Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Jogar a favor da Educação👀

Neste momento de férias e recesso escolar, surpreendentemente, o noticiário nacional sobre Educação👀 está bastante interessante. Temos:

• o lançamento de coleções infantis de livros;

• a oferta de milhares de vagas para formação docente;

• pensatas e análises sobre a qualidade da Educação no Brasil;

• avaliação da aprendizagem pós-pandemia;

• a proibição de celulares em sala de aula na Europa;

• o baixo nível de adoção de tecnologia na rede pública de ensino brasileira;

• a participação destacada do Brasil em torneio mundial em robótica; e

• a necessidade de reforçar a educação inclusiva.

Boa leitura!🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras.🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Diário Carioca

Cantor, compositor, músico – escritor. Com uma carreira musical de sucesso nas últimas duas décadas, o artista multifacetado Zeca Baleiro vem se dedicando também à literatura e ao teatro. Além de quatro livros lançados e duas peças teatrais, o cantor traduziu para a FTD Educação os livros da coleção infantil Trompolina e Fubazim, escritos e ilustrados pelo francês Claude Ponti. Baleiro agora lança Casos curiosos de bichos falantes (também pela FTD), um livro infantil indicado para leitores a partir de 8 anos que apresenta sete fábulas cheias de humor e poesia.

Hora Brasil

A carga horária da Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é de 360 horas e o prazo mínimo para finalizar os estudos é de 45 dias. No entanto, o aluno pode fazer o seu próprio cronograma de estudos e tem até 180 dias para finalizar todos os conteúdos e atividades propostas.

Veja

A população brasileira não se conforma em perder a Copa do Mundo de futebol a cada quatro anos, mas não se constrange em ficar todo ano entre os últimos colocados na avaliação dos sistemas educacionais feita pela Unesco. Felizmente, começamos a perceber a falência do nosso projeto escolar e a entender as consequências para o progresso do país e o bem-estar de cada cidadão quando condenamos milhões de pessoas ao “analfabetismo para a contemporaneidade”, desperdiçamos o potencial de cada umas delas para a construção do futuro.

Nova Escola

A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Para possibilitar a comparação com as edições anteriores, de 2019 e 2021, algumas matrizes das avaliações não mudam em 2023. Organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Matemática e Língua Portuguesa são aplicadas para os estudantes de 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e para as 3ªs e 4ª séries (ano extra devido à pandemia da Covid-19) do Ensino Médio.

Revista Educação

Considerada um dos países mais liberais do mundo, a Holanda está prestes a proibir o uso de celulares em escolas de todo o seu território. A medida entra em vigor em 1º de janeiro e vai abranger até o final da etapa equivalente ao ensino fundamental, com exceção em aulas específicas de tecnologia e para assistência a estudantes com deficiências. No momento não estão previstas punições, mas o Ministério da Educação vai avaliar a efetividade depois de seis meses e pode, então, determinar sanções em caso de descumprimento.

Terra

Nos últimos anos, a infraestrutura tecnológica e o acesso a recursos digitais em sala de aula têm se tornado preocupações crescentes. De acordo com o Relatório Guia Edutec, ferramenta on-line que mede o nível de adoção de tecnologia na rede pública de ensino, publicado pelo Centro De Inovação Para a Educação Brasileira (CIEB), grande parte das escolas públicas estão no nível básico nas dimensões de visão, competência e recursos educacionais digitais, e a infraestrutura ainda não superou o nível emergente.

UOL

Alunos brasileiros levaram o ouro e bronze no RoboCup, conhecido como maior torneio de robótica para estudantes do mundo. Um dos desafios era que o robô resgatasse vítimas de diferentes acidentes – naturais ou não. Para isso, os estudantes precisaram planejar estratégias usando técnicas de programação, além de contas matemáticas.

Escola Educação

De acordo com os estudos realizados pelo IBGE, apenas 25% das pessoas com deficiência que iniciam o ciclo de ensino básico conseguem terminá-lo. Essa pesquisa considerou pessoas com 25 anos ou mais e foi realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto. O estudo apontou, ainda, que para pessoas sem deficiência, o índice muda: cerca de 57,3% dos entrevistados concluíram o ensino médio. De acordo com a pesquisadora Luciana Alves dos Santos, essa diferença proporcional é bastante assustadora, uma vez que as pessoas com deficiência (PcDs) não têm o mesmo acesso à educação inclusiva e acessível como as pessoas sem deficiência.

Terra

A primeira surda a fazer aulas em sua antiga escola de dança, a participar do teatro e dos treinos de ginástica artística no colégio em que estuda, a apresentar um TED Talks. Essas são algumas conquistas da estudante Julia Ferreira dos Santos. Com apenas 16 anos, ela já mostra que as palavras “pioneirismo” e “inspiração” fazem parte da sua trajetória. Ela nasceu em Carapicuíba (SP), mas hoje mora em Cotia, cidade que fica a 33 km da capital paulista, com a mãe, o pai e o seu cachorro. Pela manhã, sua rotina de segunda a sexta-feira, é dividida entre os estudos no primeiro ano do Ensino Médio, no período matutino, e as aulas de dança, durante à tarde.