Tecnologia e a gestão de escolas

O que a tecnologia tem a oferecer à gestão de escolas?

Gestão de escolas e a tecnologia

Em primeiro lugar, nesse blog post, trago mais informações sobre o que a tecnologia tem a oferecer à gestão de escolas. De forma clara e objetiva, pretendo elencar as funcionalidades e tecnologias importantes aos processos de profissionalização da gestão de escolas.

Depois, queria dizer que nos dirigimos para o final dessa série de blog posts. Nesse e no próximo texto, creio, conseguirei responder à pergunta inicial: Com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?

Afinal, o que a tecnologia tem a oferecer à gestão de escolas?

É provável que o segundo blog post (De quantos softwares precisa a nova gestão escolar?) venha a ser um dos mais lidos da sequência sobre o que a tecnologia tem a oferecer para a gestão de escolas. Já que temos um conteúdo que considero bem importante.

Não apenas porque assinala os benefícios diretos da tecnologia no desempenho da administração e da gestão de escolas:

• Otimizar a tomada de decisões.

• Controlar eficientemente as finanças.

• Diminuir a inadimplência e a evasão escolar.

• Melhorar o desempenho na retenção e na captação de alunos.

• Aumentar a produtividade dos profissionais da educação.

Como também por especificar cinco importantes aspectos que a gestão de escolas deve considerar ao escolher quantos e decidir quais softwares são necessários para administrar uma instituição de ensino:

1. Analisar, ponderar e escalonar necessidades e demandas.

2. Preferir soluções on-line, disponíveis em cloud.

3. Avaliar séria e objetivamente a relação entre os custos e os benefícios.

4. Pesquisar e decidir por empresas que garantam suporte de qualidade.

5. Priorizar a segurança de dados, principalmente em função da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Quais funcionalidades a tecnologia deve oferecer à gestão de escolas?

Conforme prometi, serei clara e objetiva ao listar as indispensáveis funcionalidades que a tecnologia deve oferecer à gestão de escolas.

Sem dúvida alguma, a tecnologia à serviço da gestão de escolas gera benefícios e representa uma série de vantagens para a equipe de gestão. Principalmente, quando consegue abranger os principais pilares da nova gestão de escolas.

Tecnologia e a gestão de escolas

DIGITALIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS

Como resultado, a expressiva redução da “papelada” elimina boa parte dos custos com impressão, por exemplo, e diminui sensivelmente a burocracia.

INTEGRAÇÃO COMPLETA DA COMUNIDADE ESCOLAR

Com toda a certeza, integrar e aproximar a comunidade escolar passa pela efetiva gestão da comunicação. O que, de fato, melhora e amplia o alcance dos processos de atendimento e da troca de informações, conteúdos, mensagens, lembretes e comunicados.

OTIMIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLAS E FAMÍLIAS

Surpreendentemente, esse aspecto da contribuição da tecnologia com a gestão de escolas é essencial para a tomada de decisões e para o negócio educacional. A aplicação de soluções efetivas e alternativas inovadoras geram benefícios e vantagens desde o controle da inadimplência até a manutenção e captação de alunos e todos os processos envolvidos nessas atividades.

MAIOR EFICIÊNCIA E AGILIDADE NA GESTÃO PEDAGÓGICA E ACADÊMICA

De maneira idêntica, o acompanhamento do desempenho individual de alunos e docentes e/ou de turmas torna-se possível e facilitado com apenas poucos cliques. Bem como a estruturação do projeto pedagógico e os processos de ensino-aprendizagem. A tecnologia permite o controle total sobre o calendário acadêmico, turmas, registros de atividades, de toda a estrutura curricular dentre outras atividades e processos.

Enfim, a tecnologia é, sim, indispensável e indissociável da moderna gestão de escolas e da educação de qualidade.

Em outras palavras, passou a ser imprescindível para a educação de qualidade pela qual as instituições de ensino trabalham e a qual estudantes e famílias anseiam.

Sobretudo, quando a tecnologia consegue atender com efetividade a todas essas quatro áreas, ela passa a ser um ativo importante para a gestão de escolas, para os professores, para os estudantes e para as famílias.

Raquel, de novo, não vais responder quantos softwares a moderna gestão de escolas precisa?

Eventualmente, nesses três blog posts, eu já respondi à pergunta original: com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?

Embora, ainda não de forma explícita. Contudo, já vimos que precisaremos de alguns para que a gestão de escolas leve a bom termo a administração das instituições de ensino.

Ao mesmo tempo, conseguimos diminuir um pouco essa conta. Ainda mais se existirem no mercado, por exemplo, softwares que consigam dar conta de cada uma dessas quatro áreas, por exemplo.

Mas, aí, já é o assunto do próximo blog post. A fim de chegar a uma resposta para a pergunta-chave desta sequência, ainda vamos, juntos, analisar o quanto a tecnologia disponível no mercado brasileiro tem a oferecer à gestão de escolas.