Férias do meio do ano: hora de reorganizar a escola
Quando chegam as férias do meio do ano, também chega a hora de reorganizar a escola. Alunos e professores se ausentam do ambiente escolar para curtir o merecido descanso. Afinal, ninguém é de ferro.
No entanto, as escolas não ficam vazias. Existe vida e rotina escolar durante as férias de inverno! Os protagonistas são os gestores escolares, que aproveitam o recesso de mestres e educandos para, literalmente, botar a escola em dia. Afinal, nas férias do meio do ano é hora de reorganizar a escola.
Como reorganizar a escola nas férias de inverno?
Com toda a certeza, essa é a pergunta número um nessa época: as férias do meio do ano. Não menos importantes, essas outras questões andam juntas: O que fazer? Iniciar por onde? Dá para fazer tudo que precisa ser feito?
Com o propósito de contribuir, Diário Escola, a melhor agenda digital de comunicação escolar do Brasil, trás 10 SUPERDICAS! Assim, os gestores escolares podem aproveitar bem as férias de julho e deixar o espaço escolar pronto para o retorno de alunos e professores.
1. Organizar a escola e arrumar as salas. A sua, primeiro!
De fato, todas as salas precisam ser revisadas e arrumadas. A sua, inclusive. As salas destinadas à gestão são campeãs em acumular material e papelada. A hora é agora! Descarte o que for possível, separe o que pode ficar armazenado em outro espaço e organize o que for importante e indispensável. Pronto, vamos adiante!
2. Momento de reavaliação de processos e rotinas
Inegavelmente, todo ano, os gestores das escolas têm um planejamento estratégico e operacional a seguir. Rotinas e processos que devem ser seguidos e cumpridos. No entanto, sabemos que o dia a dia cobra o seu preço e põe em risco metas e objetivos preestabelecidos. Esse é o momento de reavaliar e replanejar as atividades importantes e fundamentais a serem executadas no segundo semestre. Mãos à obra!
3. Vistorias e reparos. Agora ou nunca!
Sem dúvida, as escolas têm uma série de espaços e salas que precisam e devem passar por vistorias e reparos. No corre-corre do ano letivo e com a presença de alunos e professores, muitas vezes, fica impraticável fazer o que precisa ser feito. Aproveite ao máximo esse momento de recesso!
Nesse meio tempo, tire pelo menos uma manhã ou uma tarde para essa importante tarefa. No segundo semestre temos muitos feriados nacionais, além dos feriados locais e regionais.
Dias letivos…
Será que sua escola não será afetada por eles e conseguirá cumprir com os 200 dias letivos exigidos? Os dias de aula, provas e conselhos de classe estão corretamente planejados? É rápido, fácil e de grande importância rever o calendário escolar.
5. Burocracia nem sempre é ruim para organizar a escola
Assim sendo, existe toda uma burocracia que é do bem para reorganizar a escola! Esse é o momento de organizar, planilhar e conferir se os dados, notas, frequências estão correta e devidamente anotadas. Não deixe pendências para o final do ano…
6. Avalie os resultados
Acima de tudo, esse é um bom momento para reavaliar expectativas, analisar e avaliar resultados e avanços pedagógicos das turmas e alunos. Tire um tempo para planejar quais ações, atividades ou procedimentos serão necessários para mitigar ou evitar as dificuldades apresentadas no primeiro semestre.
7. Cuidado com a evasão
Ao mesmo tempo, preste atenção na frequência e no absenteísmo escolar. Nas últimas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, infelizmente, é comum o abandono dos estudos. Não apenas avalie as faltas, mas aproveite para cumprir com sua obrigação constitucional sobre o absenteísmo escolar.
Não esqueça!
Se acaso detectar algum aluno com problemas de frequência, use o recesso para entrar em contato com ele e com a sua família. Sempre há tempo de retomar os estudos e não perder o ano.
8. Olhe para dentro quando reorganizar a escola
Em outras palavras, aproveite o ambiente tranquilo e olhe para si. Faça uma autoavaliação! O planejamento está sendo cumprido? Objetivos e metas estão sob controle? Estou rendendo e desempenhando adequadamente? O que fazer para melhorar? O que precisa ser corrigido? Esse é um bom momento para avaliar o todo e as partes.
9. Segurança em primeiro lugar
Mesmo que as atividades não cessem durante as férias escolares do meio do ano, em alguns dias ou finais de semana a escola poderá ficar completamente vazia. Se você não conta com um serviço de segurança e zeladoria, não esqueça de conferir os registros de água e gás, fechar todos os acessos e portões e de apagar as luzes.
10. Receba bem a todos na volta das férias
Finalmente, além dos professores e dos alunos que frequentaram todo o primeiro semestre, sempre existe a possibilidade da contratação de novos funcionários, a rotatividade de professores e a transferência de novos alunos. Se prepare para receber bem todos e facilitar o processo de integração de todos com a comunidade escolar.
Tudo pronto ao reorganizar a escola durante as férias de inverno?
Por fim, e depois de tudo isso para reorganizar a escola, as férias de inverno estarão no final, com certeza. Durante as férias do meio do ano e na hora de reorganizar a escola, se achar que não conseguirá fazer tudo, priorize!
E, também, descanse!
É sério: arranje uns dias ou algumas horas por dia para relaxar. Afinal, ninguém é de ferro! Os gestores precisam voltar com as baterias recarregadas ao máximo para dar conta de todo o segundo semestre.
Conheça o Diário Escola para organizar a escola
Surpreendentemente moderna e sustentável. Assim é a melhor agenda digital de comunicação escolar do Brasil. Por isso ela é uma poderosa aliada para instituir a necessária e efetiva comunicação entre as escolas e as famílias. Por meio da tecnologia de agenda escolar digital fica estabelecida a proximidade e promovida a participação ativa dos pais e responsáveis.
Imprescindível até nas férias de inverno e na hora de reorganizar a escola…
Além disso, o aplicativo Diário Escola é acessível, direto, seguro e com serviços que facilitam e organizam a rotina nas instituições de ensino. Por consequência, o app de agenda digital é rápido, fácil e totalmente eficiente. Inclusive, nas férias do meio do ano, na hora de reorganizar a escola. Com ele, são implementadas ferramentas facilitadoras e efetivas para o processo digital de comunicação escolar.
E o melhor: com toda a segurança e muitas outras funcionalidades que vêm auxiliar a gestão escolar. Sua escola pode até não ter percebido, ainda, mas precisa do aplicativo de agenda digital Diário Escola.