Educação e pandemia

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

O dia a dia da escola com mais informação

A clipagemDE é mais uma forma do superApp de educação Diário Escola colaborar com o dia a dia das escolas parceiras. Notícias interessantes e relevantes para as gestoras e os gestores escolares, que sempre buscam mais informações, conhecimentos e aprendizagens.

Os impactos da pandemia na educação foram os temas e assuntos recorrentes e preponderantes nessa semana que passou.

Desde a constatação das perdas educacionais, principalmente na rede pública de ensino, até o surgimento de formas e tentativas de mitigar essa situação, como a criação mais um ano no Ensino Médio.

Nesse sentido, temos matérias sobre a importante contribuição da tecnologia para a educação, especialmente neste contexto gerado pela covid-19.

Por isso, aumentam os conteúdos sobre avaliação da educação, sobre o currículo comum (BNCC) e a preocupação com os objetivos de aprendizagem estabelecidos no Brasil.

Enfim, em primeiro plano, ainda veremos e leremos muito mais sobre a preocupação e a necessidade de atenção à educação, especialmente à efetividade (ou não) dos processos de aprendizagem.

Depois, sobre os processos de ensino. Não por menos importantes, mas porque os processos de ensino foram atualizados, modificados e precisam continuar a evoluir, como forma de dar conta de uma nova realidade há muito prevista, mas que foi antecipada pela pandemia.

Uma ótima semana, com muita saúde e realizações.

Caso você tenha alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar com a clipagemDE, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

CNN Brasil

No dia que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 31 anos, não há muitos motivos para comemorar. Segundo o UNICEF, órgão da ONU responsável por promover os direitos das crianças.

A Gazeta

Governo e municípios realizam diagnósticos que mostram as perdas educacionais da pandemia e já estabelecem estratégias oportunas, como aulas de reforço obrigatórias, para reduzir danos.

CNN Brasil

O Governo Federal lançou o Cronograma Nacional de implementação para o Novo Ensino Médio que foca na escolha de disciplinas pelos jovens e deve começar a ser implementado em 2022.

Jornal do Comércio

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) irá criar um 4º ano opcional para os alunos do 3º ano do ensino médio que não se sentirem preparados para encerrar a trajetória escolar no contexto pandêmico.

Segs

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira, 8 de julho, os resultados da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil”.

Portal de Camaquã

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as Unidades da Federação.

Gazeta do Povo

Dados divulgados pela ManpowerGroup indicam que 65% das atividades profissionais que as pessoas de 18 e 24 anos – a Geração Z – ainda nem existem.

Terra

O Brasil deve avançar para que a principal avaliação dos estudantes esteja alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece os objetivos de aprendizagem em cada etapa de ensino.

Já é notícia

Uma pesquisa recente afirma que o uso de tecnologia na educação melhorou drasticamente o desempenho acadêmico do aluno.

Bonde

Estudar um pouco todos os dias (30 minutos já é suficiente) traz muitos benefícios às crianças, pois além de não perderem o ritmo de estudos, também prepara para um retorno tranquilo para as aulas do próximo ano.