Vantagens e utilidade de uma pesquisa de satisfação na escola

Por que fazer uma pesquisa de satisfação na escola, quais vantagens e utilidade? Você, diretora, diretor, gestora e gestor escolar, sabe responder a essa pergunta?

Tenho certeza que sim! Afinal, a primeira vantagem e utilidade de uma pesquisa de satisfação na escola, quando bem planejada e executada, é que ela beneficia tanto quem pergunta quanto quem responde.

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

Sobretudo, a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo exige que a gestão escolar conheça a percepção dos públicos envolvidos para implementar processos de melhoria contínua que permitam atender expectativas e, ao mesmo tempo, oferecer educação de qualidade.

Por isso, ao identificar pontos fortes e fracos, a pesquisa de satisfação na escola é uma ferramenta estratégica para melhorar a experiência educacional.

Utilidades e vantagens

Utilidade e vantagens de uma pesquisa de satisfação na escola

Acima de tudo, a utilidade primeira de uma pesquisa de satisfação na escola é identificar problemas, deficiências e/ou ameaças em tempo de corrigi-las e minimizá-las.

Certamente, uma pesquisa de satisfação na escola funciona muito bem para conhecer a percepção dos públicos estratégicos sobre as experiências que têm com a instituição de ensino.

De fato, é uma ferramenta bastante útil para que a direção compreenda o que pais, alunos, professores, profissionais da educação e demais públicos de interesse pensam e sentem em relação à escola.

Além disso, mais uma vantagem de conhecer as expectativas de seus públicos é que fica mais fácil e assertivo decidir por estratégias e processos de melhoria contínua que proporcionem educação de qualidade e melhorem a experiência educacional.

Outra vantagem e utilidade decorrentes de uma pesquisa de satisfação na escola, certamente, é a possibilidade de atuar para consolidar a reputação da instituição de ensino no seu mercado.

Atenção máxima à satisfação na escola

Dê atenção máxima à satisfação dos públicos estratégicos

A gestão escolar precisa estar atenta à satisfação da comunidade escolar e trabalhar para proporcionar experiências excepcionais a pais, responsáveis, alunos, o corpo docente e os demais profissionais da educação. Especialmente, porque são os melhores promotores das escolas.

Esses públicos estratégicos, quando têm boas experiências, têm o poder de compartilhar e multiplicar impressões positivas. De fato, quando isso ocorre, a imagem e a marca da escola se consolidam e ajudam a construir uma sólida reputação.

Em contrapartida, quando a experiência é negativa, os resultados podem ser devastadores, e abalar gravemente a imagem e reputação das escolas.

Por isso, a promoção de uma experiência educacional de alta qualidade deve ser uma prioridade para a gestão escolar. Principalmente, porque quando otimizada, essa experiência se transforma em uma vantagem competitiva e impulsiona o crescimento sustentável.

Pesquisa de satisfação na escola

Qualidades de uma boa pesquisa de satisfação na escola

LEMBRE-SE👉 Uma pesquisa de satisfação na escola só é uma ferramenta poderosa quando bem planejada e executada adequadamente. 💪✨

#1 Boas perguntas trazem boas respostas

Em primeiro lugar, planejar e formular boas perguntas sobre a satisfação escolar é fundamental. Afinal, é a partir das respostas que as escolas poderão estabelecer estratégias assertivas e eficientes para agir e atender demandas e sugestões.

#2 A tecnologia é o melhor meio para a pesquisa de satisfação na escola

Com toda a certeza, uma das soluções que agiliza e facilita a realização de uma pesquisa de satisfação na escola é a tecnologia. Sobretudo, como meio, ela é especialmente eficaz para garantir a espontaneidade, em decorrência da impessoalidade.

Pesquisa de satisfação na escola

#3 Aplicar a pesquisa de satisfação na escola

Na hora de aplicar, com a tecnologia disponível no superApp Diário Escola, por exemplo, basta um clique para enviar a pesquisa de satisfação na escola a todos os públicos envolvidos.

#4 Analisar, mensurar e compartilhar dados

Como resultado, o processo final de uma pesquisa de satisfação na escola é a análise e o cruzamento dos dados, que auxiliará a direção na gestão escolar.

Por fim, é altamente recomendável compartilhar resultados e informar as providências que serão adotadas, decorrentes da pesquisa de satisfação na escola.

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: