fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL

A escola desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. O desenvolvimento cognitivo se refere à capacidade dos alunos de absorver e processar informações, resolver problemas e tomar decisões. Cada aula contribui para esse desenvolvimento, construindo o conhecimento, as competências e as habilidades dos alunos passo a passo.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento emocional é igualmente importante. Ele permite que os alunos entendam e gerenciem suas emoções, ensinando-os que é normal experimentar uma variedade de sentimentos. Este aspecto do desenvolvimento, sem dúvida, ajuda os alunos a lidar com os desafios emocionais da vida.

Portanto, a escola é mais do que um lugar para aprender fatos e números. É um ambiente onde os alunos podem explorar suas emoções e pensamentos de maneira segura.

Ao apoiar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o emocional, as instituições de ensino preparam os seus alunos para a vida, não apenas para as avaliações. Afinal, a educação é a chave que abre a porta para um futuro bem-sucedido.

 

👉Veja, a seguir, a importância e os benefícios do desenvolvimento cognitivo e emocional.

 

✅Nesse sentido, a parceria com um sistema de ensino como a FTD Educação oferece recursos valiosos para inovar no ambiente escolar e dar conta do desenvolvimento cognitivo e emocional no ambiente escolar.

Este conteúdo formativo foi originalmente publicado no Portal Conteúdo Aberto, da nossa parceira FTD Educação.

Desenvolvimento cognitivo e emocional

Por FTD Educação

Saiba tudo sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional!

O desenvolvimento cognitivo e emocional, sem dúvida, é tão importante quanto o físico. É possível estimular processos e habilidades que fazem toda a diferença no potencial das crianças e na sua formação humana.

Quando pensamos no crescimento infantil, logo vem à mente o desenvolvimento físico e biológico. No entanto, há muitos outros aspectos envolvidos nessa fase de grandes avanços e descobertas. O desenvolvimento cognitivo e emocional, por exemplo, ocorre em toda a vida, mas se dá com força total na infância.

É no começo da vida que processos como a concentração, a memória e a linguagem se aprimoram significativamente. Também é nessa fase que começamos a adquirir maior regulação emocional e empatia.

Muitos desses aspectos são construídos naturalmente, por meio da interação com o meio e do acúmulo de experiências. Porém, estímulos direcionados e intervenções adequadas para a idade ajudam a promover um crescimento saudável e equilibrado em todas essas áreas.

Para explicar o assunto, preparamos este texto. Continue a leitura e confira em mais detalhes como se dá o desenvolvimento cognitivo e emocional e como estimulá-lo!

 

Quais são as esferas do desenvolvimento cognitivo e emocional humano?

desenvolvimento infantil abrange várias esferas inter-relacionadas, cada uma contribuindo para a formação integral de uma pessoa. Entre as principais peças deste complexo quebra-cabeças formativo, estão a evolução motora, a cognitiva e a socioemocional.

A primeira costuma ser acompanhada de perto pelas famílias nos primeiros anos de vida de uma criança. A habilidade de rolar, o aprimoramento de movimentos finos e, é claro, os primeiros passos, por exemplo, sempre chamam atenção dos pais e cuidadores, que acompanham com entusiasmo essas pequenas-grandes conquistas.

A esfera cognitiva começa a se destacar na fase escolar, quando aspectos como a atenção e a memória passam a fazer diferença no aprendizado dos pequenos, embora se desenvolvam em ritmo acelerado desde os primeiros momentos de vida.

Já os aspectos socioemocionais permeiam toda a infância – na verdade, estão em perpétuo desenvolvimento. Afinal, mesmo na vida adulta, sempre temos algo a aprender para gerir melhor nossas emoções e manter relações saudáveis.

O desenvolvimento integral na infância, o qual abrange aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, é crucial para estabelecer bases sólidas, promover aprendizado ativo e formar indivíduos resilientes, socialmente competentes e capazes de contribuir com a sociedade.

