Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
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Foco no ensino: da alfabetização à educação superior
Ensinar a ler e a escrever! Sem dúvida, esse será o foco da educação e do ensino brasileiro durante os próximos anos. Principalmente, na rede pública de ensino que, com toda a certeza, foi muito mais impactada pela covid-19.
A diferença e a distância entre os ensinos público e privado restaram ampliadas após dois anos em pandemia. Além disso, a alfabetização, que costumeiramente ocorria durante o espaço temporal e pedagógico da Educação Infantil, agora, avança sobre o Ensino Fundamental.
Certamente, reverter e recuperar essa trágica herança da pandemia é um processo que pode durar até mais de uma década. Acima de tudo, um período variável e difícil de ser previsto, pois, depende, diretamente, de investimentos e esforços. Em outras palavras, do nível de priorização à educação.
É muito triste existirem crianças e adolescentes sem saber ler nem escrever e, mesmo assim, estarem quase prestes a concluir o Fundamental. Uma realidade flagrante e anterior à pandemia que não tem mais como ser maquiada nem escondida.
De fato, uma vergonha nacional.
Quando a tecnologia pode fazer a diferença
Impossível imaginar a educação durante a pandemia sem a tecnologia. Afinal, foi ela que possibilitou a continuidade da escolarização no Brasil.
Mesmo com algumas falhas e dificuldades iniciais, os problemas e gargalos foram solucionados com muita agilidade e rapidez. De forma muito mais evidente e efetiva na rede privada de ensino.
Sem dúvida, foi a tecnologia que permitiu às escolas particulares continuar e avançar na educação de crianças e adolescentes com qualidade e eficiência. Inegavelmente, as soluções digitais e on-line tornaram os ensinos remoto e híbrido o grande case de sucesso brasileiro.
A pandemia, principalmente durante sua fase mais restritiva, serviu para demonstrar o potencial e o propósito da tecnologia em entregar múltiplas soluções em educação e gestão escolar.
E não foi apenas isso. A tecnologia se provou essencial e entregou mais do que a situação, as escolas e as famílias demandaram. Possibilitar o acesso à educação e à escolarização, com reais vantagens e benefícios, fez toda a diferença para estudantes, famílias e gestão escolar.
Enfim, as múltiplas e inovadoras soluções tecnológicas oferecem vantagens e benefícios imprescindíveis à nova educação e à moderna gestão escolar. De fato, um diferencial estratégico no panorama do mercado de educação básica.
Em contraste, entristece saber o quanto, quando e como a tecnologia é um efetivo diferencial na educação e não conseguir democratizá-la nem ampliar o acesso a ela.
Simples, fácil e barata, é uma ferramenta fundamental para recuperar o tempo perdido e os prejuízos pedagógicos da pandemia para a educação.
Um panorama claro da educação brasileira
Acompanhar, analisar e compartilhar notícias relevantes sobre educação no Brasil com nossas mais de 570 escolas parceiras tem sido um divisor de águas para mim.
Tanto para a compreensão do que falta e do que precisa ser feito, quanto do tanto que já existe e das potencialidades e oportunidades no setor educacional brasileiro.
Da mesma forma, entender que existem realidades distintas e desiguais entre escolas públicas e particulares, causa um misto de decepção e de orgulho.
Embora o descaso e a carência imperem no ensino público, ao contrário, nas instituições de ensino privadas, o esforço e a dedicação são louváveis e dignos de admiração.
Nesse sentido, é muito bom perceber que, de forma integral, nossas escolas parceiras trabalham com notável dedicação para cuidar e educar seus alunos.
Para nós, do superApp de educação e gestão Diário Escola, sem dúvida, é um orgulho saber que temos superescolas como parceiras.
Como resultado, também é uma satisfação ajudar a cuidar das escolas, para que a gestão se dedique ao que, de verdade, importa: cuidar dos seus alunos.
NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas parceiras.
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