ClipagemDE - O dia a dia da escola com mais informação, por Rak Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

O dia a dia da escola com mais informação

A clipagemDE é mais uma forma do superApp de educação Diário Escola colaborar com o dia a dia das escolas parceiras. Notícias interessantes e relevantes para as gestoras e os gestores escolares, que sempre buscam mais informações, conhecimentos e aprendizagens.

Avancei sobre a questão do número de softwares e tecnologias necessárias para a gestão escolar levar à bom termo a administração das instituições de ensino. No superBlog Diário Escola, além da primeira parte (Com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?), temos já mais dois blog posts sobre a questão.

Chegamos à metade do ano e a educação continua ocupando grande espaço no noticiário brasileiro. No entanto, muito mais como uma reflexão do que propriamente por notícias factuais.

Isto é, fica evidente a preocupação e as análises sobre a educação em tempos de pandemia e já com projeções para o pós-pandemia. Contudo, na prática, o dia a dia de alunos, professores e escolas continua, principalmente, de forma remota.

A despeito de autorizado em 26 dos 27 estados da Federação, a escolarização em regime de ensino presencial ganha consistência apenas na rede privada de ensino. Em contraste, com relação ao ensino público, o contrário é regra: a maioria dos estados ainda não autorizou a retomada presencial da escolarização.

O segundo semestre de 2021 se apresenta com a perspectiva de maior ênfase ao presencial do que ao remoto. Embora, perceba-se essa tendência, não altera o que já se consolidou: o ensino híbrido veio para ficar. É, de fato, a modalidade de ensino predominante agora, durante a pandemia, e, ao que tudo indica, no pós-pandemia.

Além disso, temos o Enem que está encerrando as inscrições e já gera especulações sobre o possível tema da redação. Também, a sempre presente tecnologia e a diferença (positiva) que gera, de forma democrática, para todos.

E, o homeschooling, continua sob análise e discussão…

Uma ótima semana, com muita saúde e realizações.

Caso você tenha alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar com a clipagemDE, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

superBlog Diário Escola

Tantos quantos forem necessários para dar conta de todas as demandas dos muitos processos envolvidos em cada um dos sete pilares da gestão escolar.

superBlog Diário Escola

A tecnologia é indispensável e indissociável da gestão de escolas e da educação de qualidade que os colégios buscam e as famílias anseiam.

Gazeta do Povo

As escolas brasileiras ficaram fechadas desde o início da pandemia da Covid-19 até o último trimestre de 2020, e a educação remota permaneceu por meses como a única modalidade de ensino a que se tinha acesso.

Aqui Notícias

Secretário prevê para setembro a volta obrigatória das escolas abertas, durante a pandemia, ele tem sido a voz que mais defende o retorno presencial, até nas fases críticas.

Gazeta do Povo

(…) a nova metodologia trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. As transformações na estrutura do Ensino Médio têm como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

UOL Educação

Os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmaram hoje que as pastas discutiram a criação de um protocolo de segurança contra a covid-19 estabelecendo regras para o retorno das aulas presenciais no país.

Veja

(…) A OCDE faz isso para os países-membros e para os que participam do Pisa, como é o caso do Brasil. Relatórios como este trazem contribuições importantes para aprofundar o debate sobre o tema.

Guia do Estudante

O Enem finaliza suas inscrições em 14/07, como em todo ano, as especulações sobre o tema da proposta de redação do Enem já começaram.

Educa Tech

De acordo com dados disponibilizados pelo DataSenado, 32,4 milhões de alunos da educação básica e superior obtiveram contato com o ensino a distância (EAD) no último ano.

UOL Educação

Aumenta o fosso entre os alunos das escolas públicas e privadas – e a razão é uma só: as escolas privadas têm pressão para continuar a ensinar. Já nas públicas a pressão é muito menor. A pressão ou falta dela não explica tudo, mas explica a maior parte.

G1

Em entrevista à equipe do Profissão Repórter, que mostrou os bastidores do projeto de lei para regulamentar o ensino domiciliar no Brasil, Milton Ribeiro disse que seu olhar sobre o tema é técnico: “É uma pauta de educação.”