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Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

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Um 2024 com energias renovadas e muita tecnologia e inovação

O ano está por terminar e, certamente, suscita uma série bastante diversa de reflexões. Nesse sentido, há poucos dias, publiquei artigo no Portal Conteúdo Aberto, mantido por um dos maiores ecossistemas de soluções educacionais do Brasil e nossa grande parceira, a FTD Educação. Nele, compartilho uma reflexão sobre como é oportuno terminar o ano com energias renovadas.

Agora, a leitura do noticiário nacional permite inferir que começar 2024 com energias renovadas também é relevante e significativo. Afinal, há muito a ser feito. E, o novo ano letivo é uma nova oportunidade para superar desafios e construir uma Educação de qualidade e mais inclusiva, capaz de atender às necessidades de crianças e adolescentes.

As manchetes que escolhemos como demonstrativas das últimas três semanas, certamente, traduzem isso: energias renovadas para 2024. Curiosidade e protagonismo, mais tecnologia, inovação e muita criatividade, entre outros elementos, são características presentes nas tendências pedagógicas para 2024.

Da mesma forma, continuamos com conteúdos inspirados e inspiracionais que revelam amor pela Educação, que é um diferencial que possibilita superar obstáculos e ultrapassar fronteiras.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras com energias renovadas. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Porvir

E se a turma fizesse um robô que desse orientações aos alunos? Essa seria uma ideia relativamente simples, não fosse o fato de a sugestão ter partido de uma turminha com apenas 5 anos de idade. Na Educação Infantil, pensar em projetos que envolvem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), exige dos professores imaginação, criatividade e que estejam atentos às vontades e ao que os estudantes têm para oferecer.

G1

Como tendência de negócios, importante competência para ambientes coletivos ou mesmo desenvolvimento pessoal, a criatividade é constantemente requisitada, buscada ou vista como diferencial. Porém, diferente de conhecimentos aprendidos em cursos específicos e aplicados, ela é transversal, ou seja, é comum e necessária a todas as áreas. Valorizada em quaisquer segmentos, precisa ser estimulada de maneira contínua e, também, com estratégia.

O Povo

O ano letivo de 2023 está acabando e, com isso, é hora de reavaliar se as estratégias traçadas para este período alcançaram o seu objetivo. E mais, traçar novos planos de aprendizagem para 2024, visando as modificações no ensino motivadas pela tecnologia e inovação que, segundo Christine Lourenço, diretora pedagógica do Grupo Salta Educação (escola de educação básica brasileira), serão a base para as tendências pedagógicas no próximo ano.

G1

Admissões em universidades do exterior sempre foram o sonho da estudante Nicolly Alves, de 19 anos, moradora de Diadema, Grande São Paulo. O que parecia ser distante no começo do Ensino Médio se tornou hiper-realista neste ano. Nicolly, que estudou em escola particular, foi admitida em 9 instituições de ensino dos Estados Unidos, uma na Itália e outra na Coreia do Sul. Dentre elas, a escolhida foi a Whittier College, localizada na Califórnia, EUA. Ao G1, a Whittier College confirmou a aprovação da jovem.

G1

Aos 42 anos, Roberto de Carvalho, popularmente conhecido como Beto, tem conquistado a internet com seus vídeos em formato de “quis”, em que interage com o público nas ruas e faz perguntas de conhecimento gerais. O morador de Limeira (SP) conta de seu fascínio por educação e a vontade de transmitir o que aprende. O vídeo mais visualizado é um em que pergunta para seus entrevistados: “Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é chamado de…?”. Entre os 11 participantes, dez respondem “carioca”, mas a resposta correta é “fluminense”. O conteúdo soma quase 15 milhões de visualizações.

CNN

No Brasil, menos da metade dos estudantes de 15 anos de idade conseguiu atingir um nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências, de acordo com os resultados obtidos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Apesar do baixo desempenho, a pontuação dos alunos brasileiros nas disciplinas avaliadas teve pouca variação. Os dados foram divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e são referentes ao ano passado.

Agência Senado

O Brasil cumpriu total ou parcialmente 32 das 37 estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o fomento da qualidade da Educação Básica. A conclusão é da Comissão de Educação (CE), que aprovou o relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre a avaliação dessa política pública. A parlamentar, que propôs a meta 7 do PNE como política pública a ser acompanhada pela CE, listou 60 recomendações para a elaboração do próximo plano — com vigência entre 2024 e 2034.

Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino a distância (EaD) e planeja outras mudanças nos cursos de formação de professores on-line. Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais que, em novembro, tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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