Inovar é um barato! Especialmente, se for para inovar em sala de aula.
Novas ideias + velhas ideias +
novos insights = o novo, de novo.
Sem dúvida, redescobrir formas de ensinar e de aprender, emprestar novas cores e formas a velhos métodos e rotinas é, sempre, uma fórmula de sucesso.
Por isso, o super aplicativo de educação Diário Escola traz cinco dicas para inovar em sala de aula.
São sugestões que, com toda a certeza, facilitarão a vida dos educadores na hora de inovar em sala de aula.
Assim, de forma super simples, educadores e educandos podem (re)descobrir o prazer em ensinar e em aprender.
Por certo que inovar em sala de aula não é uma finalidade em si mesma. Contudo, são posturas e atitudes que premiam e satisfazem a todos durante a jornada de ensino-aprendizagem.
Acima de tudo, instigar a curiosidade e estimular a participação dos alunos na hora de inovar em sala de aula é uma das competências necessárias aos bons professores.
Superdica para inovar em sala de aula
Em primeiro lugar e antes das sugestões, o superApp Diário Escola dá uma superdica para inovar em sala de aula: incentivar e inspirar outros educadores e educandos é totalmente desejável.
Em outras palavras, compartilhe métodos, processos e ideias com seus colegas. Afinal, a inspiração é uma via de duas mãos: isto é, inspiração gera inspiração.
Cinco dicas para inovar em sala de aula
Aprender em qualquer lugar.
Extrapole a sala de aula. Inovar em sala de aula pode ser, o pátio do colégio, a biblioteca da escola, a casa dos alunos, um museu ou qualquer outro destino (ruas do bairro, praças, mercados, floriculturas etc.).
Aliás, não esqueça dos ambientes virtuais. Sobretudo, porque crianças e adolescentes demonstram grande e natural interesse para com o mundo digital. Certamente, cenários on-line têm muito potencial para aprendizagens.
A dica é ampliar a visão e olhar para toda e qualquer oportunidade de inovar em sala de aula ou na escola.
Só para ilustrar, o trajeto que a água faz na escola pode ser muito bem aproveitado (desde a entrada no medidor, até as torneiras, passando por bebedouros e banheiros).
De forma transversal e interdisciplinar, muitos ensinamentos e aprendizados podem ser compartilhados por disciplinas como Ciências, Biologia, Matemática, Física, Educação Ambiental e Financeira, por exemplo.
Flexibilizar os processos de ensino-aprendizagem
Sem dúvida, metodologias são fundamentais para ensinar e para aprender. No entanto, isso não significa que não possam ou devam ser ajustadas e flexibilizadas de acordo com a situação. Em outras palavras, não devem ser engessadas, enfadonhas ou rotineiras.
Por isso que estudar e experimentar novas metodologias traz frescor e novidade na hora de inovar em sala de aula. Inegavelmente, estimulam a curiosidade e a atenção dos educandos.
Lembre-se da superdica: compartilhe ideias com os outros professores. Como resultado, a determinação de inovar em sala de aula, em movimento sinérgico, gerará inspiração, cooperação, colaboração, solidariedade e união.
Fale a “língua” dos seus alunos.
Crianças e adolescentes estão cada vez mais falando a língua da conectividade. “Atualize seu idioma” e converse mais diretamente com os crianças e adolescentes.
Busque informação e conhecimento sobre as ferramentas e gadgets (aparelhos) que os estudantes utilizam no dia a dia: computadores, dispositivos móveis, redes sociais, smartphones, jogos virtuais etc.
No momento em que você propuser dinâmicas que envolvam o mundo digital, com toda a certeza, inovar em sala de aula ficará mais fácil. Dessa forma e nesses ambientes (conhecidos e confortáveis para os jovens), ensinar e aprender fica ainda mais divertido.
Sobretudo, use e abuse da tecnologia. Inove com projetos que utilizem a câmera do celular, áudios, aplicativos e leitores de QR Code, por exemplo. Com certeza, despertarão interesse da turma.
Videoaulas podem ser muito criativas e eficientes. Utilizar esse recurso pode dar ótimos resultados. Inclusive, de forma invertida!
Ao invés de apresentar uma videoaula já pronta, proponha realizarem a produção e gravação de uma. Assim, ao estimular e permitir a participação dos alunos de forma colaborativa os resultados serão muito melhores.
Vá adiante: além de propor a produção, deixe que a turma escolha entre três sugestões de temas, por exemplo. Aproveite e estimule o debate sobre qual a melhor opção para inovar em sala de aula.
O bom professor, como mediador desse processo que também é de ensino e de aprendizagem, deve auxiliar a elencar as vantagens dos projetos em relação aos outros, fomentando ainda mais o debate e a reflexão.
Ao final, de forma democrática, deverá restar escolhido um dos projetos sugeridos. Finalmente, todos têm de assumir o compromisso e a responsabilidade de realizá-lo da melhor forma possível com os recursos disponíveis.
Mantenha o foco nos alunos.
Transforme seus alunos em autores e protagonistas. Ou seja, quanto mais engajados e colaborativos forem os alunos, mais e melhores vivências terão na realização dos projetos.
Nesse sentido, de forma direta e proporcional, mais complexos, completos e satisfatórios serão os aprendizados.
O protagonismo leva a um nível de envolvimento ativo, presente, atento e engajado. Certamente, o melhor dos mundos para inovar em sala de aula e atingir excelentes resultados dos processos de ensino-aprendizagem.
Seja criativo e esteja aberto à criatividade.
Provavelmente, nesse caso, a observação será sua maior aliada. Portanto, aproveite-se da relação professor-aluno e esteja atento às informações e insights de cada estudante.
Principalmente, valorize informações relacionadas às expectativas de cada um na busca por conhecimento e autonomia intelectual. Enfim, procure compreender o que os move e motiva.
Com esse propósito, procure saber mais sobre o universo dos alunos. Se acaso você conseguir um bom nível de proximidade e compreensão, sem dúvida, terá excelentes ideias para inovar em sala de aula.