Atualmente, sabemos que todas essas esferas são interligadas. Há um consenso, por exemplo, sobre como os vínculos afetivos e um ambiente familiar emocionalmente seguro na infância são decisivos para um desenvolvimento cognitivo saudável.

Por isso, é preciso ter atenção a todos esses aspectos desde cedo. O primeiro passo é conhecer melhor as esferas do desenvolvimento, como a cognitiva e a emocional.

Desenvolvimento cognitivo e emocional

O que é desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo tem a ver com as mudanças progressivas nas habilidades mentais e nos processos de pensamento que ocorrem ao longo do tempo, desde o nascimento até a idade adulta.

Envolve a aquisição de conhecimento, a capacidade de pensar, raciocinar, resolver problemas, tomar decisões e compreender o mundo ao redor. Há muitas teorias linguísticas que também colocam a aquisição da linguagem como um processo cognitivo.

É impossível passar pelo assunto sem citar a clássica e amplamente aceita teoria do desenvolvimento cognitivo infantil elaborada por Jean Piaget, o renomado psicólogo suíço. Segundo ele, há quatro estágios que refletem mudanças nas formas de pensar e processar informações, à medida que a criança cresce. São eles:

 

👉SENSORIO-MOTOR (nascimento a 2 anos)

A criança aprende sobre o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras, há desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, além da noção de permanência do objeto (entendimento de que um objeto ainda existe mesmo quando não está visível).

 

👉PRÉ-OPERACIONAL (2 a 7 anos)

Aqui, ainda há um pensamento egocêntrico, em que a criança tem dificuldade em ver as coisas da perspectiva dos outros. Ocorre um desenvolvimento massivo da linguagem e das habilidades simbólicas e imaginativas, como nas brincadeiras de faz de conta.

 

👉OPERACIONAL CONCRETO (7 a 11 anos)

Nesse estágio, a criança aprende a realizar operações mentais lógicas e a resolver problemas mais avançados e começa a compreender conceitos como conservação (por exemplo, a quantidade de água em um copo não muda mesmo que seja despejada em outro).

 

👉OPERACIONAL FORMAL (11 anos em diante)

Desenvolve-se o pensamento abstrato e hipotético, a capacidade de raciocinar sobre conceitos complexos e realizar inferências lógicas.

 

Estudos sobre esses intrigantes aspectos sugerem que o desenvolvimento cognitivo é influenciado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Então, é o famoso debate “nature vs. nurture” (inato vs. adquirido), presente em diversas disciplinas científicas desde Descartes.

Modelos mais interdisciplinares, como a do psicólogo e linguista estadunidense Michael Tomasello, por exemplo, defendem que a cognição humana é também moldada por processos ontogenéticos, sendo permeada por história e cultura.

Assim, independentemente da corrente explicativa, o fato é que os processos que ocorrem na nossa mente são fascinantes e absolutamente necessários para diversas áreas da nossa vida. Nesse sentido, também vale destacar que o desenvolvimento cognitivo não é restrito à infância: ele continua ao longo da vida, com mudanças na cognição relacionadas ao envelhecimento.

 

Processos cognitivos

Quer entender melhor o que é cognição? Embora seja um assunto muito complexo e que, não à toa, movimenta pesquisas abrangentes de diversas áreas, podemos dizer que os processos cognitivos se referem às operações mentais que fazemos para perceber, interagir e compreender o mundo ao nosso redor. Alguns deles são:

 

👉PERCEPÇÃO

Processo pelo qual os estímulos sensoriais, como os visuais e os auditivos, por exemplo, são identificados, organizados e interpretados pelo cérebro.

 

👉ATENÇÃO

É a seleção, consciente ou inconsciente, de estímulos ou informações específicas, enquanto ignoramos outros.

 

👉MEMÓRIA

É o processo de codificação, armazenamento e recuperação de informações. Há a memória sensorial, a memória de curto prazo e a memória de longo prazo.

