Memória escolar

Por Revista Veredas

A História é diferente da memória. Falar da História é reconstituir e dar um sentido às ações passadas a partir de documentos com critérios teóricos e metodológicos. Já a Memória é aquele ato pessoal e/ou coletivo de lembrar do passado – sendo um elemento que faz parte da escrita da História, como a memória escolar, por exemplo.

Memória escolar: cultura organizacional, imagem e a marca institucional

Trabalhar a História da sua escola possui várias utilidades, desde as ligadas à comunicação, às relações públicas, passando pela gestão da informação e do conhecimento, e assessora na relação com pais, alunos e com a sociedade, bem como no suporte à gestão e ao ensino.

Pensando em uma aplicação da História Empresarial ao universo educacional, poderíamos perceber várias utilizações e resultados relevantes. O mais importante é ter, ao final, o mapa da cultura da escola. O gestor terá um campo de oportunidades que, se bem trabalhado, tem o potencial de gerar vantagens competitivas e de expor a marca da instituição com foco de ser referência. Algumas aplicações da memória escolar podem ser possíveis e é sobre elas que falaremos a seguir.

Gestão escolar

O foco na memória dos processos pedagógicos influencia na tomada de decisão.

O histórico da memória escolar permite uma gestão da informação e do conhecimento auxiliando na construção de um processo de gestão mais assertivo.

Relação ensino-aprendizado

Ter consciência do perfil sociocultural da comunidade acadêmica reduz ao máximo os ruídos na ministração de conteúdo.

Nesse sentido, com a memória escolar, ocorre a junção dos interesses pedagógicos da escola com o público-alvo atingido. Isso orienta a abordagem e os recursos do professor em sala de aula.

Relação com os pais e a sociedade

Compreendendo a cultura da escola, ela pode desenvolver uma carta de valores que, por sua vez, baliza as expectativas dos pais quanto ao ambiente de ensino de seus filhos, bem como aponta os deveres deles para com a escola.

A transparência nos papéis pode ser um objetivo de imagem e reputação a ser alcançado por meio da memória escolar, posicionando sua percepção junto à sociedade.

Memória escolar: cultura organizacional, imagem e a marca institucional

Relação com os alunos

Com base na memória escolar e nessa mesma cultura e carta de valores, a escola tem parâmetros para trabalhar a relação com os alunos, no campo interpessoal e institucional, com reflexos no aprendizado, bem como no suporte psicológico.

O comportamento é um elemento em constante transformação. Se a escola souber a cultura e o consumo simbólico juvenil de seus alunos, ela conseguirá intervir de forma pedagógica mais eficaz.

Marketing

As mídias digitais permitem a produção de conteúdo próprio para uso no processo de ensino, como a memória escolar, por exemplo. O que, de fato, ganha potencial para ser comercializado como ferramenta didática e/ou paradidática, podendo vir a ser centro de lucro. Algo similar às apostilas vendidas pelas grandes redes de ensino, bem como o uso de plataformas educacionais para reforço escolar e uso de metodologias ativas, por exemplo.

Comunicação

Todo negócio necessita de uma boa estratégia integrada de comunicação. O uso da memória escolar pode ter lugar na construção de algumas peças para falar com públicos específicos, como, por exemplo, os pais que foram ex-alunos, por meio de redes sociais. É um vasto campo para o uso do Marketing de Conteúdo.

A História e a memória escolar de uma instituição devem ser valorizadas e vistas prioritariamente como ativos intelectuais diariamente à disposição dos tomadores de decisão. Elas são recursos interdisciplinares que, quando bem geridas, sem dúvida, tornam-se ferramentas eficazes de uma gestão para resultados.

Dessa forma, a memória escolar ajuda a traduzir os dados internos e externos (matrículas, evasão e indicadores de desempenho educacionais externos) em cultura e identidades.

Você conhece os serviços da PROSPECTA para escolas cristãs?

Porque conhecemos bem a dificuldade para o gestor escolar nesta área, montamos um projeto que supre as principais necessidades de marketing e comunicação. Pensado exclusivamente para instituições com até 500 alunos, principalmente.

Uma solução completa para pequenas escolas. Portanto, financeiramente acessível, com grande entrega de serviços e que tem feito a diferença em diversas escolas: o Projeto de Marketing Compartilhado Prospecta.

Fale conosco agora mesmo! Agende uma apresentação sem compromisso:

E-mail comercial@prospectaeducacional.com.br

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

Esse texto foi escrito pela Revista Veredas, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Revista Veredas,

www.revistaveredas.com.br