Educação do futuro: alertas, tendências e inovação

Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação do futuro: alertas, tendências e inovação

Uma das contribuições para a educação do futuro é do filósofo austríaco Karl Popper: o paradoxo da tolerância. Nascido em 1902, faleceu em 1994, aos 92 anos. Sua observação do processo civilizatório durante o século XX o fez chegar à conclusão de que a sociedade e as pessoas não podem tolerar a intolerância.

Dentre as muitas aplicações e análises sobre não tolerar o intolerável em diferentes áreas e setores da vida em comum, pode-se abrir discussões e frutíferos diálogos (ou não). Todavia, o debate é, sempre, bem-vindo e com grande potencial de gerar resultados e insights positivos.

Contudo, em uma área da sociedade o paradoxo de Popper é definitivo: na educação. Não há como os indivíduos e a sociedade tolerarem a violência, o ódio, o bullying e a insegurança no ambiente escolar.

Nesse sentido, é imprescindível se informar, compartilhar informações, posicionar-se e agir contra este lamentável estado de coisas. Com toda a certeza, a combinação de circunstâncias deflagradas contra crianças e adolescentes nas escolas não é aceitável e, muito menos, tolerável.

O noticiário nacional sobre educação foi unânime: não é possível tolerar o intolerável contra estudantes e a educação, a escola tem de ser um lugar seguro.

Como resultado, tiveram grande e relevante protagonismo nas últimas semanas as condições conceituais, metodológicas e pedagógicas, a infraestrutura tecnológica e física, as tendências e o pensar sobre a evolução e o  futuro da educação.

Uma boa leitura!

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar o dia a dia da gestão escolar das escolas parceiras.

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Estado de Minas

Um levantamento revela que 73,21% das instituições de ensino privadas no país passaram por algum tipo de episódio de bullying. A pesquisa foi realizada entre 6 de março e 13 de abril, de maneira on-line e presencial, em mais de 1.500 escolas da rede particular no país.

GZH

Desde quando um homem invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças, escolas e entes públicos têm debatido e apresentado iniciativas para reforçar a segurança. Do mesmo modo, ainda no dia do ataque, o Ministério da Justiça anunciou R$ 150 milhões para ampliar a patrulha nas instituições de ensino. Mas nem sempre as soluções mais eficazes são as mais caras. Melhorias nos protocolos e na comunicação com pais e alunos, certamente, são práticas que podem ser implementadas tanto na rede pública quanto na privada.

PorVir

Universalizar a conexão à internet de qualidade nas escolas públicas brasileiras é um objetivo antigo. Atualmente, com recursos liberados por diferentes políticas de telecomunicações e pela mais recente Política Nacional de Educação Conectada, de fato, a expectativa é que esse processo avance.

Conteúdo FTD

A Educação, como força fundamental da construção da sociedade, naturalmente se transforma à medida que o mundo, a tecnologia e as pessoas caminham ao longo do tempo. Assim, estar atento a essas mudanças, com o intuito de evoluir constantemente a forma de aprender e ensinar, é o que motiva a FTD Educação a buscar sempre a inovação. Mas, claro, sem deixar de lado a excelência que nos tornou referência no mercado educacional.

Educacional

A pandemia, sem dúvida, mudou o modo como aprendemos e ensinamos. Da mesma forma, mostrou o quanto a utilização de várias soluções educacionais pode ser positiva. O aluno, agora, precisa se acostumar com o futuro da educação. Que, certamente, usa várias tecnologias e ferramentas digitais para a aprendizagem. Como resultado, essas soluções podem complementar em diferentes disciplinas. Das mais básicas, até aquelas que são a cara dos novos tempos, como Robótica e Programação, por exemplo. Além disso, agregam valor de mercado para a escola e, também, dão um novo ar para o aprendizado.

Direcional Escola

Os sistemas de ensino, sem dúvida, podem ser considerados como uma das ferramentas centrais de uma escola. Nesse sentido, é preciso observar características fundamentais a fim de escolher um sistema de ensino alinhado às demandas atuais. E, também, que se aproxime de forma efetiva da cultura e dos propósitos da instituição.

Brazillian Times

Dedicar um tempo de foco a cada uma das crianças na Educação infantil, sem dúvida, é um processo vital de desenvolvimento do cérebro. A etapa mais acelerada de desenvolvimento do cérebro, de fato, ocorre durante os primeiros cinco anos de vida. Evidências sugerem que as interações entre crianças e educadores, com toda a certeza, desempenham um papel fundamental.

News IFood

Diante das mudanças aceleradas causadas pela inovação tecnológica, certamente, torna-se cada vez mais importante pensar em como será a educação do futuro. Afinal, essa preparação será essencial para que os jovens de hoje se tornem adultos plenamente capazes de viver em um mundo bem diferente. Por isso, o iFood News elaborou um guia. Nele, você vai saber mais sobre a educação do futuro, as tendências, desafios e, também, como as empresas podem se preparar para o ensino do amanhã.

Revista Quero Bolsa

Pegar um filminho em família, certamente, é uma das atividades mais legais, além de muito divertida. Afinal de contas, aquele clima de pipoca, boas risadas e entretenimento é muito saudável. E, sem dúvida, pode se tornar rotina quando bem planejado. Escolha o streaming, prepare a pipoca e confira a nossa lista com os 15 melhores filmes para assistir em família.