4 ideias de projetos estudantis usando o Google For Education

Você provavelmente já sabe disso, mas o Google for Education é muito mais do que um local para armazenar arquivos on-line. Ele compreende um conjunto de ferramentas de criação versáteis, muitas das quais, de fato, executam funções semelhantes às utilizadas em outros ambientes e aplicativos digitais.

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

É como diz o próprio Google: “as ferramentas do Google for Education trabalham juntas para transformar o ensino e a aprendizagem, permitindo que cada aluno e educador alcance o seu potencial máximo👍

Isso engloba, o Google Documentos, um programa de processamento de texto semelhante ao Microsoft Word. Também, o Google Apresentações, comparável ao PowerPoint. Assim como o Google Formulários, uma ferramenta de criação de pesquisas semelhante ao SurveyMonkey, facilitando a elaboração de formulários e questionários diversos.

Embora existam outras ferramentas no Google for Education, essas três são especialmente úteis para desenvolver projetos academicamente robustos.

Se a sua escola utiliza o Google for Education ou, pelo menos, concede acesso ao Google Drive para seus alunos, é provável que eles já estejam usando essas ferramentas para redigir trabalhos ou criar apresentações.

No entanto, há outros projetos que podem estar realizando e que talvez você não tenha considerado. Por isso, elenquei 4 ótimas ideias de projetos estudantis utilizando o Google for Education.

Ideias de projetos estudantis usando o Google for Education

1️⃣Bibliografia Anotada com o Google for Education

Nos últimos anos do Ensino Médio e na faculdade, os alunos frequentemente precisam elaborar uma bibliografia anotada. Isto é, uma lista de recursos que não apenas inclui as informações bibliográficas de cada fonte, mas também um pequeno parágrafo resumindo o recurso e refletindo sobre sua utilidade para determinado projeto.

Uma bibliografia anotada geralmente é exigida como parte de um trabalho de pesquisa mais extenso. No entanto, pode ser uma tarefa isolada para treinamento e prática com as ferramentas de pesquisa do Google Documentos. Uma estratégia relevante para a aprendizagem, uma vez que elas permitem que os alunos localizem, leiam e citem suas fontes em um só lugar.

2️⃣Formulário de Feedback com o Google for Education

Solicite aos alunos que forneçam feedback sobre apresentações, discursos e vídeos uns dos outros usando o Google Formulários. Cada aluno cria seu formulário, solicitando o tipo de feedback desejado sobre o projeto. À medida que os outros alunos visualizam o projeto, são direcionados a um formulário para oferecer elogios ou críticas construtivas.

Dessa maneira, o criador do formulário pode usar esses comentários para aprimorar o projeto. Os alunos podem até usar o feedback para escrever uma reflexão sobre o processo após a conclusão do projeto.

3️⃣História Colaborativa com o Google for Education

Como o Google Documentos é baseado em nuvem, vários estudantes podem colaborar e trabalhar juntos em um projeto ao mesmo tempo. Seja uma história, um roteiro para uma peça ou outro projeto de redação em grupo, por exemplo.

Da mesma forma, eles podem utilizar os recursos de comentários para dar feedback uns aos outros e tomar decisões colaborativas. Como os alunos podem trabalhar em qualquer lugar com conexão à internet, a colaboração não fica limitada ao horário escolar. Assim, cada membro do grupo pode contribuir quando tiver disponibilidade.

4️⃣Quiosque de Museus com o Google for Education

Imagine aprimorar projetos de feiras de ciências com uma exibição de vídeo em loop, proporcionando ao público informações visuais e textuais nítidas sobre o tema escolhido. Ou pense um show de arte com uma apresentação informativa ao lado da exposição de arte, compartilhando a história por trás da peça e fotos do trabalho em andamento.

Isso é possível e fácil no Google Apresentações! De fato, basta criar uma apresentação de slides e usar o recurso Publicar na Web para criar uma apresentação que avança automaticamente, sem a necessidade de um apresentador.

Veja a apresentação de slides sobre Recifes de Coral do Brasil que criei para demonstrar essa ferramenta. Clique aqui para ver o projeto.

Esperamos que essas sugestões tenham sido úteis e que inspirem ainda mais ideias de projetos estudantis usando o Google for Education! Caso considere que essas dicas possam beneficiar outras pessoas, por favor, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais ou envie para um colega.

Por fim, celebramos a parceria entre o superApp Diário Escola e o Google for Education, proporcionando oportunidades inovadoras de aprendizagem para alunos e múltiplas soluções para educadores e gestores de nossas mais de 850 escolas parceiras.

e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: