fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Como controlar turmas agitadas

Como controlar turmas agitadas

No dia a dia da sala de aula, os educadores enfrentam uma diversidade de desafios. Entre eles, um bem comum e bastante frustrante é controlar turmas agitadas. Alunos cheios de energia podem ser verdadeiros furacões, mas com as estratégias certas, é possível transformar o caos em aprendizado produtivo.

Por isso, compartilho algumas superdicas neste guia prático para ajudar professoras e coordenadoras pedagógicas a lidar até mesmo com alunos mais inquietos. Afinal, no contexto educacional, a indisciplina e a falta de foco impactam diretamente na qualidade da Educação que sua escola oferece.

Superar o desafio de controlar turmas agitadas, portanto, é essencial para garantir um ambiente escolar propício ao ensino e à aprendizagem.

 

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

A qualidade do ensino e da aprendizagem está diretamente ligada à capacidade de controlar turmas agitadas. Nesse sentido, os processos de ensino-aprendizagem se tornam mais difíceis e menos eficientes quando os alunos estão dispersos, não existe concentração e o tempo de instrução é desperdiçado. Como resultado, o ambiente de aprendizado fica comprometido.

É essencial, portanto, desenvolver estratégias eficazes para lidar com essa realidade. Sobretudo, controlar turmas agitadas contribui para criar um ambiente favorável ao aprendizado, pois os alunos se sentem mais seguros, engajados e capazes de absorver o conteúdo de forma eficaz.

 

Este guia prático oferece um ponto de partida para educadores que lidam com turmas agitadas. Afinal, através da sugestão de estratégias eficazes e da colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional, sem dúvida, é possível criar um ambiente de aprendizado positivo e produtivo.

O que são turmas agitadas?

O que são turmas agitadas?

Antes de mergulharmos nas soluções, vamos entender o conceito.

Turmas agitadas são grupos de estudantes que apresentam comportamentos inquietos, dificuldade em se concentrar e uma energia inesgotável. A característica principal delas são os comportamentos excessivos, os alunos desatentos e a dificuldade em seguir regras e instruções.

A agitação desses jovens se manisfesta de diversas formas e em todos os níveis da Educação Básica (ensinos Infantil, Fundamental e Médio). Por exemplo:

  • conversas paralelas,
  • barulhos,
  • inquietação excessiva,
  • movimentação constante,
  • comportamentos que demonstram falta de interesse
  • interrupções do bom andamento da aula.
 
Com toda a certeza, reconhecer esses sinais é o primeiro passo para conseguir lidar de forma eficaz com turmas agitadas.
Diferenças por faixa etária

Diferenças por faixa etária em turmas agitadas

As diferenças entre turmas agitadas na Educação Básica, de fato, são perceptíveis de acordo com o nível de ensino.

 

Educação Infantil

A agitação é comum, especialmente nos primeiros anos. De fato, ela está relacionada à energia natural das crianças em desenvolvimento. Assim, é importante criar uma rotina estruturada, atividades lúdicas e promover a interação social.

 

Ensino Fundamental

A indisciplina é mais frequente devido à fase de desenvolvimento e à busca por autonomia. Assim, é necessário estabelecer regras claras, utilizar estratégias de gamificação e incentivar a participação dos alunos.

 

Ensino Médio

Já no Ensino Médio, a falta de foco pode estar relacionada à desmotivação ou problemas familiares. Além disso, outros fatores como pressão social e hormônios em ebulição podem contribuir para a agitação dos alunos. Por isso, é fundamental promover o diálogo, oferecer atividades desafiadoras e orientá-los sobre seus objetivos.

Motivos que levam ao surgimento de agitação em sala de aula

Motivos que levam à turmas agitadas

Lembre-se de que o comportamento de turmas agitadas pode ser reflexo de diversos fatores (problemas familiares, dificuldades de aprendizagem e até mesmo questões de saúde mental, por exemplo).

Por isso, é aconselhável estabelecer uma comunicação aberta e empática com os estudantes e suas famílias. Nesse sentido, é recomendável buscar compreender e resolver as causas da agitação:

 

👉Falta de estímulo e interesse nas aulas

É fundamental que as aulas sejam dinâmicas e relevantes para os alunos.

 

👉Problemas de comportamento individual

Alguns alunos podem apresentar problemas de comportamento que impactam toda a turma.

 

👉Dificuldades de aprendizagem em turmas agitadas

Alunos com dificuldades de aprendizagem podem se frustrar e apresentar comportamentos que interrompem as aulas. Por isso, eles precisam ser identificados para que o ensino possa ser personalizado. Afinal, apresentar dificuldade na aprendizagem não impede que crianças e adolescentes adquiram novos conhecimentos, nem significa que não sejam capazes. Apenas, demandam uma atenção especial da equipe escolar.

 

👉Falta de estrutura na escola

A falta de recursos materiais, espaço físico inadequado e problemas de infraestrutura escolar podem contribuir para a agitação das turmas.

Estratégias para lidar com turmas agitadas

Como lidar com turmas agitadas

Quando as turmas são muito agitadas, é importante adotar estratégias que promovam a calma e o engajamento dos alunos.

Nesse sentido, dinâmicas para acalmar turmas agitadas, como momentos de meditação, exercícios de respiração, músicas calmas e atividades lúdicas podem ser muito eficazes. Essas práticas, aliadas ao estabelecimento de rotinas claras, de fato, ajudam os alunos a se conectarem consigo mesmos e a encontrarem equilíbrio emocional.

