Comunicação Escolar

Comunicação Escolar: por que melhorar?

Comunicação Escolar

Por que melhorar a comunicação escolar?

Ora, parece uma pergunta simples e apenas retórica, não é? Mas ela tem fundamento, sentido e importância mais complexos à comunicação escolar do que a primeira leitura sugere.

A comunicação, desde sempre, tem por base o envio e a recepção de uma mensagem. Dessa forma, é uma ferramenta social constituinte da humanidade como tal.

É um instrumento de interação, integração e troca entre as pessoas em qualquer área de atuação humana. E, também, vetor importante ao desenvolvimento pessoal e global.

Entender e se fazer entender, sem dúvida, são premissas básicas da comunicação cada vez mais relevantes no século XXI, não só para as pessoas, mas também, para as organizações.

A forma e os meios como nos comunicamos passou a ser um indicador importante e ferramenta essencial para o sucesso e a expansão das organizações e instituições de ensino. Sobretudo, em um cenário social, político e econômico em constante mutação que acirra a competitividade e a concorrência.

Então, se não for por outro motivo que a busca por crescer, desenvolver e expandir de forma sustentável, pela excelência, pela melhoria contínua ou pela perpetuidade do negócio, a gestão escolar tem na comunicação escolar uma ferramenta estratégica para referendar essas demandas e, ainda, usufruir de um diferencial competitivo frente à concorrência.

Efetiva e profissional

Nesse sentido, para atender à demanda de pais e responsáveis, a primeira melhoria e ação de gestão, certamente, foi abolir a agenda em papel e migrar para uma agenda escolar digital. E, não para uma agenda digital qualquer, mas para a melhor agenda de comunicação escolar do Brasil, o Diário Escola.

Ferramenta também conhecida como agenda escolar on-line, nosso aplicativo vai além e oferece serviços que auxiliam na gestão escolar com naturalidade e intuitividade para toda a equipe, segurança e eficiência na transmissão das informações e mensagens entre pais e escola.

Diário Escola é, hoje, o aplicativo destaque frente à comunidade escolar. Afinal, proporciona uma comunicação fácil, direta, segura e serviços que facilitam e organizam a rotina nas instituições de ensino.

Tudo com muita efetividade e interatividade para minimizar os problemas com a comunicação escolar.

Em um só aplicativo, as escolas têm todas as funcionalidades de que precisam. Além disso, o melhor é que podem ser customizadas para atender as necessidades de cada instituição de ensino:

• Diário das rotinas

• Recados

• Eventos

• Medicamentos

• Mural

• Relatórios pedagógicos

• Boletim

• Controle de chegadas e saídas

• Emissão de boletos

• Controle de inadimplência

• Emissão de notas fiscais.

Problemas na comunicação escolar

Problemas acontecem… O papel do gestor escolar, portanto, é atuar de forma a mitiga-los e até evitá-los.

Por sua efetividade, a tranquilidade e a segurança de saber que informações e mensagens foram entregues e lidas por pais e responsáveis. Por isso, Diário Escola é uma poderosa ferramenta e grande aliada contra os problemas na comunicação escolar.

Eis alguns aspectos e vetores da comunicação escolar que apresentam grande frequência e recorrência de problemas ou falhas, mas que, no entanto, podem e devem ser minimizados e até evitados com a utilização da ferramenta correta, a melhor agenda de comunicação escolar do Brasil:

• Recados sem resposta ou nunca entregues.

• Quórum de pais e responsáveis em reuniões pré-agendadas.

• Integração e acompanhamento da rotina escolar e do desempenho dos alunos.

• Dificuldade de contato com pais e responsáveis.

• Comunicação interna eficiente entre a equipe escolar.

• Grande desperdício de tempo e energia em tarefas repetitivas que deveriam ser automatizadas.

• Controle total da comunicação pelos gestores (interna e externa).

• Mensuração de dados, estatísticas e indicadores de comunicação.

• Transparência na relação com pais e responsáveis.

Sem dúvida, o aplicativo de comunicação escolar que leva a escola até no nome está pronto para aproximar as famílias da educação formal de seus filhos, possibilitando que pais e responsáveis estejam presentes, sempre.

Diário Escola, portanto, tem as melhores condições de entregar às escolas uma forma eficiente, inovadora, interativa e sustentável de criar integração com as famílias. Um valor e um propósito vantajosos e necessários não só ao sucesso dos alunos, mas também das instituições de ensino.