 

👉PENSAMENTO

Envolve a manipulação de informações, a resolução de problemas e a tomada de decisões. O pensamento pode ser lógico, criativo, analítico, crítico etc.

 

👉RACIOCÍNIO

É o processo de tirar conclusões lógicas com base em informações disponíveis. Portanto, envolve o raciocínio dedutivo (de um cenário geral para o específico) ou indutivo (de um cenário específico para o geral).

 

👉METACOGNIÇÃO

É o conhecimento e a regulação dos próprios processos cognitivos. Inclui a capacidade de monitorar, avaliar e ajustar estratégias cognitivas para melhorar o desempenho.

 

👉APRENDIZADO 

Trata da aquisição de conhecimento e habilidades por meio da experiência, da observação ou do estudo intencional.

 

O que é desenvolvimento emocional?

O desenvolvimento emocional se refere ao processo de aquisição e maturação das emoções, dos sentimentos e das habilidades emocionais ao longo do tempo. Esse processo começa na infância e continua ao longo da vida, sendo influenciado por uma combinação de fatores ambientais, sociais e genéticos.

Isso mesmo! As teorias da Psicologia concordam que alguns aspectos emocionais são “de berço”, com traços de personalidade mais ou menos definidos geneticamente e que interferem na maneira como organizamos os sentimentos durante a vida.

Porém, uma parte muito significativa de como lidamos com as emoções, nossas e de outras pessoas, é desenvolvida. Assim, quanto mais damos atenção a isso desde cedo, mais contribuímos com a formação de indivíduos capazes de estabelecer relacionamentos mais saudáveis, consigo e com o mundo ao seu redor.

 

Habilidades socioemocionais

Confira algumas relevantes habilidades socioemocionais:

 

EMPATIA 

É a capacidade de compreender e validar os sentimentos dos outros na mesma medida em que validamos os nossos. Começa com a capacidade de reconhecer as emoções dos outros na infância e evolui para uma compreensão mais profunda e empática nas relações sociais.

 

AUTOCONCEITO E AUTOESTIMA

À medida que as crianças crescem, desenvolvem uma compreensão mais complexa de si mesmas, incluindo suas emoções, habilidades e características pessoais. Já a autoestima está relacionada à avaliação subjetiva do próprio valor.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

Envolve a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como a capacidade de se relacionar efetivamente com os outros.

 

RESILIÊNCIA 

É a capacidade de se adaptar e se recuperar diante de adversidades, desafios e situações de estresse, procurando ativamente soluções e oportunidades de crescimento em vez de se concentrar apenas nos problemas.

 

AUTOMOTIVAÇÃO 

Refere-se à capacidade de se impulsionar internamente, sem depender exclusivamente de fatores externos. Pessoas automotivadas têm objetivos claros e buscam constantemente o crescimento pessoal e profissional.

 

RESPONSABILIDADE 

Envolve reconhecer o impacto de suas ações nas outras pessoas e na comunidade, buscando ativamente maneiras de contribuir.

Desenvolvimento cognitivo e emocional

Qual é a importância do desenvolvimento integral da criança?

O desenvolvimento integral está intrinsecamente ligado ao sucesso educacional. Crianças que experimentam um desenvolvimento saudável têm maior probabilidade de se envolverem ativamente na aprendizagem e alcançarem sucesso acadêmico.

É na infância, também, que são estabelecidas importantes bases para um futuro saudável. Além de ser um período crítico para o desenvolvimento cerebral, é nos primeiros anos de vida que se formam marcas na memória e nos comportamentos das pessoas.

Crianças que experimentam um desenvolvimento integral também são mais propensas a se tornarem adultos bem ajustados, cidadãos ativos, inovadores e responsáveis, com um potencial transformador da sociedade.

Assim, investir no desenvolvimento integral dos pequenos desde cedo não apenas beneficia cada criança, mas também contribui para a construção de relacionamentos mais saudáveis e sociedades mais sustentáveis, resilientes e equitativas no longo prazo.

