Desafios pós-pandemia: recompor e acelerar o ensino e a aprendizagem
Após dois anos, a pandemia ainda causa transtornos e danos. Na área educacional, os desafios pós-pandemia se concentram em recompor e acelerar os processos de ensino e de aprendizagem.
Com toda a certeza, superá-los pressupõe o comprometimento de toda a comunidade escolar para salvaguardar o presente e o futuro dos alunos pós-pandemia.
Por isso, escolas, famílias, profissionais da educação e alunos precisam unir esforços. A despeito da complexidade do impacto e dos prejuízos da pandemia na educação, o foco é recompor os processos de ensino e acelerar os de aprendizagem.
Os desafios pós-pandemia precisam ser enfrentados
Para além das questões formais, tecnológicas e pedagógicas, hoje, o fechamento das escolas por mais tempo que o necessário cobra um alto preço: a saúde mental e socioemocional dos alunos pós-pandemia.
Esse, o maior, dentre os desafios pós-pandemia. Afinal de contas, quando uma avaliação aponta que dois em cada três estudantes apresentam sintomas de depressão e ansiedade, é demais. Sob qualquer aspecto ou circunstância!
Esse foi o resultado de avaliação dos estudantes de São Paulo, realizada em conjunto pela secretaria de Educação de SP e o Instituto Ayrton Senna.
Abaixo, leia a transcrição dos dois primeiros parágrafos de matéria sobre os desafios pós-pandemia no site do Instituto Ayrton Senna.
“Dois de cada três estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual relatam sintomas de depressão e ansiedade. Foi o que apontou a Avaliação do Futuro, mapeamento realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna. O estudo contou com a participação de 642 mil alunos no âmbito do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
O estudo permitiu analisar a evolução do desenvolvimento de competências socioemocionais, saúde mental e violência no contexto da pandemia. Do grupo avaliado, um em cada três estudantes afirmou ter dificuldades para se concentrar no que é proposto em sala de aula. Outros 18,8%, relataram se sentir esgotados e sob pressão. Enquanto 18,1% disseram perder o sono por conta das preocupações e 13,6% afirmaram a perda de confiança em si, o que são considerados sintomas de transtornos de ansiedade e depressão.”
Bem-estar estudantil: o maior dos desafios pós-pandemia
Os impactos e reflexos da pandemia, com toda a certeza, atingem toda comunidade escolar. Contudo, são os alunos pós-pandemia que demandam maior atenção de escolas e famílias.
Nesse sentido, o ano letivo de 2022 deverá ser marcado por esforços para superar os desafios pós-pandemia por meio de estratégias de acolhimento, de empatia e de atenção à qualidade das relações socioemocionais entre alunos e professores, escolas e famílias.
Por certo, que recompor o ensino e acelerar a aprendizagem é prioritário. Contudo, esses processos serão mais eficazes e efetivos após as questões socioemocionais serem enfrentadas e resolvidas.
Enfim, a vontade de aprender, de participar e de interagir no ambiente escolar e na retomada da escolarização em regime presencial é um processo complexo e um dos desafios pós-pandemia mais urgentes.
Alunos pós-pandemia: um desafio para escolas e famílias
Por isso, a primeira live de 2022 do superApp Diário Escola, no dia 26 de maio de 2022, às 19 horas, é sobre alunos pós-pandemia.
Para explicar e tornar mais compreensível as nuances envolvidas nessa questão, o superApp Diário Escola convidou a psicóloga e psicanalista Luciana Pavão Kroeff.
Sócia-fundadora da Instituição Psicanalítica Constructo e vice-presidente do Instituto Geração Tricolor, irá compartilhar seus conhecimentos e vivências.
Enfim, a proposta da live Alunos pós-pandemia é conversar, esclarecer,
responder e enfrentar questões como:
- Quais são os reflexos da pandemia nos seus alunos?
- O significado e os impactos da pandemia para crianças e adolescentes.
- Quais as transformações e as implicações do isolamento para os jovens?
- Na retomada da escolarização no ambiente escolar, como melhorar o comportamento em sala de aula?
- Como acolher e auxiliar os alunos pós-pandemia?
Também, você pode deixar uma pergunta para que a psicóloga e psicanalista Luciana Pavão Kroeff a responda durante a live Alunos pós-pandemia, no dia 26 de maio de 2022, a partir das 19 horas. CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR COM A LIVE E, TAMBÉM, FAZER UMA PERGUNTA PARA A DRA. LUCIANA!
Depois da live, o superApp Diário Escola distribuirá gratuitamente um material especial para escolas parceiras e inscritos na live.
Garanta sua inscrição na live
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A LIVE ALUNOS PÓS-PANDEMIA!
Então, não esqueça de anotar em sua agenda e reservar o final de tarde do dia 26 de maio, às 19 horas, para saber mais sobre pandemia e o comportamento dos estudantes.