4 dicas para a avaliação da atividade pedagógica dos professores

Todos sabem que nem toda atividade pedagógica precisa ser escrita, de fato. No entanto, vivemos em uma sociedade extremamente grafocêntrica (centrada na escrita), em que os registros ainda são muito valorizados. E, por isso, é bastante comum que processos de aprendizagem, formas de pensar e estratégias sejam registradas.

Por esse motivo, de forma antecipada, avaliar a atividade pedagógica planejada é uma boa maneira de a gestão escolar se aproximar do trabalho do professor e orientá-lo quando for preciso.

Então, é sempre bom esclarecer o(s) motivo(s) para não autorizar uma atividade. Nesse sentido, o ideal é que isso ocorra frente a frente, em uma reunião com o educador.

Assim, a partir de cuidados como esses, é possível promover uma ação formativa e unir a equipe.

Confira neste blog post algumas dicas importantes para que você analisar a pertinência ou não da atividade pedagógica e de suas propostas.

Atividade pedagógica

1. Verifique a diagramação e a estética da atividade pedagógica

Avaliar a forma da atividade pedagógica impressa é fundamental. E, claro, se há espaço para a escrita do nome do aluno, da data e da turma, por exemplo.

Além disso, é superimportante conferir se há um espaço adequado para a realização das propostas (respostas, textos etc).

Uma dica é, sempre, avaliar se há o nome da instituição de ensinose não há a presença de desenhos estereotipados e, por fim, se não são muitas atividades em uma só folha.

Esses são detalhes importantes que garantem uma atividade pedagógica adequada e produtiva para os alunos.

2. Faça uma análise da concepção que fundamenta a atividade pedagógica

Nesse sentido, a primeira ação é verificar se a concepção que fundamenta a atividade é coerente com a proposta pedagógica da escola.

De acordo com a perspectiva socioconstrutivista interacionista de aprendizagem prevista no PPP (Projeto Político-Pedagógico), as atividades com treinos mecanizados, repetitivos e que não promovem a reflexão e interação dos alunos são pouco interessantes e, por isso, dispensáveis.

Nesse sentido, o ideal é aproveitar o tempo didático da melhor maneira possível, por meio de excelentes e colaborativas situações de aprendizagem.

Atividade pedagógica

3. Verifique quais são os aspectos analisados na atividade pedagógica

É fundamental verificar se o propósito da atividade está claro e coerente com o plano de ensino.

Nessa etapa, também é preciso verificar se a atividade atende, de fato, ao objetivo para o qual foi proposta. Em casos de obras de arte, de textos ou de diferentes imagens, por exemplo, é importante checar se existem referências.

4. Analise o nível de aprendizagem

Analisar também se a proposta está de acordo com o nível da turma também é preciso. Como também investigar se o professor previu variações para os ritmos e saberes diferentes dos estudantes.

Afinal, o que se espera é que o professor promova a participação e a inclusão de todos os alunos da sala de aula.

Uma boa forma de realizar essa análise é através de perguntas como:

• Todas as atividades devem ser escritas?

• Como elas estão sendo trabalhadas em sala de aula?

• Os alunos estão muito tempo enfileirados ou sentados?

• Quais as maneiras de variar e dinamizar o dia a dia e a organização da turma?

Por fim, é preciso lembrar, ainda, da importância do uso da tecnologia e de jogos, dentre outras excelentes ferramentas e formas de aprendizagem.

Como você pôde perceber, as atividades pedagógicas são essenciais para o desenvolvimento do aluno. Por isso, avaliar a atividade pedagógica é tão relevante.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola: