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Inteligência artificial nas escolas: a urgência de regulamentar o inevitável

Inteligência artificial nas escolas

Aqui é a Jamile El Husny, advogada educacional, e hoje vamos falar sobre inteligência artificial nas escolas. Sem dúvida, um tema que deixou de ser tendência para se tornar realidade diária nas instituições de ensino: o uso da inteligência artificial (IA) por alunos e professores nas escolas particulares.

Muitos gestores ainda veem o uso da IA como algo distante, mas a verdade é que ela já faz parte do cotidiano escolar. Desde a criação de trabalhos com auxílio do ChatGPT até o uso de geradores de imagens e corretores automáticos, por exemplo, os estudantes estão aprendendo a explorar essas ferramentas. Muitas vezes, antes mesmo de seus professores ou responsáveis.

E quem ainda duvida da urgência em regulamentar o uso educacional da IA, veja este dado: na China, o governo anunciou que crianças já terão aulas formais sobre o uso de inteligência artificial nas escolas a partir do ensino fundamental. A notícia foi divulgada em 2024 pela rede China Daily e evidenciou que a formação digital deve estar no centro das discussões educacionais desde cedo.

O que a IA tem a ver com a escola brasileira?

Mas o que a IA tem a ver com a escola brasileira?

Tudo! Afinal, as escolas precisam sair da zona de conforto e estabelecer políticas claras para o uso da inteligência artificial.

Com toda a certeza, isso inclui orientar alunos e professores sobre:

  • quando o uso é permitido, principalmente.

  • como citar corretamente o uso da IA em trabalhos escolares.

  • quais ferramentas são recomendadas e, em contrapartida, quais estão proibidas no contexto pedagógico.

  • como lidar com questões de plágio e autoria em produções feitas com suporte de IA, por exemplo.

E a citação? Sim, é prudente ensinar também

E a citação? Sim, é prudente ensinar também

Assim como ensinamos a referenciar um livro ou artigo científico, podemos ensinar a citar o uso da inteligência artificial de maneira ética e conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nesse sentido, recomenda-se que, ao utilizar ferramentas como ChatGPT, Google Gemini, Copilot ou outras, o aluno adicione no final do trabalho, por exemplo:

“Texto produzido com apoio da ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT, da OpenAI, acessada em 18/05/2025. As ideias foram revisadas, adaptadas e contextualizadas pelo autor.”

Se a IA foi usada para sugerir estrutura, corrigir ortografia ou fornecer ideias iniciais, isso também pode ser citado. Sobretudo, o importante é a transparência e a regulamentação dessas exigências por parte da escola. Da mesma forma, como a omissão impacta na avaliação.

A escola deve ensinar desde cedo que ética digital faz parte da formação acadêmica. Então, assim como a gramática ou a matemática, lembrem-se que a educação escolar, conforme preceitua a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, deve estar vinculada ao mundo do trabalho e à prática social!

Inteligência artificial nas escolas

E o papel da escola?

Não se trata de proibir o uso da inteligência artificial. Afinal, isso seria ignorar a realidade e optar por permanecer obsoleto no mercado, em plena era digital. Portanto, espera-se que a escola:

  • tenha um regulamento interno atualizado sobre o uso de tecnologias emergentes.

  • capacite seus professores e funcionários para lidar com ferramentas de IA em sala de aula.

  • estabeleça regras para o uso consciente, produtivo e ético.

  • oriente as famílias sobre os limites do uso de IA em casa.

Certamente, não estamos diante de um cenário hipotético. Estamos falando do presente. Ou seja, a IA não está mais batendo à porta da escola – ela já entrou, e precisamos decidir como conviveremos com ela.

Enfim, a ausência de um protocolo de uso pode gerar conflitos na escola. Tanto com as famílias quanto com acusações de favorecimento entre alunos ou, até mesmo, dificuldades na correção e avaliação justa de trabalhos escolares.

Por isso, fica o alerta: quem não se regulamentar, será regulamentado pela crise.

E o papel da escola?

E se a escola precisa de apoio para construir esse caminho, já sabe onde me encontrar.

Enfim, espero ter contribuído e que tenham gostado do tema: inteligência artificial e a urgência de regulamentar seu uso nas escolas. Aceito feedbacks e sugestões de temas pelo e-mail: jamileelhusny.adv@outlook.com.

Sigam-me no Instagram: @jamilegeohusny

 

Até nosso próximo encontro no blog do Diário Escola!

Jamile El Husny | 17.408/OAB-PA – Advogada Educacional, palestrante em prevenção ao bullying, cyberbullying, automutilação e suicídio entre diversos temas direcionados às instituições de ensino, criadora do curso Advogando para Escolas, sócia do Husny Advogados Associados, Conselheira da Associação Brasileira de Direito Educacional, Presidente da ABRADE-PA, Membro da Comissão OAB Vai à Escola-PA, especializada na advocacia para escolas particulares do Brasil.

E-mail: jamileelhusny.adv@outlook.com

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Advogada especializada em escolas particulares e direito educacional. jamileelhusny.adv@outlook.com

Jamile El Husny,

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