Ansiedade e nervosismo no Enem

Enem: como controlar e evitar ansiedade e nervosismo🥵

Você já se imaginou na pele de um aluno prestes a encarar uma das provas mais importantes de sua vida? O Enem está aí! Se você é diretora, gestor ou professora, certamente, já deve estar sentido os alunos mais inquietos e inseguros. A pressão é palpável e, sem dúvida, com ela vêm a ansiedade e o nervosismo, reflexo da proximidade das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro de 2023.

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

Ansiedade e nervosismo, com toda a certeza, podem prejudicar o desempenho dos estudantes no Enem, afetando seu raciocínio, concentração e confiança. Portanto, é papel da escola apoiar seus alunos com estratégias eficazes para controlar e evitar esses sentimentos, para que alcancem todo o seu potencial durante as provas. Afinal, o sucesso no Enem pode abrir portas para um futuro promissor.

Por isso, o superApp Diário Escola compartilha algumas superdicas para auxiliar direção, gestão escolar e professores de nossas escolas parceiras a ajudar seus alunos nessa jornada.🚀

Então, aproveite ao máximo essas dicas e boa leitura! 🥰

Respire e relaxe

1️⃣Respiração e relaxamento

Ensine técnicas de respiração profunda e relaxamento muscular, por exemplo, para acalmar a mente. Práticas simples, como respirar fundo e soltar o ar lentamente, de fato, podem reduzir a ansiedade e o nervosismo com o Enem.

2️⃣Foco no preparo para o Enem

Reforce que a preparação é a chave do sucesso no Enem. Portanto, incentive os alunos a revisar seus estudos de forma organizada, confiando no esforço que dedicaram ao longo do ano.

3️⃣Estabelecer metas realistas

Ajude os alunos a definirem metas alcançáveis para o Enem. Nesse sentido, ressalte que o importante é fazer o melhor possível. Em seguida, trabalhe a confiança e os auxilie na hora de estudar e tirar dúvidas.

4️⃣Faça simulados do Enem

Organize sessões de simulados para familiarizar os alunos com o formato das provas e, como resultado, reduzir a ansiedade com o desconhecido. Certamente, isso aumenta a confiança e a segurança na hora do exame do Enem.

5️⃣Alimentação e sono adequados

Eduque sobre a importância de uma boa alimentação e sono adequados nos dias que antecedem as provas do Enem. Por isso, comer alimentos saudáveis, ingerir bastante água e dormir bem contribui para a saúde física e emocional. Com toda a certeza, estar bem alimentado e com o sono em dia garantirá melhor performance nas provas.

6️⃣Exercícios e atividades relaxantes contra a ansiedade e o nervosismo no Enem

Incentive a prática de atividades físicas e relaxantes, como yoga, meditação ou caminhadas, por exemplo, para liberar o estresse acumulado e manter a mente equilibrada. Esportes são uma grande pedida, pois a produção de endorfinas os ajudará a equilibrar a pressão e a ansiedade, aumentando a autoconfiança.

Expresse sentimentos

7️⃣Expressar sentimentos

Ainda, estimule os alunos a compartilharem seus sentimentos e ansiedades em relação às provas do Enem. Seja em conversas individuais ou em grupos, isso pode aliviar a pressão emocional e, também, promover o apoio mútuo.

8️⃣Revisar e tirar dúvidas para o Enem

Às vésperas do Enem, tudo o que precisava ser estudado, com toda a certeza, já deve ter sido visto. Nesse sentido, o momento é apenas para revisões e tirar dúvidas. Por isso, mantenha o foco na saúde física e o amplie nas questões emocionais e mentais dos educandos.

LEMBRE-SE👉 O papel da escola não é apenas educar, mas também apoiar emocionalmente os estudantes para que enfrentem com confiança e serenidade o Enem. Sem dúvida, um marco significativo na jornada educacional de milhares de estudantes. 💪✨ Ajude seus alunos a controlar a ansiedade e o nervosismo causados pela proximidade das provas do Enem.

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: