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Raquel Tiburski foto para o site do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

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Tecnologia para personalizar a aprendizagem e evitar a violência digital

O que falta para a tecnologia alavancar a educação no Brasil? Esta questão virou manchete e circulou no noticiário nacional sobre Educação na última quinzena. Da mesma forma, personalizar a aprendizagem e violência digital foram palavras-chave.

Dados e avaliações, segundo informado, indicam que incluir tecnologia, especialmente no Ensino Fundamental, pode fazer toda a diferença para alterar o atual cenário e contribuir para fazer avançar a Educação.

Inovação e inteligência artificial, sobretudo, são meios e ferramentas para personalizar a aprendizagem, valorizar e impulsionar a atividade docente e alinhar estratégias com vistas ao desenvolvimento contínuo de crianças e adolescentes.

Embora o reconhecimento das tecnologias digitais como imprescindíveis à melhoria do ensino e da aprendizagem seja consensual, surge um importante alerta, principalmente, voltado às escolas particulares.

Instituições de ensino da rede privada e famílias precisam prestar atenção ao aumento do cyberbullying. O meio digital e as tecnologias acessíveis aos jovens têm sido desvirtuados com o aumento da violência digital.

Enfim, a tecnologia e suas múltiplas soluções estão aí para organizar, facilitar e agilizar o dia a dia de quem ensina e de quem aprende. Nesse sentido, todos somos corresponsáveis por incentivar o bom uso da tecnologia e impedir que a má utilização dos meios digitais cause danos e transtornos a educandos e educadores.

 

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Boa leitura!

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Anbima

Incentivar a cultura de inovação nas organizações é peça-chave para fazer com que as equipes saiam da zona de conforto e encontrem novos caminhos para os desafios de um mundo em constante mudança. Como quebrar barreiras e envolver toda a empresa nessa jornada? Quais estruturas hierárquicas e métodos de trabalho são mais eficientes? Como dar segurança psicológica para que os colaboradores se sintam agentes de transformação no ambiente corporativo? Essas e outras perguntas estarão em foco no próximo encontro da Jornada de Inovação Aberta, que acontece no dia 14 de junho, às 10h.

GZH

Recém-publicado e ainda não traduzido, um recorte de relatório feito pela Google For Education – braço vinculado à educação da gigante de tecnologia – foi apresentado a autoridades dos setores de educação, política e mercado gaúchos. Elaborado por 94 especialistas de 24 países, o documento traça nove perspectivas sobre qual papel terá a educação para atender às necessidades do futuro. Três dos caminhos foram citados no evento: a personalização do aprendizado, a necessidade de elevação do professor e de reavaliação contínua do progresso dos estudantes.

Estadão

Os dados das avaliações educacionais são bem nítidos: se nos anos iniciais do ensino fundamental boa parte das crianças consegue atingir os índices desejáveis de aprendizado, nos anos finais a equação se inverte, com queda acentuada no cumprimento das metas estipuladas. Esse cenário foi o pano de fundo para o último meetpoint da série “Reconstrução da Educação” – o evento recebeu especialistas para debater a janela de oportunidade aberta pela inovação tecnológica no contexto do ensino fundamental II, que compreende alunos dos 11 aos 15 anos.

UOL

Os dados das avaliações educacionais são bem nítidos: se nos anos iniciais do ensino fundamental grande parte das crianças atinge os índices desejáveis de aprendizado, nos anos finais a equação se inverte, com queda acentuada no cumprimento das metas estipuladas.

Jornal da Unesp

Ofensas, ameaças, humilhações, tentativas de chantagem. Pode parecer estranho empregar palavras tão adultas para descrever áreas mais delicadas do cotidiano das relações que pré-adolescentes e adolescentes travam nos dias de hoje. No entanto, a explosão do uso das tecnologias digitais entre os jovens trouxe a reboque uma intensificação também das agressões e violências que podem ser perpetradas por meios digitais. As chamadas cyberagressões são objeto de um extenso levantamento conduzido por pesquisadores da Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

O Globo

Educação respeitosa é um movimento bastante novo que tem como proposta ensinar e estabelecer limites em crianças de maneira empática e sem utilizar castigos físicos. Apesar de já existir a Lei nº 13.010, conhecida como a Lei do Menino Bernardo que ampara na proteção de crianças e a proibição de palmadas entre outros tipos de violência física e emocional, ainda se tem um índice altíssimo de violência infantil.

Valor

A maioria dos professores acha que a educação financeira deve ser debatida nas escolas (74%) e que é para todos (53%), mas cerca de metade afirma que falta formação específica na área (59%) e que não tem acesso a material didático de qualidade (49%). Os dados são da segunda edição de um estudo do Instituto XP e da Nova Escola, que entrevistou ao redor de 1 mil profissionais de escolas públicas.

Estadão

A suspensão das aulas presenciais nos dois primeiros anos de pandemia afetou especialmente as crianças que tinham 5 anos em 2021. Para esse grupo, hoje com 7 anos, a covid-19 atrapalhou a fase da pré-escola, importante momento para o aprendizado cognitivo, incluindo a iniciação ao letramento, mas também para a introdução ao convívio social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, comunicação e empatia.

Nova Escola

Queridas professoras e professores! Ainda que nossa etapa de atuação seja a Educação Infantil, em que os protagonistas estão estabelecendo as primeiras relações, os conflitos já emergem ali. Desde muito pequenos, os bebês já reconhecem afinidades, formas de ser e comportamentos que lhes agradam ou não, enquanto vão construindo sua personalidade e seu jeito próprio de ser e estar no mundo.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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