Sistema de avaliação eficiente

Como fazer um sistema de avaliação eficiente?

Sistema de avaliação da aprendizagem

Entre idas e vindas, entre abre e fecha, entre flexibiliza e endurece, os sistemas de controle e prevenção contra o novo coronavírus atrapalharam bastante o início do ano letivo 2021. No entanto, agora, ao final do mês de maio, já cumprimos com o bimestre e o trimestre. Portanto, é hora de colocar em prática o sistema de avaliação adotado pelas instituições de ensino e analisar o desempenho escolar dos estudantes.

Provavelmente, não fosse a pandemia, nem estaria falando sobre a eficiência do sistema de avaliação escolar. Contudo, com todos os obstáculos e desafios impostos pela covid-19 e com as diferentes peculiaridades das modalidades de ensino possíveis (remota, presencial ou híbrida), virou um assunto bastante relevante para o momento.

Afinal, como é que a gestão escolar e pedagógica das instituições de ensino realizará essa importante etapa do processo de ensino-aprendizagem? Ainda mais: qual sistema de avaliação é o mais correto ou mais adequado a esse tempo de pandemia?

Qual sistema de avaliação adotar?

Como resultado da crise sanitária, há o consenso de que o sistema de avaliação deve ser múltiplo, variado e, até, um tanto subjetivo. Isto é, os instrumentos de avaliação usuais (provas, testes etc.), neste momento, não dão conta da adequada avaliação escolar.

Em princípio, o ideal é fundamentar a famosa nota e conceito em uma multiplicidade de critérios. Sem dúvida, o momento exige extrapolar o lugar-comum e adotar estratégias que tornem o mais eficiente possível o sistema de avaliação adotado em cada instituição de ensino.

Quais são os sistemas de avaliação possíveis?

De fato, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96 artigos 1º e artigo 24 – inciso V), há a previsão de três dos quatro principais sistemas de avaliação da aprendizagem:

Em conclusão, diferentes sistemas de avaliação de desempenho escolar geram diferentes resultados. Todavia, não significa que são excludentes. Ao contrário, a melhor eficiência ocorre com a utilização de forma complementar.

Acima de tudo, esse é um assunto relevante, interessante e atual. Por isso, nos próximos blog posts irei aprofundar a questão da avaliação da aprendizagem por meio dos sistemas de avaliação escolar.

Enfim, veja mais e melhores dados e informações sobre o significado prático da avaliação educacional como instrumento do desenvolvimento: