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O seu negócio é a sua marca: como construir de forma intencional a reputação da sua escola

Reputação da sua escola

Para a reputação da sua escola, de nada adianta uma linda estrutura, um ensino incrível e professores maravilhosos se ninguém sabe o que é feito internamente

Como consultora de negócios tenho visto muitos clientes com um produto ou serviço maravilhoso, mas com problemas de vendas pela falta de comunicação. Porém, o oposto também é verdadeiro. Produtos e serviços muito ruins que faturam muito em razão de sua comunicação.

Em uma era digital, em que todas as informações estão a um clique de distância, não é mais aceitável uma instituição de ensino não estar nas redes sociais ou utilizando as ferramentas do marketing digital.

Como essa mudança tecnológica aconteceu de forma muito “rápida”, as organizações mais tradicionais estão lutando para se adaptar. Nesse momento, surge a questão: Como devo me comunicar corretamente? Para responder essa pergunta vou apresentar a metodologia de trabalho que adoto na E2B Company.

Qualquer negócio ou organização que deseja construir uma reputação sólida e duradoura deve adotar o branding (estratégia de gestão da marca). O objetivo final é tornar a marca reconhecida pelo seu público e valorizada.

Quanto melhor o negócio estiver estruturado no que tange a propósito, missão, visão e valores, bem como a clareza quanto aos objetivos estratégicos, mais eficiente se torna a estratégia da marca em todos os seus pontos de contato.

Um modelo de gestão estratégico para construir a reputação da sua escola

Em minha empresa, compreendemos o branding como um modelo de gestão. Logo, os desdobramentos da marca são considerados desde a origem da estratégia do negócio. Afinal, seu negócio é a sua marca!

Enquanto o negócio diz respeito ao produto ou serviço, clientes, concorrência, fornecedores, receitas e despesas, a marca leva em consideração o sentimento dos consumidores, do público e a reputação da empresa.

Assim como as pessoas, as empresas também possuem personalidade e comportamento próprios. Que se desdobram em sua cultura organizacional, metodologia, forma de ensino e comunicação.

Pense no seguinte exemplo: o outdoor da escola descreve uma instituição alegre e amorosa. Porém, logo na portaria, a pessoa responsável pela recepção das crianças é extremamente carrancuda e desrespeitosa. Qual a mensagem que foi passada? Qual o sentimento desses pais e familiares? Será que eles se sentem seguros ao deixar seu filho na escola?

A reputação da sua escola com base em valores cristãos

Isso porque, quando falamos de escolas cristãs os valores se sobressaem, visto que o grande diferencial é o fato de ser regida por princípios bíblicos. Portanto, quando entendemos que seu negócio é sua marca, o ponto principal a ser levantado é que a essência da sua marca reflete sua real personalidade e crença. Lembrando que sua escola é única e não precisa agir como todas as outras.

Vale lembrar que o conjunto de pessoas (diretores, colaboradores, alunos e pais) é único. Sua localização é única. Da mesma forma, a sua mensagem é única e precisa ser compartilhada com seus clientes e público em geral, através de uma experiência fluida que gere um sentimento de segurança e confiança.

Afinal, quanto mais alinhada for a comunicação com a efetiva entrega de valor e experiência do cliente, mais segurança os pais terão ao deixar seus filhos em sua escola.

Esse alinhamento é tão poderoso que os clientes passam a se tornar verdadeiros “fãs” da escola e, consequentemente, passam a indicá-la aos seus amigos, familiares e conhecidos. Em termos de custo para aquisição de clientes, sem dúvida, a indicação é a forma mais eficaz e menos onerosa de obter novos alunos.

Reputação da sua escola

Os gestores escolares precisam tomar para si determinadas funções

Por esse motivo, não compactuo com a ideia de o gestor deixar o cargo de uma agência de marketing e estratégia de comunicação de sua empresa para segundo plano. Pois a comunicação é o ponto de contato do seu público com a sua instituição. E, de fato, precisa ser direcionada pelo gestor para o alcance de seus objetivos de negócio e de marca.

Lembrando que a comunicação interna também é de extrema relevância. Sugiro que a escola use oportunidades com eventos, recados na agenda dos alunos e panfletos para reforçar seus valores e crenças, gerando conexão com seus alunos e pais.

Vale lembrar que vivemos em uma era que relacionamentos são a chave para o sucesso. Portanto, crie maneiras eficazes de se comunicar com todos os seus stakeholders, através de uma mensagem clara e única.

A reputação de uma escola é construída com alguns pilares e um dos mais relevantes é a comunicação, interna ou externa, nos ambientes digital e presencial.

Encantar os pais ajuda a vender a escola

A relevância da construção de uma comunidade no ambiente de educação

Outro fato importante para fazer a gestão da sua marca é a construção de um senso de comunidade. Uma marca forte pode unificar alunos, pais e membros da comunidade em torno de uma missão compartilhada. Certamente, isso pode ajudar a criar um ambiente mais positivo e colaborativo para todos os envolvidos.

Pode-se concluir que uma boa estratégia de negócios alinhada à estratégia de marca é capaz de construir uma reputação sólida e duradoura que irá beneficiar seus alunos, pais e comunidade em geral. E mais do que isso: permitirá à escola crescer em estrutura e faturamento.

Mas para que isso se torne uma realidade, de forma sólida e durável, é essencial que seja desenvolvida a mentalidade de empreendedor. Ou seja, enxergar a escola como uma marca, um verdadeiro negócio.

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Esse texto foi escrito pela Revista Veredas, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

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