 

Como promover o desenvolvimento cognitivo?

Agora que você sabe a importância desses aspectos do desenvolvimento, anote algumas formas de aprimorar os processos cognitivos:

 

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL 

Experiências sensoriais variadas, como brincar com texturas distintas, explorar cores e experimentar diferentes cheiros é muito produtivo para o desenvolvimento, principalmente na primeira infância.

 

JOGOS EDUCACIONAIS 

Atividades que promovam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a coordenação motora são muito bem-vindas. Jogos de tabuleiro, como o xadrez, estimulam fortemente a atenção, a memória e o raciocínio.

 

EXPLORAÇÃO ATIVA 

Muitas habilidades cognitivas são estimuladas com o auxílio da curiosidade e a exploração ativa. Faz bem para a criança investigar o ambiente, fazer perguntas e explorar conceitos como causa e efeito.

 

OPORTUNIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

As crianças podem ser desafiadas a solucionar problemas simples por meio de quebra-cabeças, enigmas ou situações do dia a dia que exigem pensamento crítico.

 

ESTIMULAÇÃO MUSICAL 

A exposição à música tem sido associada a benefícios cognitivos. Por isso, é interessante estimular a participação em atividades musicais como cantar, dançar e tocar instrumentos simples.

 

ESTIMULAÇÃO TECNOLÓGICA MODERADA 

As tecnologias digitais podem ser benéficas na infância, quando introduzidas de forma moderada e educativa. Existem aplicativos e jogos educativos que oferecem experiências ricas de aprendizado interativo.

 

Além dessas dicas, muitas abordagens e pesquisas, como a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, destacam a importância das interações sociais e culturais no desenvolvimento cognitivo. A inteligência e as habilidades mentais são vistas como algo construído em colaboração com os outros, em vez de algo inerente apenas ao indivíduo.

 

Como estimular o desenvolvimento emocional?

Uma parte muito importante do desenvolvimento emocional é o reconhecimento das emoções. Só a partir desse conhecimento é que as pessoas podem identificar e gerir diferentes sentimentos.

Portanto, é importante ajudar os pequenos a nomear suas emoções, mostrando que elas são normais e aceitáveis, o que ajuda a desenvolver uma compreensão saudável de diferentes estados emocionais. Mas precisamos mostrar às crianças que podemos controlar a forma como lidamos com esses estados.

Outras formas de promover esse desenvolvimento são:

 

👉ESTÍMULO À LEITURA E FILMES EDUCATIVOS 

Entrar em histórias e se identificar com as experiências de personagens que têm estilos de vida, contextos, perspectivas, personalidades e emoções diferentes é um excelente exercício para desenvolver a empatia. Por isso, vale a pena investir em livros e filmes com os pequenos.

 

👉CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE SEGURO 

Estabelecer uma relação sólida e baseada em diálogo com as crianças é importante para que elas sintam que podem expressar suas emoções sem medo de julgamento. Assim, começam a desenvolver a inteligência emocional.

 

👉INCENTIVO À AUTONOMIA 

Encoraje as crianças a tomar decisões e assumir responsabilidades apropriadas para a idade. Isso ajuda no desenvolvimento da autoconfiança e na capacidade de lidar com as próprias emoções.

 

👉EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS 

Promover o acesso a experiências diversas, como viagens, visitas a museus, passeios e esportes, é muito produtivo para que as visões de mundo se expandam e as crianças tenham vivências socioemocionais variadas, o que ajuda a desenvolver a forma de lidar com elas.

 

Diante desta leitura, você viu que as esferas do desenvolvimento cognitivo e emocional são fundamentais e estão interligadas a um complexo processo de crescimento e amadurecimento. Esses aprendizados continuam ao longo da vida, mas têm lugar de destaque na infância, fase que estabelece as bases para o futuro.

 

Você já conhecia esse assunto? O que você pensa sobre o desenvolvimento infantil em todos esses âmbitos? Deixe um comentário!

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar