FTD Educação + superApp Diário Escola

A união nada estável entre fake news e inteligências artificiais

Por Dra. Ivanice Teixeira

Já faz algum tempo que estamos num encantamento com as inteligências artificiais. Essa tecnologia “senhora”, nascida na década de 1960 e literalmente desengavetada nos anos 1990, ganhou o coração de vários segmentos nos últimos anos, sempre com promessas de um relacionamento longo e estável.

“Inteligências artificiais não são nem inteligentes e nem artificiais.”

Dr. Miguel Nicolelis

Mas antes de seguirmos, é necessário um esclarecimento nada romântico. Inteligências artificiais não são nem inteligentes nem artificiais. A afirmação é feita pelo Dr. Miguel Nicolelis, professor emérito da Universidade Duke-EUA, médico e um dos cientistas mais relevantes na atualidade e, por isso, merece nossa atenção.

Segundo Nicolelis, o conceito de inteligência preconiza a “interação que emerge de seres vivos e sua interação com o ambiente e outros seres vivos”.

Inteligências artificiais e fake news: uma união nada estável

E não é artificial já que “é criada por seres humanos, a partir de seres humanos”.

Ou seja, essa tecnologia é, na verdade, um algoritmo alimentado por humanos para criar respostas a partir de dados já existentes, num movimento orgânico e estruturado.

Bem, é inegável que as inteligências artificiais são potentes geradoras de novos contextos. Principalmente se associadas a outras tecnologias. Mas será que essa potência pode ser direcionada para causar danos? E a resposta é sim.

As tecnologias geram os resultados para os quais forem direcionadas. Se esperamos algum benefício, elas devem ser orientadas com base na percepção ética e moral de quem as desenvolve e de quem as utiliza. Educação com viés ético!

Um exemplo danoso popularizado são as fake news geradas por inteligências artificiais. Informações ficcionais criadas e disseminadas para causar danos ao processo informativo real e verdadeiro. São geradas a partir de um grande volume de dados que, devidamente estruturados, terão grande semelhança com notícias e informações reais. Ou seja, tudo baseado na organização algorítmica.

Pessoas inseridas em cenários onde nunca estiveram antes, movimentos de rosto e falas, roteiros ou narrativas inteiras, quando baseados em múltiplas situações já ocorridas, certamente, soarão familiares aos ouvidos e olhos menos atentos. Em resumo, uma engenharia de dados que simplesmente torna quase impossível, a olhos nus, diferenciar o que é “fato” do que é “fake”.

Inteligências artificiais e fake news: uma união nada estável

Será que há um caminho para reduzirmos a força do uso pernicioso de tecnologias?

Sim! Endereçarmos as tecnologias para experiências positivas precede a existência da própria tecnologia. Sobretudo, ela depende da construção de uma consciência pautada em elementos éticos, comprometidos “by design” com sustentabilidade, responsabilidade e regulamentações claras que busquem proteger o coletivo.

Assim, mentes que geram ações éticas dependem de inteligência verdadeira, que contempla elementos exclusivamente humanos. Olhando para a verdadeira humanidade encontraremos as melhores respostas.

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

Mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil já experimentam a gestão inteligente e integrada do Diário Escola. Nosso supersistema conecta pessoas, unifica processos e centraliza dados em um só lugar. Assim, simplifica rotinas, impulsiona resultados acadêmicos e financeiros enquanto aproxima escolas e famílias.

Completo, fácil e seguro, o Diário Escola vai muito além de um ERP tradicional: integra finanças, pedagógico, acadêmico, comunicação e segurança com recursos que organizam e agilizam o dia a dia de toda comunidade escolar.

E agora, apresentamos a inovação mais recente: App Cantina Escola. Uma carteira digital integrada ao Diário Escola que torna o lanche mais rápido, prático e seguro para famílias, estudantes e escolas.

Quer ver na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Vem ser Diário Escola e transforme sua instituição em uma superEscola!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Parceiro

Parceiro

Feito com

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar