
Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Educação hoje: novas rotas e antigos desafios
Olá, escolas parceiras🌻
Educar exige olhar atento e urgente para o humano, o curricular e o digital. Tudo ao mesmo tempo.
Estou aqui para compartilhar com vocês uma análise breve, porém reflexiva, das principais manchetes do noticiário nacional sobre educação publicadas entre 16 e 30 de maio de 2025.
O notíciasDE 133 é o processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola que apresenta a análise das principais manchetes do noticiário nacional sobre educação.
Pontos-chave do notíciasDE 133
✅ ALFABETIZAÇÃO INTEGRAL. Vai além da leitura e escrita, pois envolve competências práticas e cotidianas.
♿ INCLUSÃO MAIÚSCULA. IBGE revela que o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo. Nesse sentido, os glossários educacionais são essenciais para acolher e incluir estudantes com deficiência.
🎓 REFORMAS CURRICULARES E ENEM. O Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio. Além disso, reformas curriculares com itinerários flexíveis e currículo “tridimensional” ganham força ferramentas para mudanças na educação, principalmente no Novo Ensino Médio.
📱 TECNOLOGIA DESAFIADORA. Sem dúvida, o uso ético da IA em sala de aula e a educação midiática alinhada ao comportamento dos jovens são urgentes.
Reflexões do notíciasDE 133
Outro dia, uma criança não soube como sacar R$ 500, porque o caixa só tinha notas de 50 e 20. Em outra situação, uma atendente pediu ajuda para calcular um troco simples. Parece trivial? Pois saiba que isso nos alerta para algo muito maior: é urgente repensar como ensinamos nossas crianças, desde pequenas.
Segundo dados do IBGE, 2,4 milhões de brasileiros com TEA não são apenas um número. Ou seja, representam um lembrete urgente de que inclusão se faz com vocabulário claro, tecnologia assistiva e coração aberto.
Nesse sentido, a sala de aula reflete o mundo. E ele está mais diverso, conectado e ávido por sentido do que nunca. Por isso, convido à reflexão.
✅ Educação Infantil: alfabetização que resolve problemas reais
Como os projetos pedagógicos integram matemática, linguagem não verbal e resolução de problemas do cotidiano, por exemplo? Será que nossos espaços e rotinas incentivam a essa exploração?
♿ Inclusão: glossário importa, mas a ação é mais importante
Nossos professores se sentem seguros e capacitados para acolher TODAS as inteligências e corpos? Como a tecnologia assistiva está sendo incorporada?
🎓 Ensino Médio e além: flexibilidade e reconhecimento
Os itinerários formativos são verdadeiramente atraentes e relevantes para os jovens? Como estamos comunicando as possibilidades, incluindo o Enem certificador, por exemplo, às famílias e aos alunos?
📱 Tecnologia: desafio ético e currículo em transformação
Temos uma política clara de uso de IA por alunos e professores? Como nossas escolas se apropriam das linguagens audiovisuais para ensinar e engajar?
Embora gratificante, as manchetes confirmam: educar é complexo. Seja ao calcular o troco de sorvete, ao acolher neurodiversidades, ao desenhar itinerários ou ao navegar pela ética digital, o principal é sempre o mesmo: criar pontes entre o conhecimento e a vida real.
Espero que esta análise contribua para que você desenvolva e aprimore as práticas em sua instituição. Estamos juntos nesta jornada de transformação da educação!
E você, gestor ou gestora escolar, já percebeu como é fundamental preparar estudantes para enfrentar situações reais e complexas? Afinal, educar de forma integral nunca foi tão essencial.
Boa leitura! 🥰
notíciasDE 133 é uma contribuição do Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia em mais de 1.300 escolas parceiras em todo o Brasil. 🫶
Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 133: marketing@diarioescola.com.br.
É para isso que o notíciasDE 133 existe. Afinal, o Diário Escola, além de organizar e simplificar o dia a dia da gestão escolar, impulsiona o crescimento das instituições de ensino. Quer saber mais sobre o melhor supersistema de gestão escolar do Brasil? Entre em contato conosco!
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Porvir
Certa vez, Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna, foi ao banco. Ao chegar ao local, conta ter encontrado uma menina diante do seguinte dilema: precisava sacar R$ 500, mas não conseguia. O motivo, segundo a garota, era que o caixa só possuía notas de R$ 50 e de R$ 20. Kátia então decidiu ajudá-la com um processo de soma. Em outra ocasião, a diretora do Reúna, que também já atuou como professora de Matemática na rede pública de São Paulo, conta que foi comprar sorvetes e gastou R$ 20, dando à atendente uma nota de R$ 50. Como resposta, recebeu um pedido: “Você me ajuda a calcular o troco? Estou sem calculadora”.
G1
Pessoa com deficiência (PCD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoa não oralizada, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). São diversos os termos usados no dia a dia do ensino de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas. Mas você sabe o que cada um deles significa?
CNN Brasil
De acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 2,4 milhões de brasileiros com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número representa 1,2% da população.
Correio Braziliense
A resolução n° 4 de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministério da Educação, avalia os parâmetros nacionais para a implementação de itinerários formativos nos currículos de escolas de ensino médio. O documento, publicado em 13 de maio, busca garantir o aprofundamento da formação dos estudantes, e propõe valores educacionais, epistemológicos e de diversidade, para a criação de novos cursos de caráter pedagógico. A atualização das ofertas deve seguir as demandas da Política Nacional de Ensino Médio, de 2024, que assegura o direito do estudante de escolher os itinerários de acordo com sua vontade própria e a obrigatoriedade de oferta de duas matérias optativas pela instituição.
G1
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno.
Nexo Jornal
O Censo Escolar 2024, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apresentou resultados importantes da educação básica no Brasil.
Terra
O uso da tecnologia na educação tem seus prós e contras. Entre estas últimas, há uma que é mais ou menos óbvia: o uso atual que se pode fazer da inteligência artificial, evitando o estudo ou o desenvolvimento do próprio trabalho no caminho. Por isso, em certas idades, a regulamentação do uso de celulares em sala de aula também ganha destaque. Não só isso. Diante da avalanche de trabalhos realizados com IA, os professores tentam detectar a armadilha.
Porvir
O Facebook completou 21 anos, mas tem perdido cada vez mais espaço entre os jovens dessa idade. A geração Z – grupo que reúne nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010, tem migrado em massa para redes sociais como TikTok, YouTube e Instagram, que privilegiam conteúdos visuais, dinâmicos e vídeos em formatos curtos.
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