Contratação de professores

Contratação de professores e condução de entrevistas

Contratação de professores: o papel do gestor escolar na seleção dos profissionais

O termo “educação” não deveria precisar de qualquer complemento, pois é amplo, complexo e completo em seu significado. Entretanto, pelo menos no Brasil, ainda é necessário associá-lo a outras expressões que cumprem a função de categorizá-lo. Há escolas que oferecem uma educação de excelência ou de qualidade, outras estão na média, pois atendem os principais requisitos. Assim como existem as que, por inúmeras razões, proporcionam uma educação insuficiente e até deficiente.

Os medidores do nível de excelência, nesse caso, são muitos, claro. Porém, um dos mais relevantes passa pelo fator humano: a contratação de professores. Por mais infraestrutura física e tecnológica que um estabelecimento de ensino possua, a sua gestão, de fato, é feita por pessoas. E, são esses gestores que escolhem os personagens principais, que fazem toda a engrenagem pedagógica funcionar: os professores.

"Um dos fatores que mais influenciam em uma educação de qualidade, certamente, é a qualidade dos profissionais que trabalham com os alunos. A função do gestor no momento da contratação de professores bem formados e preparados carrega consigo muita responsabilidade."

É fundamental, então, que a contratação de professores vise promover uma cultura escolar de altas expectativas, com eficiência e que foque o trabalho pedagógico para garantir que todos os estudantes aprendam. Sendo assim, somente optar por currículos recheados de cursos não basta. Deve haver um bem elaborado programa de captação, seleção e preparação (envolvendo treinamento e formação continuada) da equipe.

Elementos para um programa de seleção e de contratação de professores

O papel do gestor escolar na contratação de professores
  • Esclarecer o perfil de profissional que a escola busca
  • Publicar a vaga
  • Selecionar os candidatos que preenchem os requisitos para o exercício da função
  • Verificar a documentação comprobatória das certificações
  • Agendar entrevista coletiva (se houver mais de um candidato com o perfil da vaga)
  • Agendar entrevista individual
  • Realizar prova de conhecimentos gerais e específicos com os candidatos finalistas
  • Solicitar que os candidatos redijam uma autobiografia
  • Aplicar análise ou avaliação psicológica nos candidatos finalistas

Condução de entrevistas

Não há uma única forma de realizar entrevistas de seleção. Portanto, cada escola deverá escolher a que considera melhor, levando em conta desde a sua missão até as características detalhadas do cargo a ser ocupado. Tendo claras essas informações, fica mais fácil identificar que questões devem constar na entrevista para a contratação de professores.

"É o momento cara a cara, que pode ser acompanhado por toda equipe gestora. O candidato pode ser indagado, por exemplo, sobre uma situação ou um caso apresentado. Essa é uma ótima oportunidade para saber como ele reage a situações extremas", sugere a mestre em Educação, Maria Inês.

Vale lembrar, no entanto, que nem sempre gestores escolares possuem formação pedagógica. Mas, independentemente disso, sua qualificação profissional deve abranger conhecimentos sobre políticas educacionais e de gestão de sala de aula.

Continue lendo…

Esse post foi extraído do e-book Contratação e capacitação de professores, um guia para contratar, capacitar e reter bons profissionais.

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e trabalha com desenvolvimento de sistemas há mais de 25 anos. Atuou em diversos projetos para empresas nacionais e internacionais, utilizando as mais variadas tecnologias disponíveis.

Marcus Drzewinski,

sócio-fundador do superApp Diário Escola