GUIA PARA INCLUSÃO

A inclusão de verdade acontece quando os estudantes interagem e se respeitam mutuamente. Por isso, o ambiente escolar deve ser favorável à diversidade e à inclusão. As escolas têm de ser espaços comprometidos com o respeito e com as boas práticas que promovem a inclusão em sala de aula.

Nesse sentido, é preciso desapegar de visões preconceituosas e entender que a Educação é um direito de todos. Existem diversas maneiras de trabalhar a inclusão, porém, para que sejam efetivas, o educador precisa ser exemplo.

Este conteúdo formativo foi originalmente publicado no Portal Conteúdo Aberto, da nossa parceira FTD Educação.

Por FTD Educação

Guia para Inclusão: promovendo a educação inclusiva para todos

Por uma Educação cada vez mais inclusiva foi lançado um Guia para Inclusão e realizada uma live para discutir a formação de professores e as práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino como direito de todos.

Frente às rápidas mudanças pelas quais nossa sociedade está passando, e ao cenário atual da Educação, podemos afirmar que o índice referente aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista ou altas habilidades matriculados em classes comuns tem aumentado.

A fim de tornar as escolas e as salas de aulas ambientes cada vez mais inclusivos, a FTD lançou pelo ambiente digital iônica, o Guia para Inclusão, um manual para professores, responsáveis e comunidade escolar, com conceitos e práticas úteis para o processo de inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência.

Guia para Inclusão por uma educação inclusiva para todos

O Guia para Inclusão reúne diversos materiais que buscam, por meio de linguagens diferentes, atualizar o leitor sobre o universo da inclusão e fazê-lo refletir sobre o cotidiano das pessoas com deficiência.

O Guia para Inclusão é dividido em 5 unidades, cada um correspondendo a um pilar da Educação Inclusiva:

Guia para Inclusão por uma educação inclusiva para todos

Para aprofundar ainda mais esse assunto tão importante, foi realizada uma live com os educadores Paulo Lima e Regiane Ruivo, que discutem a formação de professores e as práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino como direito de todos.

Assista à conversa completa:

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: