5 dicas para o crescimento da escola

Crescimento da escola

Crescer é preciso! Mesmo que seja complexo, é a única alternativa em tempos de crise. Por isso, o superApp Diário Escola apresenta 5 dicas para planejar e garantir o crescimento de sua escola.

Inicialmente, após dois anos em regime remoto e híbrido de ensino, resta uma certeza: é impossível avançar com as mesmas práticas e processos anteriores à covid-19.

Então, para que as escolas particulares voltem a crescer, o planejamento e o trabalho devem começar agora.

Aprendizados para o pós-pandemia

E, por mais que muitos não gostem de ouvir, a pandemia renovou um ensinamento de gestão básico e fundamental: é preciso fazer mais e melhor com menos.

Afinal de contas, escolas particulares são, sim, empresas. Por isso, precisam ser produtivas, rentáveis, lucrativas e garantir a sustentabilidade e o crescimento do modelo de negócio educacional.

Crescimento da escola

Gestão e tecnologia ajudam a determinar se a escola ganha, empata ou perde dinheiro

De forma pragmática, quero reforçar o caráter empresarial das instituições de ensino. Lembrar que é fundamental saber se a escola está ganhando, empatando ou perdendo dinheiro.

E o período é o ideal. As escolas precisam aproveitar o final do primeiro semestre, para corrigir ou impulsionar processos de gestão e consolidar a retomada do crescimento.

O empreendimento educacional demanda processos administrativos, do mesmo modo que empresas de outros setores econômicos – planejamentoorganizaçãogestão e controle do ciclo administrativo.

Por isso, é preciso averiguar se o ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e agir) foi realizado de acordo ou precisa de ajustes. Os objetivos são a melhoria contínuaa busca por produtividade, rentabilidade e lucratividade.

Planejar e garantir o crescimento da escola

De uma forma ou outra, para planejar e garantir o crescimento da escola, é preciso conhecer seu público e estabelecer uma comunicação efetiva e próxima. Nunca se deve subestimar os canais digitais próprios (site e super aplicativo de comunicação com agenda digital escolar). Afinal, são canais sobre os quais as instituições de ensino têm o total controle.

Controlar as finanças é fundamental. Não só para decidir por melhores formas de investir, como também para coibir a inadimplência.

Voltamos à comunicação e à promoção da escola. Só que, agora, para fora, com o propósito de captar alunos. Ela deve fazer uso de outros canais digitais, como redes sociais e meios digitais de comunicação (e-mails, SMS, newsletter, por exemplo).

Acima de tudo, a ideia é, por meio da inteligência em conteúdo e posicionamento, despertar o interesse por sua escola. E, assim, atingir um novo público. O que permitirá sucesso em campanhas de matrículas e de rematrículas.

5 dicas para planejar e garantir o crescimento da escola

#1 Fazer pesquisa de satisfação e saber o que se passa na escola

Processos de melhoria contínua e concorrência exigem grande conhecimento sobre o próprio negócio, sobre o mercado e conhecer a percepção dos públicos envolvidos. Para dar conta dessa demanda, uma ferramenta estratégica é a pesquisa de satisfaçãoContinue lendo, acesse o blog post completo e aprenda a fazer uma pesquisa de satisfação escolar.

#2 Comunicação contra a inadimplência

poder de negociação das escolas foi posto à prova durante a pandemia. Por mais que as instituições de ensino tenham flexibilizado o pagamento das mensalidades, a inadimplência é uma realidade. Contudo, existem práticas totalmente desaconselháveis. Descubra quais são elas. Clique aqui e acesse o blog post completo.

#3 Promover a escola

Ninguém procura nem compra o que não conhece. Por isso, é fundamental divulgar a escola em seus canais digitais. Especialmente, para evidenciar qualidades, vantagens e benefícios, é essencial divulgar a escola em seus canais digitais. Principalmente, diferenciais e o que de melhor sua instituição de ensino tem a oferecer. Para gerar um grande diferencial para a escolha da escola e obter resultados que impulsionam o crescimento do negócio educacionalé imprescindível divulgar a escola em seus canais digitais.

Clique aqui e descubra mais conteúdos sobre como divulgar a escola em seus canais digitais.

#4 Reter e captar alunos

Reter alunos e garantir rematrículas em sua escola é tão ou mais importante do que captar novos estudantes. A lógica por trás dessa afirmação é simples: de que adiantacaptar alunos com eficiência e rapidez se sua escola não conseguir mantê-los? Outra forma de reter e captar alunos é por meio da qualidade da infraestrutura escolar. Clique nos links acima e acesse os materiais completos.

#5 Fazer o plano de matrículas e rematrículas

Você já planejou como garantir as matrículas e rematrículas em sua escola? Ainda não? Então, sinto em dizer, mas você está atrasada! Acesse os links e saiba como a tecnologia pode ajudar sua escola a reter e captar novos alunos. Assim, para começar o ano da melhor forma possível, veja como garantir as matrículas e rematrículas, com assinatura digital para contrato escolar.