Educação pós-pandemia - notíciasDE 58

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Esforços pós-pandemia envolvem alunos, professores, gestores, famílias e tecnologia

A educação pós-covid não será mais a mesma. Recompor e acelerar, sem dúvida, são os verbos da educação pós-pandemia.

Contudo, as estratégias para superar esse desafio não podem deixar de lado a saúde mental dos alunos pós-pandemia.

O ano de pode e deve 2022 ser um divisor de águas entre as formas de ensinar e de aprender. O início da transição para uma nova educação, com abordagem biopsicossocial dos alunos pós-pandemia.

Vale lembrar que mudanças, avanços e evoluções somente são possíveis por meio da gestão escolar moderna e dos profissionais da educação à frente desse processo.

No entanto, também vale ressaltar que este deve ser um esforço de toda a comunidade escolar.

Por isso, dentre as muitas possibilidades, estratégias e planos para minimizar os prejuízos da pandemia na educação, ganha destaque o engajamento dos pais na educação dos filhos.

Outra estratégia que faz todo sentido é aumentar a quantidade de horas dedicadas ao ensino e à aprendizagem. O valor da escola em tempo integral, sem dúvida.

Uma das certezas, é a relevância da tecnologia como ferramenta facilitadora para a adequação e o avanço dos processos de ensino-aprendizagem e da gestão da educação.

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Nova Escola

Trabalho coletivo é essencial para conduzir a recomposição de aprendizagem. Nesta roda de conversa em vídeo, educadores conversam sobre o papel da gestão escolar durante esses esforços pós-pandemia.

G1

Bronildo José Wenzel deixou o sonho temporariamente de lado para focar na educação dos filhos. Sonho de se formar em Agronomia foi realizado no dia 21 de maio de 2022.

Agência Brasil

Diário Oficial da União publica o Decreto 11.079/22, que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.

Rádio Senado

Aprovado projeto de lei (PL 542/2021) que institui no calendário das escolas de educação básica públicas e privadas semana dedicada à saúde mental. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/1996) e prevê palestras, debates e atividades lúdicas entre as ações a serem executadas.

Gov

O uso da tecnologia na recuperação das aprendizagens foi tema debatido no terceiro dia do Fórum Mundial da Educação, que acontece no Reino Unido.

Agência Senado

Melhoria da gestão escolar, ensino em tempo integral e acesso a novas tecnologias e à internet foram defendidos por debatedores e senadores como algumas das estratégias a serem estabelecidas em um plano nacional para reduzir a defasagem no aprendizado e a evasão escolar causadas pela pandemia de covid-19.

Gov

O ministro da Educação, Victor Godoy, participa do Fórum Mundial da Educação, em Londres, no Reino Unido. Acompanhado por uma comitiva de técnicos do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy participa do encontro cujo objetivo é discutir o futuro da educação, especialmente com a utilização da tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Agência Senado

Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) oficializou, sua adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS, sigla em inglês), exame que será aplicado em estudantes do 4º e do 8º ano.