por isso, não basta só saber fórmulas e datas históricas, é preciso ter autonomia intelectual e empatia para ser crítico, criativo e comunicativo. São como superpoderes que preparam estudantes para a vida. Não só com o conhecimento tradicional, mas também com habilidades socioemocionais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais. Ao mesmo tempo, estabelece diretrizes para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem em todas as etapas da Educação Básica – Infantil, Fundamental (I e II) e Médio.
👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️
Sobretudo, as competências da BNCC orientam os educadores na construção de currículos mais alinhados com as demandas do mundo contemporâneo. Por isso, elas são essenciais para que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, possam desenvolver seu potencial e, como resultado, tornem-se cidadãos plenos, participativos, críticos e éticos.
A relevância das competências da BNCC
As competências da Base Nacional Curricular Comum são importantes porque permitem:
Entender o mundo.
Aprender de forma eficaz.
Resolver problemas de forma criativa e inovadora.
Construir relacionamentos saudáveis.
Participar da vida social e política de forma responsável.
Base legal da BNCC
Aprovada e homologada em dezembro de 2017, a Base Nacional Curricular Comum tem embasamento em três grandes marcos legais brasileiros:
Constituição Federal de 1988;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – aprovada em 1996; e
Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014.
Em um país diverso como o Brasil, essa base legal estabelece diretrizes unificadas e múltiplas soluções que, portanto, visam proporcionar Educação de qualidade, igualitária e equitativa.
Explorando as competências da BNCC: compromisso com a educação integral
Em síntese, o foco no desenvolvimento de competências, significa que os estudantes além de “saber”, precisam “saber fazer” e, além disso, devem conseguir utilizar os conhecimentos adquiridos no dia a dia.
Ou seja, as competências da Base Nacional Curricular Comum se concentram no completo desenvolvimento dos alunos, indo além do conhecimento teórico para incentivar a aplicação prática e cotidiana dos aprendizados adquiridos. O que, de fato, indica uma visão integral da educação, uma vez que não é apenas o desenvolvimento intelectual que importa.
Além disso, do aspecto intelectual e das habilidades puramente cognitivas, as competências da BNCC denotam a preocupação com dimensões fundamentais como as sociais, físicas, emocionais e culturais.
"No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades."
Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
Outra característica significativa da Base Nacional Comum Curricular, com toda a certeza, é a abordagem interdisciplinar, que reflete a pluralidade de interesses e a necessidade de superar a fragmentação dos conteúdos. Isto é, a BNCC busca integrar e conectar os saberes de diversas disciplinas, adaptando-os ao contexto e às necessidades individuais e regionais dos alunos.
Qual a diferença entre competências e habilidades?
Em primeiro lugar, vamos compreender o significado de COMPETÊNCIA no texto da Base Nacional Comum Curricular:
"(…) mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho."
Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
Mas, qual é a diferença entre competências e habilidades, segundo a BNCC? São conceitos distintos, embora estejam interligados no desenvolvimento educacional.
Em resumo, competências são mais amplas e envolvem uma combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que possibilitam lidar com situações diversas. Enquanto as habilidades são mais específicas e representam a capacidade de realizar tarefas ou aplicar aprendizagens em áreas específicas do conhecimento.
Espinha dorsal dos processos que alinham as habilidades a serem adquiridas na jornada educacional, as competências da BNCC se dividem em duas categorias de habilidades: socioemocionais e cognitivas.
Habilidades cognitivas e socioemocionais
As HABILIDADES são capacidades práticas, relacionadas à execução de tarefas concretas, como cozinhar, dirigir e jogar futebol, entre outras. Na Base Nacional Curricular Comum, dividem-se em:
- COGNITIVAS: são as relacionadas ao pensamento, como raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, por exemplo. As habilidades cognitivas, então, são aquelas que nos permitem aprender e resolver problemas. De fato, elas nos ajudam a compreender o mundo ao nosso redor, a pensar criticamente e a tomar decisões mais bem informadas.
- SOCIOEMOCIONAIS: são as relacionadas às relações interpessoais, como trabalhar em equipe, resolver conflitos, lidar com emoções e outras questões. Assim, as habilidades socioemocionais permitem lidar com as próprias emoções e com os sentimentos dos outros. Sem dúvida, elas nos ajudam a construir relacionamentos saudáveis, a resolver conflitos de forma construtiva e a tomar decisões responsáveis.
Para ilustrar a diferença entre competência e habilidade, veja o exemplo a seguir. A habilidade prática de cozinhar, pode não significar a capacidade de cozinhar bem. Para ter essa competência, então, são necessários conhecimentos sobre ingredientes, técnicas culinárias e higiene alimentar, além de atitudes e valores relacionados à alimentação que faz bem para a saúde e à preservação do meio ambiente.
As 10 competências da BNCC de forma clara e objetiva👀
Agora, vamos ao que interessa: quais são e para que servem as 10 competências da BNCC.
1️⃣Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. PARA entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e, de fato, colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2️⃣Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade. PARA investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3️⃣Repertório cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais. PARA participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4️⃣Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como habilidades e conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica. PARA se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, dessa forma, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5️⃣Cultura digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares). PARA se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e, como resultado, exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6️⃣Trabalho e projeto de vida
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências. PARA entender as relações próprias do mundo do trabalho e ter habilidades para fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7️⃣Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. PARA formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que, de fato, respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si, dos outros e do planeta.
8️⃣Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional. PARA compreender-se na diversidade humana e reconhecer suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9️⃣Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. PARA fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
🔟Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. PARA tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Como desenvolver as competências da BNCC
As competências da BNCC podem ser desenvolvidas por meio de diferentes métodos e experiências, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Veja algumas sugestões de atividades para cada uma das 10 competências da BNCC.
✅CONHECIMENTO: leitura, pesquisa, discussões, debates.
✅PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO: atividades experimentais, resolução de problemas, atividades de artes.
✅REPERTÓRIO CULTURAL: visitas a museus, teatros, cinemas.
✅COMUNICAÇÃO: debates, apresentações, atividades de escrita.
✅CULTURA DIGITAL: uso de tecnologias digitais para aprender, criar, comunicar.
✅TRABALHO E PROJETO DE VIDA: orientação profissional, atividades de planejamento de carreira.
✅ARGUMENTAÇÃO: leitura, pesquisas, discussões, debates, apresentações, treinar reconhecer e selecionar fontes confiáveis de informação e aprimorar a capacidade de inferência.
✅AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO: exercícios de mindfulness, meditação, yoga.
✅EMPATIA E COOPERAÇÃO: jogos de cooperação, atividades de ajuda mútua.
✅RESPONSABILIDADE E CIDADANIA: projetos sociais, atividades de voluntariado.
As escolas têm papel fundamental na formação das competências da Base Nacional Curricular Comum. Para isso, é significativo que:
👍Ofereçam um currículo que contemple todas as competências da BNCC.
👍Utilizem sistemas de ensino que promovam o desenvolvimento dessas competências.
👍Propiciem aos estudantes oportunidades de vivenciar essas competências, na prática.
A gestão escolar também pode contribuir para a formação das competências da BNCC, por meio de ações como, por exemplo:
👉Incentivar os professores a utilizar metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento dessas competências.
👉Oferecer formação continuada aos professores sobre as competências da BNCC.
👉Promover a integração entre as diferentes áreas do conhecimento.
A formação das competências da BNCC é um desafio necessário para formar cidadãos preparados para a vida e o mundo do século XXI. Então, é determinante que, juntas, instituições de ensino, famílias e sociedade unam esforços para desenvolvê-las.
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