O que os alunos esperam da escola

A Educação no século 21 está em constante transformação. Um dos motivos é porque os jovens de hoje são nativos digitais e, por isso, esperam e anseiam aprender de forma colaborativa e interativa. Como resultado, eles estão cada vez mais exigentes e buscam uma experiência escolar que seja significativa e relevante para suas vidas. Continue a ler e descubra algumas estratégias para conhecer e entender as expectativas dos alunos.

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

Nesse contexto, é fundamental que as instituições de ensino e a gestão escolar entendam o que os alunos esperam da escola. Sobretudo, que atender aos seus anseios é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento das escolas.

O que os alunos esperam da escola?

Embora as expectativas dos alunos possam ser as mais variadas, elas podem ser resumidas em alguns pontos principais.

👉Aprendizado significativo

Os estudantes querem aprender coisas que sejam relevantes para suas vidas. Por isso, esperam que a escola e os mestres os ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para o futuro.

👉Relações positivas

Crianças e adolescentes querem se sentir valorizados e respeitados por professores e colegas. Eles, sem dúvida, esperam ter a oportunidade de construir relacionamentos positivos e aprender uns com os outros.

👉Ambiente de aprendizagem estimulante

Dentre as expectativas dos alunos, de fato, está um ambiente escolar estimulante e criativo, onde possam explorar seus interesses e habilidades.

Escuta ativa e pesquisa de satisfação escolar

👂Escutar as expectativas dos alunos

Então, existem diversas maneiras de conhecer as expectativas dos alunos. Uma das mais eficazes é realizar pesquisas e consultas por meio de questionários, entrevistas ou grupos focais.

Outra maneira de escutar os alunos é criar espaços de diálogo e participação. As escolas podem promover atividades como, por exemplo: assembleias estudantis, conselhos escolares ou projetos de cocriação, entre outras iniciativas.

Ao escutar e compreender as expectativas dos alunos, a gestão escolar pode tomar decisões mais acertadas, como por exemplo, sobre o currículo, as metodologias de ensino e a infraestrutura da escola.

Exemplos de expectativas dos alunos👀

Dentre as expectativas dos alunos que foram descobertas em pesquisas, alguns exemplos aparecem de forma recorrente. Os estudantes, claramente, dizem

“QUERO”

🎯aprender coisas que me ajudem a resolver problemas do mundo real.
 🎯ter professores que me motivem e ajudem a desenvolver meu potencial.
 🎯estudar em uma escola segura e inclusiva, onde eu possa ser eu mesmo.
Exemplos de expectativas

Insights e impactos de entender as expectativas dos alunos

Quando as instituições de ensino passam a conhecer as expectativas dos alunos, com toda a certeza, chegam a insights com potencial de gerar impactos positivos.

Conheça os três principais resultados de uma escuta ativa. Certamente, são os mais óbvios, mas nem por isso, menos relevantes.

Melhorar a qualidade do ensino

Ao escutar e compreender as expectativas dos alunos e suas necessidades, de fato, as escolas têm melhores condições de desenvolver currículos e metodologias de ensino mais relevantes e eficazes.

Aumentar a motivação e o engajamento dos alunos

Quando os alunos se sentem valorizados e respeitados, com toda a certeza, a escola fez seu dever de casa. Afinal de contas, são fortes incentivos que fazem toda a diferença para que eles se tornem mais participativos. E, como resultado, mais engajados e atentos à sua aprendizagem.

Melhorar o clima escolar

Quando a escola é um ambiente estimulante e inclusivo, sem dúvida, os alunos se sentem mais seguros e felizes. O que, certamente, contribui para um clima escolar mais positivo e acolhedor.

Sugestões práticas

Sugestões práticas para atender às expectativas dos alunos

👍Realize pesquisas e consultas regulares para saber o que os alunos esperam da escola.

Isso ajudará a identificar expectativas futuras e necessidades atuais.

👍Crie espaços de diálogo e participação.

Crie oportunidades para que eles expressem suas opiniões e, na medida do possível, para que participem da tomada de decisões escolares.

👍Adapte o currículo e as metodologias de ensino às expectativas dos alunos.

Faça com que o conteúdo e as estratégias de ensino sejam relevantes para as experiências e os interesses dos estudantes.

👍Promova um ambiente de aprendizagem estimulante.

Promova um ambiente escolar seguro, inclusivo e acolhedor que, de fato, incentive a criatividade e a colaboração.

Ambiente escolar acolhedor e inclusivo favorece a aprendizagem

Conhecer as expectativas e entender o que os alunos esperam da escola, sem dúvida, é uma necessidade da gestão escolar para garantir a sustentabilidade e o crescimento das instituições de ensino.

Atender às expectativas dos alunos, certamente, é um desafio que vale a pena. Pois, ao escutá-los a gestão escolar consegue um nível maior de assertividade para tornar melhor a escola, garantir a qualidade da educação e preparar os jovens para o futuro.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google