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Devemos nos “pré-ocupar” com a Inteligência Artificial?

inteligência artificial

A capacidade de noticiar a crescente curva de aprendizagem da máquina, sem dúvida, é proporcional em admiração, assombro e incerteza. Algumas questões merecem o refinamento de expertise do educador e gestor educacional. Como, por exemplo, a inteligência artificial.

Em meio a uma avalanche de informações e documentos, costumo deixar correr um tanto de água e colocar algumas varas para pescar peixes mais graúdos sobre o assunto. Afinal, são muitos os temas que a educação precisa se ocupar com amplo foco para conseguir ser relevante na contribuição à formação humana.

Mudar a sua atenção a cada nova tendência, no entanto, dificulta os trabalhos de maturação e o médio prazo costuma não acontecer bem.

Com a inteligência artificial, certamente, não será diferente. A capacidade de noticiar a crescente curva de aprendizagem da máquina é proporcional em admiração, assombro e incerteza. Então, gostaria de destacar 3 questões que merecem o refinamento de expertise do educador e gestor educacional.

 

Produção de conteúdos com inteligência artificial

Com a leitura e produção de conteúdo por parte da máquina, a Inteligência Artificial generativa compila uma base astronômica de dados e produz textos, imagens e linhas de programação em combinação e síntese de informações, em boa estrutura linguística.

O bom disso é ter uma análise sistêmica do “todo”, ao menos até que esse montante venha com novos conteúdos produzidos intencionalmente, quer por máquina ou por humanos – para mover a opinião pública, pensamentos, economia e até o estilo de vida. Nisso, certamente, há divergências sobre a existência de “criação” efetiva. Contudo, ainda estamos com uma pilha de peças coloridas encaixáveis produzindo formas novas em estatísticas multivariadas, ao que nomeamos inovação.

 

Pesquisa com ajuda de inteligência artificial

Se acaso a universidade nos ensina a importância do reconhecimento da origem dos conhecimentos, ou quem diz o que acerca de uma linha de pesquisa, com seus rigores de se fazer ciência, de repente citar a Inteligência Artificial pode virar uma panela de muitos alimentos misturados, nem sempre em boa combinação.

Um conhecimento, portanto, é uma construção social, influenciada por seu tempo, cultura, raízes, políticas, guerras. Nem tudo o que se produz num contexto pode ser aglutinado em outro. E quem disse que fazer ciência encontra consenso de maneira tão fácil? Bem, como conteúdo gerado pela inteligência de máquina, você não terá mais essa rastreabilidade da fonte, se é de bom crédito ou validade, e em que sentido se aplicou.

 

Sentimentos e emoções a partir da inteligência artificial

Perguntei ao ChatGPT o que a Inteligência Artificial não consegue fazer acerca da formação humana e a resposta (se vocês confiarem na fonte) foi a dificuldade com tudo que se relaciona à emoção: empatia e intuição humana; julgamento ético e moral; relacionamentos interpessoais significativos; experiências sensoriais humanas; desenvolvimento moral e personalidade. Também afirmou dificuldades com a linguagem (parece incoerente!) acerca de contexto cultural e social complexo; criatividade original; compreensão contextual e sutilezas linguísticas, além da resolução criativa de problemas complexos.

 

O papel insubstituível da educação

Bem, só aqui já reside uma lista de coisas que a educação terá seu papel insubstituível.

Sobre ajudar as pessoas a serem cada vez mais humanas, amáveis e reflexivas, a metodologia educacional precisa acreditar nisso, tornando o ambiente mais sociointerativo, operando valores como direito à escuta, tempo para o desenvolvimento, experiências mais significativas ao invés de conteúdos e provas para se verificar conteúdo.

Sobre o trabalho com a ética, temos que reconhecer que ela é o caminho para o bem comum, ou seja, para que todos sejam considerados nos processos de escolha e de ação moral. Para isso, reconhecemos o grupo de virtudes morais, ou aquelas que constituem bons hábitos que refletem condições de respeito, generosidade, honestidade, coragem, justiça, por exemplo.

Já a emoção, essa considerada no aspecto do desenvolvimento da personalidade humana, seria reconhecer aspectos favoráveis à capacidade de comunicar o que sente e pensa; abrir-se a novas experiências ao invés de sempre repetir o mesmo jeito de fazer as coisas; pensar antes de agir, ponderando com consciência nas ações; buscar estabilidade emocional e criando resiliência aos estados de profunda tristeza ou passividade; e, por fim, ser sociável, com amabilidade. Esses aspectos da personalidade serão estruturantes para as conhecidas competências socioemocionais.

Quanto à tecnologia (Inteligência Artificial) e ao futuro, é reconhecer os dias de forma local e global, identificar as causas, as implicações e decorrências de uma escolha ou tendência, alcançando análise de contexto e pensamento crítico. Tudo isso com muita criatividade humana e saltos de vida que tanto as grandes personalidades quanto as pequenas crianças conseguem fazer. É disso que deve se “pré-ocupar” a educação.

Fonte: Programa BENE

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