fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

O que pessoas inteligentes falam?

Pessoas inteligentes falam coisas semelhantes

Ser uma pessoa inteligente não significa ser um gênio da física ou um expert em ciência da computação, por exemplo. Pessoas inteligentes são aquelas que buscam aprender mais sobre os assuntos que lhes despertam a curiosidade. Além disso, sempre que se fala sobre pessoas inteligentes, duas características são citadas como qualidades distintivas:

> são sedentas por conhecimento, e

> buscam ser emocionalmente equilibradas.

O que pessoas inteligentes dizem com frequência

Sobre pessoas inteligentes, existe algo bastante intrigante: é possível observar a utilização de frases comuns e constantes em seus discursos e falas. O que, de fato, nos leva a refletir para além da inteligência e avançar rumo à sabedoria.

Nesse sentido, aqueles que têm um conjunto de conhecimentos significativos captam com mais facilidade e entendem a essência e o porquê dessas frases serem tão poderosas.

Mas, ser uma pessoa inteligente não é apenas dominar a matemática ou a filosofia. Acima de tudo, é conseguir dar sentido prático ao conjunto de conhecimentos absorvidos e se tornar uma pessoa melhor e mais bem capaz de lidar com a vida e o mundo.

Falar sobre pessoas inteligentes é dizer que têm uma sede insaciável de conhecimento, combinada com uma incrível estabilidade emocional. São aqueles indivíduos que não se deixam abalar por trivialidades, mentiras ou intimidações. Aqueles que conquistam um nível de paz espiritual, que os impulsiona a alcançar os objetivos que desejam.

Frases que pessoas inteligentes dizem com frequência

Se você deseja conhecer algumas das frases que se repetem na boca de pessoas inteligentes, continue a ler, pois, revelaremos algumas delas. Certamente, exemplos admiráveis! Tanto pela simplicidade, quanto pelo alcance e profundidade.

Esteja preparado para enriquecer seu vocabulário e desvendar um pouco desse universo de inteligência e sabedoria que, de fato, é acessível a todos. Vamos lá!

Gostaria de falar e compartilhar algo?

#1 Gostaria de falar e compartilhar mais alguma coisa?

Uma pessoa inteligente nunca prolonga uma discussão sem fundamentos. Pelo contrário! Elas até perguntam se há mais algo a ser adicionado para encerrar o assunto de uma vez por todas. Assim, com essa abordagem, é comum observar como pessoas inteligentes são eficientes em desarmar os ânimos e finalizar uma discussão.

Essa frase é utilizada por pessoas inteligentes para encerrar discussões sem prolongar conflitos desnecessários. De fato, uma demonstração da capacidade de compreender o ponto de vista do outro e estar disposto a ouvir. Essa frase demonstra a habilidade de criar um ambiente de comunicação empático e inclusivo.

Compreender e escutar o outro

#2 Eu compreendo.

Apenas os ignorantes são incapazes de compreender um ponto de vista divergente. Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões. E, ao mesmo tempo, revela sua abertura a novas ideias, sem demasiado apego às próprias crenças. Então, além de empatia, demonstra respeito e capacidade de reconhecer e validar as emoções e experiências de outros indivíduos.

Humildade para admitir os erros

#3 Admito meu erro.

Nesse aspecto, somente pessoas inteligentes, com um QI (quociente de inteligência) acima da média, conseguem se destacar. Somente aquelas que possuem evolução pessoal, humildade e, acima de tudo, inteligência emocional, são capazes de reconhecer seus erros e buscar melhorar.

Demonstra a maturidade e a inteligência emocional de alguém disposto a, de fato, reconhecer suas falhas e buscar maneiras de evoluir. Certamente, outra característica marcante de pessoas inteligentes relacionada ao anseio por crescimento pessoal e à capacidade de aprender com os erros. O que, sem dúvida, fortalece a confiança e a conexão emocional com os outros.

Não desperdiçar tempo e energia

#4 Certo. Mas, como isso agrega valor?

Em primeiro lugar, essa frase mostra a habilidade em incentivar a reflexão crítica e construtiva. Ela indica o interesse não apenas nos fatos ou informações em si, mas também no impacto emocional e social dessas informações.

Contudo, também evidencia um forte anseio comum a pessoas inteligentes: não desperdiçar tempo em discussões que não agregam nada. Portanto, é bastante comum ouvi-las dizer essa frase característica e questionar se a atenção e o tempo destinado a uma conversa ou debate valem a pena.

Ao bem avaliar a validade de determinados assuntos, pessoas inteligentes mostram discernimento e habilidade para não se envolverem em discussões sem propósito ou que não contribuem para o crescimento pessoal ou coletivo. Afinal, elas priorizam a busca por informações relevantes e construtivas e, especialmente, a economia de dois valiosos recursos: tempo e energia.

Pessoas inteligentes buscam evoluir e se aprimorar, sempre

#5 Como posso me aprimorar?

Este é outro exemplo admirável, pois, fica claro que estamos falando de indivíduos que não se acomodam e estão sempre em busca de progredir. Sem dúvida, revela um alto nível de consciência emocional. Assim, como bônus, ainda evitam conflitos e situações inconvenientes.

Pessoas inteligentes estão sempre dispostas a se aprimorar. Seja através do feedback de outras pessoas, da aquisição de novos conhecimentos ou como resultado do desenvolvimento de habilidades. Essa busca contínua pelo crescimento pessoal é um traço característico de pessoas inteligentes.

Pessoas inteligentes gostam de ouvir as opiniões dos outros

#6 Gostaria de ouvir sua opinião.

Essa frase demonstra a valorização das emoções e perspectivas do outro. Ela incentiva a expressão emocional e o respeito pela diversidade de opiniões, promovendo um senso de pertencimento, validação emocional e uma conexão mais profunda com o próximo.

Por fim, alguém com um QI mais elevado aprecia receber feedback construtivo. Dessa forma, pessoas inteligentes conseguem moldar novas ideias e evoluir ainda mais. Também, é uma demonstração de humildade intelectual e abertura para diferentes pontos de vista. Pessoas inteligentes valorizam a troca de ideias e reconhecem que o diálogo pode levar a novas descobertas e perspectivas diferenciais e vantajosas.

Indivíduos distintos podem ser pessoas inteligentes

Simplicidade de alto impacto

Embora simples, essas frases têm alto impacto no dia a dia e nas relações pessoais e profissionais.

Sobretudo, demonstram que a inteligência engloba uma série de habilidades e competências socioemocionais bastante valorizadas. Também, que pessoas inteligentes têm capacidades que vão muito além da matemática ou filosofia, por exemplo.

O que, de fato, valida a compreensão do conceito de inteligências múltiplas, uma teoria do renomado psicólogo e educador Howard Gardner.

Segundo ele, o entendimento sobre inteligência se amplia quando reconhece que indivíduos com habilidades distintas e em diferentes contextos ou áreas de expertise e de atuação podem ser considerados pessoas inteligentes.

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar