A inteligência emocional no ambiente escolar é uma habilidade cada vez mais reconhecida como fundamental para o sucesso e o bem-estar pessoal e profissional nas instituições de ensino.
Ela se refere à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções próprias e dos outros. Isto é, ser capaz de utilizar esse conhecimento emocional de forma consciente e adaptativa.
A inteligência emocional na escola envolve a automotivação, o autocontrole, a empatia, a habilidade de se relacionar e a consciência emocional. Certamente, dimensões que viabilizam um ambiente escolar de bem-estar propício ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e da autonomia intelectual de crianças e adolescentes.
Basicamente, os cinco componentes propostos por Daniel Goleman, um renomado psicólogo, escritor e jornalista norte-americano amplamente conhecido por seu best-seller Inteligência Emocional, publicado em 1995.
Então, incorporar atitudes e abordagens que incentivam e promovem a inteligência emocional no ambiente escolar serve para construir relacionamentos mais satisfatórios. Como resultado, direção, coordenação, gestão escolar e corpo docente conseguem lidar de forma mais efetiva com as emoções (suas e do corpo discente).
A inteligência emocional no ambiente escolar, portanto, é uma habilidade valiosa e relevante para o desenvolvimento integral do ser humano.
Da mesma forma, como já vimos em blog posts anteriores (O que pessoas inteligentes falam e Entenda a diferença entre inteligência e sabedoria), pessoas que possuem inteligência emocional acima da média costumam expressar determinadas frases com frequência.
10 frases comuns quando a inteligência emocional no ambiente escolar é incentivada
Estas frases refletem uma maneira ideal para interpretar e lidar com as emoções e as interações sociais. Por isso, saber mais sobre inteligência emocional no ambiente escolar e compreender o sentido de cada uma delas é tão relevante para a educação.
Elas exemplificam o modo como a inteligência emocional no ambiente escolar influencia positivamente os indivíduos (educandos e educadores). Pois denota consciência emocional, habilidade de autorreflexão e capacidade de se relacionar de maneira saudável e empática.
Veja o que se pode concluir e perceber como valor nestas frases:
#1 “Compreender minhas emoções me ajuda a agir de forma mais consciente e assertiva.”
Pessoas emocionalmente inteligentes reconhecem a importância de compreender suas emoções para tomar decisões mais acertadas e evitar reações impulsivas. Sem dúvida, algo a perseguir de forma insistente e perseverante nas instituições de ensino.
#2 “Eu procuro aprender com as críticas e transformá-las em oportunidades de crescimento.”
Essa frase demonstra a habilidade de lidar com feedback de maneira construtiva, sem se deixar abalar emocionalmente, e utilizar as críticas como uma forma de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Do mesmo modo, uma prática didática necessária de inteligência emocional no ambiente escolar.
#3 “Eu me esforço para compreender as emoções dos outros e ser empático.”
Uma alta inteligência emocional no ambiente escolar, sem dúvida, valoriza a perspectiva e as emoções dos outros. Assim, compreender o próximo e oferecer apoio e compaixão quando necessário, certamente, é um dos caminhos para a extinção do bullying na escola, por exemplo.
#4 “Eu sei controlar o estresse e encontrar maneiras saudáveis de lidar com a pressão.”
Retrata a habilidade de gerenciar o estresse e evitar que ele afete negativamente o desempenho escolar e o bem-estar. Um bom nível de inteligência emocional no ambiente escolar, de fato, beneficia professores, estudantes e demais profissionais da educação. Pois, têm melhores condições de buscar estratégias saudáveis para lidar com a pressão, como a prática de exercícios físicos e atividades interessantes, divertidas e relaxantes, por exemplo.
Descubra mais nestas outras três frases comuns sobre inteligência emocional na escola:
#5 “Eu reconheço a importância da comunicação eficaz nas relações.”
Destaca a conscientização sobre a relevância de uma comunicação escolar completa, clara e assertiva para construir relacionamentos saudáveis e evitar mal-entendidos. Tanto na relação entre educadores e educandos, quanto na necessária conexão e proximidade entre escolas e famílias. Um belo exemplo de inteligência emocional no ambiente escolar.
#6 “Eu procuro encontrar soluções em vez de focar nos problemas.”
Quanto há um elevado nível de inteligência emocional na escola, também existe a capacidade de se concentrar em soluções e no enfrentamento positivo de desafios. Afinal de contas, o dia a dia de uma instituição de ensino é um constante exercício de resiliência e superação de obstáculos para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Então, ao invés de ficar preso nos problemas e nas adversidades, identificar alternativas e agir para a obter resultados positivos, sem dúvida, é o melhor caminho a percorrer.
#7 “Eu sei lidar com as emoções negativas de forma construtiva.”
Evidencia a habilidade de reconhecer e lidar com emoções negativas como, por exemplo, tristeza, raiva ou frustração, de maneira saudável e produtiva. Assim, se espera que os professores sejam capazes de, em situações como essa, utilizar de inteligência emocional no ambiente escolar para reprimir ou ignorar essas emoções. Sobretudo, porque elas podem levar a consequências prejudiciais. Por isso, o mais adequado é, de pronto, adotar estratégias adequadas para enfrentá-las.
Perceba o valor destas últimas três frases sobre inteligência emocional no ambiente escolar:
#8 “Eu busco manter um equilíbrio entre trabalho, escola e vida pessoal.”
Reflete a consciência da importância de equilibrar as demandas profissionais, escolares e pessoais. Profissionais da educação e estudantes emocionalmente inteligentes reconhecem que um bom equilíbrio contribui para a saúde mental e o bem-estar geral. O que, de fato, permite que sejam mais produtivos, ensinem e aprendam melhor e, principalmente, sejam mais felizes.
#9 “Eu valorizo a diversidade e o respeito às diferenças.”
Essa frase demonstra que, com inteligência emocional na escola, é possível reconhecer e valorizar a diversidade de perspectivas, culturas e experiências. Sem dúvida, uma qualidade extremamente desejada e necessária no ambiente escolar. Uma vez que as escolas devem ser espaços seguros e abertos ao entendimento das diferentes realidades. Com tecnologias e recursos capazes de incentivar as habilidades de comunicação intercultural e, ao mesmo tempo, promover um ambiente inclusivo e harmonioso.
#10 “Eu pratico a autocompaixão e o cuidado com o meu bem-estar.”
Uma frase poderosa, que reforça a importância de cuidar de si mesmo e desenvolver uma atitude de autocompaixão. Educandos que desenvolvem esse nível de inteligência emocional no ambiente escolar, certamente, são mais bem sucedidos. Pois, reconhecem que cuidar de sua própria saúde mental e emocional, assim como construir sua autonomia intelectual, é essencial para poder cuidar dos outros e enfrentar os desafios da vida de forma equilibrada e saudável.
📲Um superApp, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!
Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google