fbpx
Capacitação de professores

Capacitação de professores

Aplicativo de agenda escolar

Capacitação de professores: as reuniões pedagógicas e seus importantes significados

As reuniões pedagógicas são ocasiões muito ricas para o quadro gestor perceber e entender o que está acontecendo na escola e para pensar na capacitação de professores.

Além do aspecto mais burocrático, que é fundamental, é possível fazer da reunião pedagógica mais um elo na corrente na valorização de cada profissional.

A doutora em Educação Maria Martha Dalpiaz, docente de pós-graduação e especialista em Gestão e Liderança sugere que o condutor da reunião faça uma pergunta muito simples, como:

"O que você fez de diferente esta semana ou mês?"ou"O que você aprendeu este mês?".

“Em uma atividade como essa, cada um pode trazer algo. É um meio de criar uma dinâmica de ensinar, aprender, discutir”, evidencia a especialista, chamando a atenção para um aspecto crucial:

"Ações assim contribuem para a geração de um ambiente de confiança. Senão pode acontecer de as pessoas falarem aquilo que imaginam o outro querer escutar.Em um ambiente de confiança, as coisas boas e também as dificuldades aparecem, de forma igual para todos.É importante que sintam serem uma rede de colaboração dentro da escola, não competidores.As ideias parecem românticas, mas são elas que criam equipes efetivas e de alto rendimento."

Avaliação de professores

Uma etapa já foi cumprida. A seleção aconteceu e os gestores, baseados em detalhados critérios, decidiram quem escolher.

Após um curto período da contratação, o que considerar na avaliação de desempenho dos professores?

Eles estão realmente de acordo com os objetivos da escola? Cada um demonstra realização pessoal em ser professor?

É na experiência diária que se pode comprovar o quanto os educadores recém-chegados colocam em prática o seu conhecimento adquirido a favor do seu profissionalismo.

A opinião de Maria Martha é muito semelhante.

Além de concordar com todos esses pontos, ela acrescenta outros dois: a flexibilidade e a sensibilidade do professor em aprender com a sua prática.

"É preciso sair da perspectiva conteudista para outra em que se atua mais com o que acontece em sala de aula", explica.

Maria Martha acredita que, independentemente de titulação, um profissional de educação deve poder compreender que os acontecimentos em aula também impactam o seu trabalho:

"A atuação do professor precisa ser articulada com a realidade das suas turmas. Para isso são necessárias sensibilidade de percepção: quem são esses alunos, de onde vêm, que informação trazem - e flexibilidade, tanto para saber resolver situações aproveitando as suas experiências quanto para, a partir daí, articular o seu temário com as questões que deseja abordar."

Fazer essa articulação entre a grade curricular e o perfil de uma turma significa ter capacidade de adaptar, de traduzir abordagens para pontos de vivência conhecidos.

Isso certamente requer um pouco mais de dedicação, mas, para a especialista, é assim que se constrói uma educação que faça diferença na vida dos estudantes.

Segundo Maria Martha:

"Essa ideia de que eu sou super eficiente, que eu pego a tal da ementa, a transformo em conteúdo e então transfiro ao aluno não me convence.Se percebo essa postura na conversa com um professor, para mim ele já tem um ponto a menos, mesmo que tenha uma excelente titulação".

Elementos para um mapa de desempenho

  • Comprometimento com a política gestora e pedagógica da escola
  • Qualidade de comunicação com os alunos
  • Capacidade de ensinar, de transmitir bem os conhecimentos
  • Clareza e organização
  • Capacidade de liderança e de resolver conflitos
  • Nível de disponibilidade de interação e colaboração com o restante da equipe
  • Capacidade e disponibilidade de pensar a prática pedagógica
  • Pontualidade
  • Participação ativa na instituição
  • Socialização das dificuldades
  • Aceitação dos aspectos que precisa melhorar e disposição para se dedicar a eles

 

Como promover e incentivar a formação continuada de professores 

Aprender sempre e melhor ensinar e se relacionar.

Ter ainda mais conhecimentos, instrumentos, ferramentas, alternativas, inspirações etc para promover com mais eficiência, criatividade e prazer o processo de ensino-aprendizagem.

Estamos falando de resultados certeiros de formação continuada, que em uma escola não só “alimenta” o quadro docente como o estimula em sua busca própria por aprimoramento através da capacitação de professores.

"Um bom programa de formação continuada possibilita que os professores façam ótimos planos, boas avaliações e aprimorem os seus registros.Deve ter espaço para leituras e discussões sobre educação, infância, adolescência e práticas na educação infantil e no ensino fundamental".

Afirma Maria Inês, ainda ressaltando algo muito importante e que nem sempre acontece nas instituições de ensino:

"Os momentos formativos devem estar incluídos nas jornadas de trabalho com remuneração.Devem ser anuais, com programação e agenda, e garantir os temas de discussão que fazem parte do cotidiano da escola."

Para Maria Martha, a capacitação de professores se inicia no que há de mais básico em uma escola, ou seja, a comunicação.

"A própria forma de relacionamento entre gestores e professores pode ser uma maneira de formação continuada", afirma a mestre em Educação.

Como promover e incentivar a formação continuada de professores

Ela entende que se o quadro gestor observa os professores, dialoga com eles, está atento às dificuldades e aos méritos.

Também estabelece transparência em relação ao que está vendo e compartilha com eles suas percepções, está promovendo formação continuada.

Essa troca e as possibilidades que nascem dela auxiliam no crescimento pessoal e profissional.

"O acompanhamento tem tudo a ver com a formação continuada, que não é só mandar fazer cursos.Nesse dia a dia, o gestor traz sempre informações, avaliações, e os professores têm a chance de fazer as suas revisões, identificar onde querem melhorar etc".

Compara a especialista. Na visão de Maria Martha, é importante o gestor estar constantemente considerando e acompanhando os acontecimentos:

"Assim estará criando planos de formação com muito sentido, muito significado.Poderá construir as condições, e se notar que há dificuldades por parte de alguns professores.Também entender que todo mundo é capaz de aprender qualquer coisa, então irá sugerir, promover, adaptar.Mas, para isso, o gestor precisa estar absolutamente presente."

Continue lendo…

Esse post foi extraído do e-book: Contratação e capacitação de professores, um guia para contratar, capacitar e reter bons profissionais.

Se você deseja fazer download do arquivo completo acesse: http://materiais.diarioescola.com.br//contratarprofessores

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e trabalha com desenvolvimento de sistemas há mais de 25 anos. Atuou em diversos projetos para empresas nacionais e internacionais, utilizando as mais variadas tecnologias disponíveis.

Marcus Drzewinski,

sócio-fundador do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar