Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Tecnologia e aprendizagem andam de mãos dadas no noticiário nacional sobre Educação
Olá, escolas parceiras🌻
Neste notíciasDE 110, o processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola destaca uma tendência positiva na educação brasileira. Notícias que dão conta da recorrente atenção da imprensa nacional a dois temas imbricados: tecnologia e aprendizagem.
👉Diminuição da disparidade de desempenho entre escolas públicas e privadas no Enem. Sem dúvida, um sinal encorajador de progresso na equidade educacional.
👉A adoção de tecnologias reflete a crescente integração da IA na segurança escolar, como o reconhecimento facial em Pradópolis e o cão-robô em Sorocaba, por exemplo. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, pois muitas redes de ensino ainda não oferecem tecnologia e computação em sala de aula.
👉Projetos inovadores, como a criação de casas inteligentes com Micro:bit e a incorporação da capoeira na educação infantil, mostram a diversidade e a criatividade na sala de aula.
👉Finalmente, a ênfase na educação ambiental e a valorização dos conselhos de classe destacam a importância de, ao mesmo tempo, uma abordagem abrangente e personalizada para a Educação.
Em resumo, o cenário educacional brasileiro – ainda bem –, demonstra-se em evolução, com foco na equidade, inovação e personalização.
Boa leitura! 🥰
notíciasDE é uma contribuição do supersistema de educação e gestão superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶
Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br
O Globo
A distância entre o desempenho de escolas públicas e privadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está caindo, aponta um levantamento do SAS Educação, obtido com exclusividade pelo GLOBO. Na Redação, a diferença entre as redes que já foi de 68%, em 2018, despencou para 35%, em 2022, último ano com dados disponíveis.
G1
Escolas municipais de Pradópolis (SP) passarão a adotar um sistema de reconhecimento facial para garantir mais segurança para pais e alunos. A ideia é monitorar os estudantes mais de perto e verificar a frequência deles na escola.
Nova Escola
Uma em cada cinco redes municipais de ensino (21%) ainda não ofertam o ensino de tecnologia e computação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com pesquisa publicada no ano passado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Telefônica Vivo e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Nos Anos Finais, essa taxa cai para 17%; na Educação Infantil, 37% das redes não têm a temática em seus currículos.
Porvir
Tecnologias digitais, quando bem utilizadas, são ferramentas capazes de enriquecer o ensino e a aprendizagem. Com a crescente oferta de ferramentas e plataformas de inteligência artificial, muitos professores têm se interessado em incorporá-las em suas atividades diárias, desde a etapa de planejamento à avaliação das atividades.
G1
Um cão-robô que utiliza Inteligência Artificial (IA) vai participar de testes para auxiliar na segurança em escolas de Sorocaba (SP). A tecnologia, conforme a prefeitura, também será testada como alternativa para realização de varreduras em áreas de risco. O g1 conversou com uma especialista em tecnologia para entender como estes dispositivos podem beneficiar uma cidade e seus moradores.
Porvir
Como bem dizia Paulo Freire (1921-1997), acredito que a educação acontece quando há troca de saberes. E o projeto “Produção de casas inteligentes utilizando materiais recicláveis por meio do Micro:bit”, que realizo na Escola Jaime Gonçalves Bold, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, nasceu justamente de um intercâmbio.
Porvir
De um lado, estudos destacam a capoeira como uma influência importante na formação de valores. Por outro lado, a educação física, enquanto componente curricular da educação infantil, é responsável principalmente por oferecer jogos e brincadeiras no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, algo que está intrinsecamente ligado ao campo de experiência “O eu, o outro e o nós”. O projeto “Capoeira na educação infantil: por uma educação antirracista” une os dois pontos e foi elaborado para proporcionar aos meninos e meninas do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) João e Maria, localizado em Palmas (TO), uma vivência na qual pudessem desenvolver os aspectos motores, cognitivos e sociais, por meio de reflexões sobre temas atuais, como racismo e diversidade cultural.
gov.br
Em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de chamar atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Em 2024, a Política Nacional de Educação Ambiental completa 25 anos. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com os sistemas de ensino, tem empreendido esforços para integrar a educação ambiental de modo permanente e contínuo em todos os níveis e modalidades de ensino.
Portal Conteúdo Aberto
Os conselhos de classe têm uma missão: investigar o que faz cada estudante brilhar e identificar onde dar uma força extra. Imagine uma reunião de super-heróis da educação, unidos para desvendar os mistérios do aprendizado de cada aluno! Um Conselho de Classe é como se fosse o Sherlock Holmes da educação! Investiga o que está bem e onde é necessário melhorar.
📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na palma da mão, em um único superaplicativo!
Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google