Qual o diferencial de escolas que ensinam sobre educação financeira?

Muitas famílias se preocupam com o futuro de seus filhos. Especialmente, se irão conseguir administrar sua renda e realizar um bom planejamento financeiro para terem qualidade de vida. Por isso, entendem a educação financeira em escolas como um diferencial desejável. Pois, querem que os jovens tenham conhecimentos para lidar com o dinheiro na fase adulta.

Oferecer educação financeira em escolas demonstra uma preocupação para além da formação acadêmica. Significa atenção e cuidado para que os alunos se tornem adultos bem-sucedidos. Afinal, crianças que aprendem sobre a valorização e gestão de dinheiro enquanto novas, são mais propensas a realizarem seus sonhos de infância.

Neste artigo iremos explicar a importância da educação financeira em escolas e como proporcionar esse ensino demonstra o diferencial de sua instituição na sua região. Confira:

Educação financeira em escolas

É extremamente relevante ensinar sobre educação financeira em escolas. Assim, os alunos irão aprender a lidar com o dinheiro desde a infância. Aprenderão a realizar uma gestão correta sobre contas, poupanças e até investimentos. Ou seja, compreenderão como é importante tomar decisões inteligentes e racionais.

O conhecimento adquirido por este educando, de fato, o ajuda a entender sobre situações do dia a dia. Planejamentos financeiros relacionados a vida familiar, por exemplo, e sobre as escolhas que devem ser tomadas. A criança, portanto, aprenderá a lidar com seu dinheiro durante a infância e, principalmente, em seu futuro.

Nesse sentido, é fácil ver o quanto é importante que aprendam, desde novos, sobre como o dinheiro deve ser usado. Entender e perceber isso as ajuda a evitar problemas financeiros e, também, a ter uma melhor compreensão quando não se pode ter tudo.

Educação financeira nas escolas

Entenda o diferencial

Muitas escolas ainda não se atentaram ao destaque e prestígio que essa matéria pode proporcionar para sua instituição. Mas, existe uma pesquisa realizada pela ABEFIN – Associação Brasileira de Educação Financeira junto ao Instituto Axxus e Unicamp, que revela o grande valor que os pais dão a instituições que ensinam educação financeira.

Não podemos deixar passar o fato de que vivemos em uma sociedade onde as relações com o dinheiro se iniciam muito cedo. Da mesma forma, muitos pais não terem tido acesso à educação financeira acarreta um despreparo que reflete em índices alarmantes de famílias endividadas. O que ocasiona um consumismo exacerbado pela parte das crianças.

Assim, a educação financeira em escolas, quando integrada na grade curricular como conteúdo obrigatório, mostra diferencial de sua instituição de ensino diante de outras que ainda não a possuem. Afinal, além de formar seus alunos academicamente, sua escola está preparando adultos responsáveis, com melhores condições de ter qualidade de vida dentro da sociedade.

A educação financeira em escolas é um conteúdo obrigatório nas salas de aulas desde o período de pandemia. Pois, foi nesta fase que o País se alarmou sobre a quantidade de famílias que passaram por complicações financeiras, bem como sobre o maior índice de divórcios em anos.

Contudo, podemos ver que, além dessa obrigatoriedade, a educação financeira passa a ser cada vez mais necessária. Entenda mais sobre a educação financeira em escolas clicando aqui!

Torne sua escola um diferencial na sua região, entre já em contato com a FORME e faça uma revolução na sua instituição e na vida de seus alunos. Acompanhe mais informações e tendências relacionadas à educação financeira em escolas no nosso blog.

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou desse blog post? Agora que você já sabe como a Educação Financeira em escolas é um diferencial relevante para sua instituição, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br