Veja 12 superdicas práticas para ajudar professores e coordenadoras pedagógicas a enfrentar o desafio de controlar turmas agitadas:

 

Conheça seus alunos

Cada turma é única. Conheça os interesses, personalidades e necessidades individuais dos estudantes. Isso, sem dúvida, ajuda a flexibilizar a abordagem.

 

Ambiente calmo e organizado

Um espaço físico bem-organizado contribui para a tranquilidade da turma.

 

Regras claras e consistentes

Defina regras e expectativas, de forma clara e transparente, desde o início. Os alunos precisam saber o que é esperado deles em termos de comportamento. Estabeleça regras e informe as consequências para o descumprimento delas. Acima de tudo, aplique o estabelecido e combinado de forma justa e coerente.

 

Planeje aulas dinâmicas e atividades engajadoras

Planeje aulas interativas e envolventes. Use recursos audiovisuais, debates e projetos para manter os alunos focados. Sem dúvida, são recursos muito eficientes para manter o interesse e a atenção dos alunos.

 

Comunicação eficaz para evitar turmas agitadas

Estabeleça um diálogo aberto e positivo com os alunos. Demonstrar interesse em suas necessidades e buscar soluções conjuntas é meio caminho andado em direção ao controle de turmas agitadas. Ao mesmo tempo, a colaboração entre professores e gestores é essencial. Por isso, compartilhe informações e desafios para buscar soluções em conjunto.

 

Use a tecnologia a seu favor

Explore ferramentas digitais. Afinal, elas são aliadas poderosas: jogos educativos e plataformas on-line, por exemplo. Utilize recursos multimídia, atividades interativas e jogos educativos.

 

Varie as atividades

Mudar o ritmo ajuda a evitar o tédio. Integre atividades individuais, em grupo e práticas.

 

Gerencie o tempo

Estruture a aula com atividades curtas e variadas. Ao intercalar momentos de trabalho individual e em grupo, certamente, fica mais fácil manter turmas agitadas sob controle.

 

Promova a autorregulação

Ensine habilidades de autorregulação aos alunos. Eles podem aprender a gerenciar sua energia e foco.

 

Dinâmicas de relaxamento para turmas agitadas

Integre momentos de relaxamento, como exercícios de respiração ou meditação, para acalmar a turma.

 

Incentive o comportamento positivo

Reconheça e recompense os alunos que demonstram bom comportamento. “A palavra convence, o exemplo arrasta.” Com toda a certeza, essa frase atribuída a Confúcio (pensador e filósofo chinês), exemplifica muito bem o resultado de incentivar um ambiente positivo em sala de aula.

 

Envolva as famílias

Comunique-se com os pais. Conecte e aproxime as famílias, elas podem oferecer insights valiosos sobre o comportamento dos alunos fora da escola.

O papel da escola, dos estudantes e das famílias para controlar turmas agitadas

Papel da escola, estudantes e famílias

As instituições de ensino devem oferecer suporte ao corpo docente. Desde formação continuada, recursos materiais e tecnológicos, até uma infraestrutura adequada para o manejo de turmas agitadas. A participação efetiva da gestão escolar, sem dúvida, é essencial no processo de buscar soluções em conjunto com estudantes e famílias.

Então, cabe aos estudantes assumir a responsabilidade pelo seu aprendizado. Isto é, seguir as regras e se esforçar para manter o foco em sala de aula. Afinal de contas, a agitação constante, de fato, interfere no desenvolvimento socioemocional e impacta negativamente a autoestima, as habilidades de relacionamento e o desempenho acadêmico.

Ao mesmo tempo, pais e responsáveis precisam dialogar com os jovens sobre a necessidade da disciplina e do bom comportamento.

Tecnologia e inovação como aliadas contra turmas agitadas

Tecnologia e inovação como aliadas

Com toda a certeza, tecnologia e inovação podem ser aliadas poderosas no controle de turmas agitadas. Recursos como superaplicativos educacionais interativos, jogos pedagógicos e plataformas de aprendizagem on-line, por exemplo, têm potencial para tornar as aulas mais atrativas e envolventes.

 

👉Plataformas educacionais auxiliam a controlar turmas agitadas

Permitem a personalização do aprendizado, com atividades interativas e gamificadas. Google Classroom, Khan Academy e Lumosity, por exemplo.

 

👉Aplicativos e superaplicativos de gestão de sala de aula

Auxiliam no controle da disciplina e na comunicação com os alunos. Classcraft, GoGuardian e superApp Diário Escola, por exemplo.

 

👉Recursos interativos ajudam a controlar turmas agitadas

Vídeos educativos, jogos educativos on-line e apresentações interativas, por exemplo, tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes e mantêm os alunos engajados e focados.

 

Em resumo, a responsabilidade de controlar turmas agitadas é um desafio constante para educadores. Mas com paciência, planejamento, estratégias adequadas, colaboração e apoio de escolas, famílias e estudantes, é possível criar um ambiente de aprendizado eficaz e transformar turmas muito agitadas em aprendizes entusiasmados.

Ambientes de aprendizados produtivos surgem quando existe o controle de turmas agitadas

Juntas, podemos transformar essa missão em sucesso! Vamos construir ambientes de aprendizado positivos e produtivos, por meio do uso inteligente da tecnologia e da implementação de estratégias inteligentes e eficazes.

Espero que este guia prático seja útil para educadores que lidam com turmas agitadas. Compartilhe este guia com as professoras de sua escola.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar