Vou ser direta e objetiva: a gestão escolar profissional precisa da tecnologia para o desenvolvimento sustentável e estratégico do negócio educacional. Dito isso, fica claro que é a gestão escolar profissional que sabe definir e determinar quais tecnologias são imprescindíveis para o bom funcionamento das escolas.
Então, responder à pergunta original (Com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?) depende de cada cenário e do estágio profissional da gestão escolar.
Afinal de contas, uma gestão escolar profissional precisa entender e conhecer todas as demandas e necessidades de sua instituição de ensino para poder ir ao mercado escolher e decidir pelas mais eficientes, eficazes, efetivas e econômicas tecnologias.
O que já vimos até agora e que a gestão escolar profissional precisa levar em consideração?
Por certo, a gestão escolar profissional precisa conhecer cada área e setor para compreender a escola como um todo. Isto é, saber quais são as necessidades e particularidades existentes para otimizar processos e atingir os melhores resultados possíveis a partir dos recursos disponíveis.
Por isso, como vimos nos três blog posts anteriores (Com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?, De quantos softwares precisa a nova gestão escolar? e O que a tecnologia tem a oferecer à gestão de escolas?), os gestores escolares profissionais devem:
- Considerar e atender aos sete pilares da moderna gestão escolar. (parte 1)
- Potencializar e otimizar o empreendimento educacional mediante a adoção das mais adequadas tecnologias. (parte 2)
- Compreender como a tecnologia pode e deve ser estratégica em auxiliar os processos da gestão escolar profissional a serem eficientes, eficazes e efetivos. (parte 3)
- Definir e determinar as melhores e mais econômicas tecnologias a serem incorporadas ao dia a dia da gestão escolar profissional. (parte 4)
Quanto as tecnologias disponíveis no mercado têm a oferecer à gestão escolar?
Muito! Bastante! Enormemente! Demais! E, isso, para dizer o mínimo…
Inegavelmente, a tecnologia é, sim, indispensável e indissociável da moderna gestão escolar profissional e da educação de qualidade.
Já, disse, mas tenho de repetir: ela é, cada vez mais, imprescindível para o modelo de negócio educacional, para os profissionais da educação, para os alunos, para pais e responsáveis e, principalmente, para a gestão escolar profissional.
De fato, a responsabilidade da gestão escolar profissional é conhecer profundamente sua escola e seus processos para conseguir definir e determinar quais são as tecnologias disponíveis mais eficientes, estratégicas e econômicas para o contexto e as possibilidades de sua instituição de ensino.
A gestão escolar profissional deve fazer somar as novas tecnologias
Como assim, fazer somar? Parece complicado, mas é supersimples, na verdade. Especialmente no contexto de pandemia, a tecnologia, além de aliada, é um grande diferencial frente à concorrência.
A integração da tecnologia aos processos educacionais, pedagógicos, financeiros, de logística e de gestão de pessoas agiliza o dia a dia da gestão escolar profissional.
O que permite focar na sustentabilidade econômica e na saúde financeira, bem como organizar, planejar e decidir pelo melhor futuro das instituições de ensino.
Dessa maneira, a tecnologia consegue ser efetiva e um importante ativo da escola para a gestão escolar profissional, para os profissionais da educação, para os alunos e para as famílias.
Agora, sim! De quantos softwares a moderna gestão escolar precisa?
Por mais que eu tenha me esforçado, não consegui…
Já no primeiro blog post eu respondi à pergunta original: com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar? Embora eu tenha tentado fingir não ter respondido, não me aguentei. Entreguei o ouro no penúltimo parágrafo: “Todavia, asseguro, não é uma resposta óbvia. Em princípio, devem ser tantos quantos forem necessários para dar conta de todas as demandas dos muitos processos envolvidos em cada um dos sete pilares da gestão escolar moderna”.
Para me redimir, vou escrever um último blog post com as dicas definitivas e práticas com potencial para revolucionar o dia a dia da gestão escolar profissional.