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Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

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Livros didáticos e tecnologia são indissociáveis

O futuro da Educação vai muito além da sala de aula, por isso, livros didáticos e tecnologia são indissociáveis. Embora verdadeira, essa premissa exige a conjugação de mais alguns elementos. Para se tornar minimamente possível e realizável, de fato, não há como oferecer a Educação de qualidade que todos desejam sem inovação e:

  • um ambiente escolar seguro e adequado;

  • a participação da família no desenvolvimento educacional dos filhos;

  • dedicação docente e qualidade pedagógica; e

  • livros e materiais didáticos associados à tecnologia.

Nesse sentido, o noticiário nacional traz reflexões importantes.

Boa leitura! 🥰

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G1

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou que adotaria, a partir do ano letivo de 2024, materiais 100% digitais para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio. O governo paulista, depois, recuou e prometeu oferecer livros em formato digital e em papel. Em entrevista a Natuza Nery, o pesquisador em educação e tecnologia na Universidade de Nova York Fabio Campos argumenta que substituir a experiência de ensino analógica por uma completamente digital “não é o caminho” e defende que as duas ferramentas atuem de maneira complementar.

NSC Total

Quando falamos em educação de crianças e adolescentes, é importante destacar as duas instituições de maior importância nesse processo: família e escola. De forma igualmente significativa, devemos ressaltar a importância da colaboração entre essas instituições. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma, em seu artigo segundo, que “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Esse texto legal comprova o quanto é essencial o trabalho conjunto da escola e da família e, nesse trabalho, o papel de cada uma precisa ficar claro.

Porvir

Priorizar as necessidades dos estudantes é dever de todos os envolvidos na gestão educacional, mas antes de adquirir tecnologia para a escola, é importante considerar outros quatro pontos fundamentais. Veja as orientações do novo relatório da Unesco. Do rádio à Inteligência Artificial generativa, quando e como devemos usar a tecnologia na educação? Quando serve de apoio para o aprendizado e o quanto pode distrair? Precisamos mudar o que (e como) estamos aprendendo com a tecnologia para manter a educação relevante?

G1

Quase 180 mil crianças brasileiras, de quatro e cinco anos, não frequentam a escola porque têm dificuldade de acesso. É em um pequeno comércio, que a Kerllayne, de quatro anos, passa a maior parte do dia. Sem vaga na escola mais próxima de casa, ela acompanha a mãe no trabalho.

Estadão

O Ministério da Educação (MEC) apresentou uma nova proposta para a reforma do ensino médio. O governo federal havia feito uma consulta pública sobre o modelo da etapa após uma série de críticas de entidades, professores e alunos. Entre as principais mudanças, estão o aumento da carga horária básica obrigatória, como adiantou o Estadão, a redução dos eixos de itinerários formativos (carga flexível do currículo) e a decisão de mudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só depois de 2024.

Porvir

Com maior carga horária e novas disciplinas para formação geral básica, o MEC (Ministério da Educação) divulgou o sumário dos resultados da consulta pública sobre o ensino médio e uma proposta de mudanças em relação ao que estabeleceu a Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). O documento faz ressalvas sobre desigualdades educacionais e sobre como atender estudantes em diferentes contextos.

Nova Escola

O apoio pedagógico, comumente chamado de reforço escolar, gera dúvidas para professores que atuam no contraturno com alunos que não alcançaram ainda os níveis de aprendizagem esperados para a etapa que cursam – problema agravado pela pandemia e que exige fortalecer as ações de recomposição de aprendizagens. Para falar mais sobre a importância do apoio pedagógico e possibilidades para a realização de um trabalho efetivo, conversamos com Rosaura Soligo, formadora especialista em coordenação pedagógica, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretora geral da Abaporu Assessoria em Educação, que respondeu a uma pergunta feita por uma professora no canal do Telegram da NOVA ESCOLA.

Revista Educação

As competências socioemocionais são as habilidades ligadas à inteligência emocional e à capacidade de se organizar e lidar com as próprias emoções. O ponto de virada veio com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, quando determinou que todo estudante tem o direito de aprender não só os conteúdos de português e matemática, mas também de desenvolver habilidades, como empatia, resiliência, comunicação, autorregulação, entre outras. Claro que há escolas englobando esse tipo de abordagem bem antes da Base, mas de maneira geral, na educação tradicional, as questões emocionais eram vistas apenas no campo da psicologia e da psiquiatria e não eram trabalhadas na escola e a partir do documento passou-se a pensar as competências na ação pedagógica.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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